15 Filmes Sobre a Alegoria da Caverna de Platão

Alegoria da caverna
O mito da caverna, ou alegoria da caverna, é um dos textos mais debatidos e conhecidos atualmente. Presente no livro A República de Platão, essa metáfora possui a tentativa de explicação da condição de ignorância em que vive a humanidade e da captação do mundo sensível e do mundo inteligível.

O mundo sensível é o conhecido através dos sentidos, aprisionados do mundo iluminado, acreditando apenas no que veem. O mundo inteligível, por sua vez, é conhecido através da razão, em que se liberta da escuridão e vê o mundo com os próprios olhos.

Essa Alegoria trata de prisioneiros acorrentados em uma caverna que só podem olhar para a parede à sua frente. Eles só conseguem enxergar sombras de seres formadas pela fogueira atrás deles, analisando as imagens e transformando aquilo no seu real. Certo dia, um prisioneiro consegue fugir e, relutante para sair da caverna, descobre o novo, a realidade. Ele volta à caverna e conta para os ainda acorrentados suas descobertas e conhecimentos adquiridos. No entanto, é ridicularizado pelos prisioneiros ainda acorrentados, por acreditarem apenas nas suas realidades, o que enxergam projetado na caverna.

1) O Quarto de Jack (2016)Direção:Lenny Abrahamson

Joy (Brie Larson) e seu filho Jack (Jacob Tremblay) vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick (Sean Bridgers), que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas não vê a hora de deixá-lo. Para tanto, elabora um plano em que, com a ajuda do filho, poderá enganar Nick e retornar à realidade.

2) A Ilha (2005)Direção: Michael Bay

No futuro existe uma entidade utópica baseada na vida do século XX!, que procura recriá-la nos mínimos detalhes. Lincoln Six Echo (Ewan McGregor) vive nesta realidade e, como todos seus residentes, sonha em chegar em um local chamado “a ilha”, o único ponto não contaminado do planeta. Após descobrir que todos os habitantes são clones, que possuem a única finalidade de fornecer partes de seu corpo para seres humanos reais, Lincoln decide escapar juntamente com Jordan Two Delta (Scarlett Johansson).

3) O Enigma de Kaspar Hauser (1974)Direção: Werner Herzog

Um homem jovem chamado Kaspar Hauser (Bruno S.) aparece de repente na cidade de Nuremberg em 1828, e mal consegue falar ou andar, além de portar um estranho bilhete. Logo é descoberto que sua aparição misteriosa se deve ao fato de que ele ficou trancado toda sua vida em um cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Quando ele é solto nas ruas sem motivo, muitas pessoas decidem ajudá-lo a se integrar na sociedade, mas rapidamente Kaspar se transforma em uma atração popular.

4) A Vila (2004)Direção: M. Night Shyamalan

Em 1897 uma vila parece ser o local ideal para viver: tranquila, isolada e com os moradores vivendo em harmonia. Porém, este local perfeito passa por mudanças quando os habitantes descobrem que o bosque que o cerca esconde uma raça de misteriosas e perigosas criaturas, por eles chamados de “Aquelas de Quem Não Falamos”. O medo de ser a próxima vítima destas criaturas faz com que nenhum habitante da vila se arrisque a entrar no bosque. Apesar dos constantes avisos de Edward Walker (William Hurt), o líder local, e de sua mãe (Sigourney Weaver), o jovem Lucius Hunt (Joaquin Phoenix) tem um grande desejo de ultrapassar os limites da vida rumo ao desconhecido. Lucius é apaixonado por Ivy Walker (Bryce Dallas Howard), uma jovem cega que também atrai a atenção do desequilibrado Noah Percy (Adrien Brody). O amor de Noah termina por colocar a vida de Ivy em perigo, fazendo com que verdades sejam reveladas e o caos tome conta da vila.

5) Bad Boy Bubby (1993)Direção: Rolf de Heer

Aos 38 anos e completamente isolado do mundo exterior, Bubby vive com a mãe no apartamento sem janelas onde nasceu. O pai, um padre bêbado, os abandonou e ele vive um relacionamento incestuoso com a mãe. Essa existência incomum acaba quando o pai reaparece e toma o seu lugar na cama da mãe. Frustrado e enciumado, Bubby sai para explorar o mundo pela primeira vez.

6) Muito Além do Jardim (1979)Direção: Hal Ashby

Chance (Peter Sellers), um homem ingênuo, passa toda a sua vida cuidando de um jardim e vendo televisão, seu único contato com o mundo. Ele nunca entrou em um carro, não sabe ler ou escrever, não tem carteira de identidade, resumindo: não existe oficialmente. Quando seu patrão morre, é obrigado a deixar a casa em que sempre viveu e, acidentalmente, é atropelado pelo automóvel de Benjamin Rand (Melvyn Douglas), um grande magnata que se torna seu amigo e chega a apresentá-lo ao Presidente (Jack Warden). Curiosamente, tudo dito por Chance ou até mesmo o seu silêncio é considerado genial.

7) Ex-Machina (2015)Direção: Alex Garland

Caleb (Domhnall Gleeson), um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava (Alicia Vikander), uma robô com inteligência artificial. Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que inguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar.

8) Dente Canino (2009)Direção: Yorgos Lanthimos

Pai, mãe e três filhos vivem nos arredores de uma cidade. A casa é isolada por uma alta cerca que os filhos nunca puderam ultrapassar. Eles são educados, entediados e exercitados da maneira que seus pais acham correto, sem nenhuma interferência do mundo externo. Acreditam que o avião que veem passando ao longe no céu é um simples brinquedo, e zumbis são flores pequenas e amarelas. A única pessoa autorizada a entrar na casa é Christina, que trabalha no escritório do pai e visita o filho a fim de satisfazer suas necessidades sexuais. Toda a família gosta dela, em especial a filha mais velha. Um dia, Christina dá a ela uma bandana que brilha no escuro e pede uma outra coisa em troca.

9) A Maçã (1998)Direção: Samira Makhmalbaf

Após doze anos vivendo aprisionadas pelos próprios pais, duas irmãs são finalmente liberadas por assistentes sociais a encarar o lado de fora do mundo pela primeira vez.

10) Capitão Fantástico (2016)Direção: Matt Ross

Ben (Viggo Mortensen) tem seis filhos com quem vive longe da civilização, no meio da floresta, numa rígida rotina de aventuras. As crianças lutam, escalam, leem obras clássicas, debatem, caçam e praticam duros exercícios, tendo a autossuficiência sempre como palavra de ordem. Certo dia um triste acontecimento leva a família a deixar o isolamento e o reencontro com parentes distantes traz à tona velhos conflitos.

11) Ensaio Sobre a Cegueira (2008)Direção: Fernando Meirelles

Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de “cegueira branca”, já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.

12) O Doador de Memórias (2014)Direção: Phillip Noyce

Uma pequena comunidade vive em um mundo aparentemente ideal, sem doenças nem guerras, mas também sem sentimentos. Uma pessoa é encarregada a armazenar estas memórias, de forma a poupar os demais habitantes do sofrimento e também guiá-los com sua sabedoria. De tempos em tempos esta tarefa muda de mãos e agora cabe ao jovem Jonas (Brenton Thwaites), que precisa passar por um duro treinamento para provar que é digno da responsabilidade.

13) Os Irmãos Lobo (2015)Direção: Crystal Moselle

Seis brilhantes irmãos adolescentes passaram suas vidas inteiras trancados, longe da sociedade, em um conjunto habitacional em Manhattan. Tudo o que eles sabem do mundo é adquirido através dos filmes que assistem obsessivamente. Contudo, à medida que a adolescência se aproxima, eles sonham em fugir cada vez mais.

14) Uma Aventura Lego (2014)Direção: Phil Lord, Chris Miller

Emmet (Chris Pratt) é um Lego comum, até o dia em que é confundido com o Master Builder, o grande criador deste mundo de brinquedo, por ter encontrado a famosa peça de resistência. Este peça, procurada por todos há séculos, seria capaz de desarmar uma poderosa máquina criada pelo presidente do país, o perverso Sr. Negócios, que pretende colar todas as peças e impedir as mudanças no sistema. Mesmo sem ter grandes habilidades como criador, Emmet gosta de ser considerado um Lego especial, e faz de tudo para merecer a confiança de seus amigos, que incluem a rebelde Mega Estilo, o sábio Vitrúvius, e o gato-unicórnio UniKitty.

15) O Show de Truman (1998)Direção: Peter Weir


Truman Burbank (Jim Carrey) é um pacato vendedor de seguros que leva um vida simples com sua esposa Meryl Burbank (Laura Linney). Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.

Gostou da matéria? Algum filme que gostaria que fosse lembrado? Deixe nos comentários!


1 thoughts on “15 Filmes Sobre a Alegoria da Caverna de Platão”

Deixe uma resposta