Crítica: Volta às Aulas (2006, de Stéphane Aubier e Vincent Patar)

Volta às Aulas, no original La Rentrée des classes, é um dos curtas selecionados, em competição, para a edição deste ano do My French Film Festival, festival francês online transmitido no mundo inteiro gratuitamente.

No filme, Cowboy e Índio estão se preparando para passar uma temporada de férias num cruzeiro, viajando por ilhas exóticas, mas são lembrados por seu amigo Cavalo que é o primeiro dia de aula. Frustrados, eles ainda tentam escapar, mas parece que tudo está conspirando para que os dois tenham que ir para a escola. Lá, quando tudo parecia perdido, eles são surpreendidos pela visita de um astronauta que propõe uma competição educativa, aquele que descobrir a distância exata da Terra até a Lua vai ganhar uma viagem à Lua.


Muito inteligente e divertido, principalmente no que diz respeito à dupla formada por Cowboy e Índio, que das maneiras mais criativas tenta encontrar a resposta para ganhar a competição, sem que seja preciso abrir um livro sequer. Ao contrário de seus colegas Animais, que de forma lógica estudam e se esforçam para encontrar a solução para a questão, que marca um curioso contraponto de comportamento, e ao final vai definir se o vencedor será o conhecimento ou a sagacidade.

Contando com ótima técnica em stop motion, têm cenas dinâmicas e cenários muito bem construídos, a narrativa é bem articulada, interessante e dá a sensação de que sempre vai haver uma reviravolta surpreendente. Ambientada em um vilarejo em que o “normal” é cheio de situações e personagens improváveis, remete às brincadeiras comuns, às crianças e à imaginação, pois como toda animação mantém um pé na realidade, quando mostra a ação e reação das personagens e pelas ironias da vida, e um pé na fantasia, quando amplia as possibilidades de conseguir achar a resposta por caminhos inesperados.

Volta às Aulas é uma produção recente de Stéphane e Vincent, que vêm criando pequenas histórias com estas personagens desde os anos 2000, sob o nome A Town Called Panic ou Panique au Village, tendo pequenos episódios exibidos ao longo dos anos em canais como Nicktoons Network, ABC Rollercoaster, EBS, Teletoon, CBBC e Nickelodeon.

Acesse o portal do My French Film Festival e assista ao curta, comente e vote nos seus favoritos para decidir o Prêmio Lacoste do Público.

Título Original: La Rentrée des Classes

Direção: Stéphane Aubier e Vincent Patar

Elenco: Bruce Ellison, Stéphane Aubier, Vincent Patar, Didier Odieu, Benoît Poelvoorde

Sinopse: Cowboy e Índio estão sonhando com férias em ilhas exóticas, só tinham esquecido que era o primeiro dia de aula!

Trailer:



Fala aqui nos comentários o que está achando do festival:

Deixe uma resposta