Bienvenue, ‘My French Film Festival’! Um guia dos filmes da 7ª Edição do MFFF

Agora é oficial, um mês inteiro de cinema francês de forma gratuita e online! Um festival inovador que transmite uma seleção de filmes franceses para o mundo inteiro através do site: http://www.myfrenchfilmfestival.com/

Integram a seleção desse ano longas e curtas divididos por temas, são eles Coming of Age, um olhar sobre o que é crescer no século XXI; We Are Family, com união e identidade; Love & Friendship, entre encontros e partidas, a reflexão sobre estar se relacionando, estar sozinho e o ficar; Psycho, com figuras atormentadas pela obsessão, e a busca por redenção ou vingança; e A Woman’s Life, com filmes que evocam o mito criado em torno da ousadia e requinte da mulher francesa, tida como “a mulher que está sempre à frente de seu tempo”.

E aqui está o nosso guia de filmes e sinopses para você aproveitar melhor a experiência do festival:

OBS: Os filmes Bang Gang, Novato e Marguerite e Julien não têm direitos de difusão para o Brasil, os demais estão disponíveis e com opção de legenda em português.

Coming of Age

Em competição:

LM – Bang Gang (uma história de amor moderna), no original Bang Gang (une histoire d’amour moderne), de Éva Husson

Sinopse: A jovem George se apaixona por Alex, e para chamar sua atenção ela inicia uma série de jogos, envolvendo seus amigos, para ir aos limites da descoberta da sexualidade. No entanto, quando esse estilo de vida é revelado, eles terão que lidar, cada um à sua maneira, com a quebra de suas ideologias.

LM – Destemida, no original Peur de Rien, de Danielle Arbid

Sinopse: Vinda do Líbano, Lina chega a Paris para realizar seus estudos, mas sua verdadeira busca é por uma certa liberdade que desconhecia em seu país. Passando por diversos relacionamentos amorosos ela vai se descobrindo e reinventando, à medida que cresce seu desejo de abraçar o mundo.

LM – Novato, no original Le Nouveau, de Rudi Rosenberg

Sinopse: Durante a sua primeira semana no novo colégio, Benoit é maltratado pelo grupo de garotos populares liderados por Charles, sendo bem recebido apenas pelos alunos nerds. Para sua felicidade ele faz amizade com Johanna, por quem se apaixona, mas quando ela começa a se afastar dele para ser mais popular, ele precisa tomar uma atitude para mudar seu status entre os colegas.

CM – 1992, de Anthony Doncque

Sinopse: Com sua câmera Hi8, Martin filma seu dia a dia e tudo o que acontece ao seu redor, com exceção de seu pai, em quem ele não gosta nem de pensar. No que seria mais um dia ele conhece Dominique, alguns anos mais velho e inspetor em sua escola…

Fora de competição (Canadá):




LM – Demônios, no original Les Démons, de Philippe Lesage

Sinopse: Felix é um garoto, cheio de imaginação e sensibilidade, que tem medo de tudo. Desde medo do divórcio dos pais, de maníacos, de vizinhos desonestos, até medo da AIDS. Com o tempo seus demônios imaginários passam a querer conviver com os demônios da realidade.

CM – Viaduto, no original Viaduc, de Patrice Laliberté


Sinopse: Em uma noite, Mathieu, passa por um viaduto para fazer um grafite.

We Are Family

Em competição: 

LM – Marguerite e Julien, no original Marguerite et Julien, de Valérie Donzelli

Sinopse: Julien e Marguerite de Ravalet, filhos do Senhor de Tourlaville, desde a infância se amavam de maneira terna, mas quando crescem passam a se amar com verdadeira paixão, o que causa um escândalo na sociedade local, sendo pressionados a desistir ou fugir para viver esse amor.

LM – Ogros, no original Les Ogres, de Léa Fehner

Sinopse: Indo de cidade em cidade com seu show, levando sonhos e desordem por onde passam, os ogros, gigantes, devoradores de teatro e de milhas de estrada, em quem se abrem feridas antigas quando o passado volta à sua tenda com propostas diferentes do imaginado.

LM – Prejuízo (Bélgica), no original Préjudice, de Antoine Cuypers

Sinopse: Ainda morando com os pais, durante uma refeição em família Cédric descobre que a irmã está grávida, e embora todos estejam felizes, isso desperta nele um ressentimento que tende a irritá-lo, levando-o a tentar mostrar aos outros o dano de que sempre se sentiu vítima. Entre fingimento, paranoia, revolta e tudo que não se diz o que poderá manter o equilíbrío familiar?

CM – Em Águas Profundas, no original Dans les eaux profondes, de Sarah Van Den Boom

Sinopse: Três personagens compartilham uma experiência secreta e íntima que parece determinar as suas vidas.

CM – Volta às Aulas, no original La Rentrée des classes, de Stéphane Aubier (Bélgica)

Sinopse: Cowboy e Índio estavam prontos para decolar para um cruzeiro de luxo extravagante, sonhando com ilhas exóticas, mas haviam esquecido completamente que era o primeiro dia de aula! O que não quer dizer que eles não possam fazer uma viagem para a Lua…


Love & Friendship


Em competição:


LM – Aquele sentimento do verão, no original Ce sentiment de l’été, de Mikhaël Hers

Sinopse: Com um luto em comum Lawrence e Zoé se aproximam e juntos compartilham a tristeza e o peso da ausência de Sasha. Entre Berlim, Paris e Nova Iorque, três verões, três cidades, e o tempo que demora para que a luz volte a brilhar, levados pela memória da pessoa que amaram.

CM – A turma da Juliette, no original La Bande à Juliette, de Aurélien Peyre

Sinopse: Depois de terminar o colégio, Juliette decide estudar artes visuais. Faz novos amigos e os convida para ficar na casa de férias na Normandia, onde irá apresentá-los a Maglone. “Juliette e eu nos conhecemos desde a sexta série. Eu não conheço sua turma de amigos, mas qualquer amigo dela é amigo meu.”

CM – Convenção de Genebra, no original La Convention de Genève, de Benoît Martin

Sinopse: Enquanto se prepara para tomar o ônibus após mais um dia de aula, Hakim é levado a um acerto de contas entre adolescentes. E, embora não goste da perspectiva de uma luta, será capaz de evitar o conflito?

CM – Último dos Céfrans, no original Le Dernier des Céfrans, de Pierre-Emmanuel Urcun

Sinopse: Rémi tem dificuldades para viver e querendo mudar decide se alistar no exército, porém tem medo de contar isso aos melhores amigos Boom, Nasser, Redouane e Moussa. Além disso, parece que ele agora é o último céfran da cidade.


Fora de competição:

CM – Of Shadows and Wings, no original D’Ombres et D’Ailes, de Eleonora Marinoni

Sinopse: No coração de um grupo de pássaros, a indignada Moann sente seu corpo mudar. Numa sociedade onde a maior preocupação é o tamanho e a ambição de suas asas, o niilista Ciobeck tenta protegê-la. Mas como alguém pode sobreviver numa terra estéril, povoada por pessoas mentalmente aprisionadas?

Psycho

Em competição:

LM – Irrepreensível, no original Irréprochable, de Sébastien Marnier

Sinopse: Desempregada e em difícil situação financeira, Constance não hesita em abandonar a vida em Paris e voltar para sua cidade natal a fim retomar um antigo emprego. No entanto, a empresa contrata Audrey, uma moça mais jovem. Vendo tudo ruir, Constance tem apenas uma coisa em mente: aniquilar Audrey e recuperar seu emprego.

LM – Não Sou Um Canalha, no original Je ne suis pas un salaud, de Emmanuel Finkiel

Sinopse: Depois de ser violentamente atacado na rua, Eddie identifica erroneamente Ahmed, um suspeito ideal que ele vira dias antes do ataque. Enquanto Ahmed é maltratado pela máquina judicial, Eddie tenta reconquista a esposa e o filho com um novo emprego. Mas sabendo da gravidade de sua acusação, Eddie fará tudo para estabelecer a verdade, mesmo que isso signifique perder tudo.

CM – Violência Coletiva, no original Violence En Réunion, de Karim Boukercha

Sinopse: Todas as noites, durante uma semana, uma misteriosa mulher de burca provoca os policiais que patrulham a área e desencadeia confrontos com os jovens da cidade. Por seu lado, Vince, antiga lenda de rua, luta contra seus velhos demônios para não voltar para as ruas.

Fora de competição:

LM – Moca, no original Moka, de Frédéric Mermoud (Suíça)

Sinopse: Levando algumas roupas, um pouco de dinheiro e uma arma, Diane Kramer para Evian movida por uma única obsessão: encontrar o motorista da Mercedes com moca que atroupelou seu filho, virando sua vida de cabeça para baixo. Mas em sua jornada tortuosa surge outra mulher, tão cativante quanto misteriosa.

A Woman’s Life


LM – À sua completa disposição, no original Je suis à vous tout de suite, de Baya Kasmi

Sinopse: Hanna é muito charmosa e não sabe dizer “não”, ela sofre da neurose da bondade. Essa estranha síndrome afeta outros membros da família: seu pai, Omar, é um “assistente social de supermercado” e sua mãe, Simone, é uma “psiquiatra que atende em domicílio”. Hakim, seu irmão, não compartilha sua neurose, focado como está em suas raízes argelinas e sua religião. Na verdade, ele não se relaciona com Hanna, mas um acontecimento inesperado obrigará os dois a se conectarem novamente.

CM – A Carne e os Vulcões, no original La Chair et les Volcans, de Clémence Demesme

Sinopse: Laura vive sozinha com seu pai em um pequeno vilarejo em Auvergne. Aos catorze anos, a jovem adolescente lida com constrangimentos cotidianos e faz seu caminho pela vida encontrando refúgio em seu próprio mundo particular.

CM – Mãe(s), no original Maman(s), de Maïmouna Doucouré

Sinopse: Quando o pai da pequena Aida volta de uma viagem ao Senegal, a terra natal da família, traz consigo Rama, que apresenta como sendo sua segunda esposa. Sensível ao sofrimento da mãe, Aida resolve se livrar da recém-chegada.

CM – Um Grande Silêncio, no original Un Grand Silence, de Julie Gourdain

Sinopse: Em 1968, a jovem Marianne é enviada para uma casa de garotas longe da família e dos amigos. Nesta casa ela conhece outras garotas cujos segredos mudam radicalmente suas vidas.

Fora de competição:


LM – Cléo das 5 às 7, no original Cléo de 5 à 7, de Agnès Varda

Sinopse: Enquanto espera o resultado de uma biópsia, a cantora francesa Cléo, também conhecida como Florence, preenche seu dia com idas e vindas, encontros amorosos e de trabalho, com direito a visitas a amigos, compras, previsões do futuro e algumas surpresas antes que o diagnóstico chegue às suas mãos.

CM – 4XD – Françoise Dorléac, de Phillippe Labro

“Em 1964, a pedido da UniFrance, o escritor e diretor Philippe Labro filmou quatro jovens atrizes – Mireille Darc, Marie Dubois, Catherine Deneuve e Françoise Dorléac – para promover esses jovens talentos em todo o mundo. Ele adotou uma abordagem livre do projeto, tentando capturar a personalidade de cada uma, além de prover uma visão de Paris como cenário por excelência do cinema francês. Para homenagear Françoise Dorléac, para quem 2017 marca o 50º aniversário de sua morte, MyFrenchFilmFestival apresenta hoje um fragmento inédito de “4xd” dedicado a ela.” – My French Film Festival

Deixe uma resposta