Festa da Salsicha (2016, de Conrad Vernon e Greg Tiernan)


Quer uma animação bonitinha, que as criancinhas vão adorar, onde os personagens são corretinhos e todos gostam por que não ofende a ninguém? Passe o mais longe que puder desse filme. Mesmo com todas essas coisas “contra”, os produtores garantem que farão uma campanha enorme para o filme ser indicado ao Oscar de melhor animação. Não seria justo pra mim, mas com certeza seria interessante ver um filme que foge tanto do politicamente correto sendo indicado à um algum Oscar. Nesse caso, o de melhor animação, o que é muito mais interessante. A aceitação da crítica foi grande, nos resta ver o que a academia achou do filme.






Dirigido por Conrad Vernon e Greg Tiernan e escrito por Seth Rogen, Evan Goldberg, Kyle Heinter e Ariel Shaffin, ‘Sausage Party’ conta a história de um grupo de alimentos dentro de um super mercado que pensam que os humanos são deuses e sonham em ser escolhidos por eles, mas não sabem que serão cozidos, cortados e devorados. Dentro disso, o filme já cria uma sátira interessante com a visão que nós, humanos, temos de Deus. Aliás, sátira é o que não falta nesse filme. O filme satiriza sexo, religião, drogas e todos os assuntos polêmicos que você pode pensar. É totalmente politicamente incorreto, aliás, com toda a certeza as palavras mais usadas do filme são “fuck” e suas derivações. Mesmo com um trabalho de animação limitado (não é ruim, feio, mas passa longe de impressionar), eles criam um clima de aventura muito eficiente. Os planos nunca são parados, sempre há uma velocidade nos movimentos de câmera e isso traz um sentimento de diversão para o espectador.


O filme cria algumas cenas que são engraçadíssimas e ficam na memória do espectador, como a cena onde os alimentos descobrem o que realmente acontece com eles após a saída do mercado e a chegada no “Great beyond”, que é uma cena absolutamente hilária, mas que tem um problema no final envolvendo uma morte na janela. Existe algum ser-humano são que comeria uma salsicha que estava do lado de fora da janela? Porém, o filme não é constantemente engraçado. Há algumas cenas engraçadas, mas elas não constantes, então quando uma piada boa chega, ela tem um peso maior. Do mesmo jeito, o filme tem algumas sequências que são estranhíssimas, como a que passa em um bar mexicano.


O trabalho de voz do filme é muito bom. Seth Rogen (Frank), Edward Norton (Sammy Bagel Jr.) e Kristen Wiig (Brenda) roubam a cena, sendo Wiig a mais competente na minha opinião. O filme tem uma história muito original, mas acaba caindo em clichês do gênero e sua narrativa e estrutura são extremamente genéricos. A obra não subverte o gênero tanto quanto deveria. Basicamente, a subversão do filme se limita a falar a palavra “fuck” e fazer piadas envolvendo drogas e sexo. O roteiro do filme é bom, mas tem um furo que seria evitado por uma simples revisão e acaba fazendo o filme ficar pior. Envolve uma regra que o filme cria no final do segundo ato e é totalmente revertida no terceiro ato.



Tirando esse furo de roteiro e uma cena que citarei abaixo, o terceiro ato é excelente. Todos os problemas do filme são resolvidos, fica muito engraçado, o ritmo é perfeito e é muito divertido. Destaque para uma cena envolvendo sexo grupal no final, que é inacreditável. Aí está uma coisa que eu nunca achei que veria em uma animação. Há uma cena quando dois personagens se reencontram que traz um flashback de uma cena que foi cortada na hora H, que é horrível. Tudo bem, é uma animação, mas claramente não é para crianças. O filme faz o público de burro sugerindo que uma panela voaria em cima de um humano. É uma cena ridícula, mas esse é o único defeito do terceiro ato. O final, inclusive é uma das coisas mais estranhas que eu já vi na minha vida. Os roteiristas estavam muito chapados quando escreveram o final. Muito.


Sausage Party é um filme engraçado inconstatemente até o terceiro ato, bem dirigido e com vários problemas. Mas a sátira, os trabalhos de voz de todos os dubladores, as cenas de ação e, principalmente o terceiro ato fazem a experiência ser agradável e divertida. Se você buscar uma experiência apenas para diversão, eu recomendo o filme.

Título Original: Sausage Party

Direção: Conrad Vernon e Greg Tiernan

Elenco: Seth Rogen, Kristen Wiig, James Franco, Jonah Hill, Edward Norton, Nick Kroll, Michael Cera, Salma Hayek, Paul Rudd, David Krumholtz, Bill Hader, Danny McBride, Craig Robinson, Conrad Vernon,Vincent Tong, Greg Tiernan, Michael Daingerfield.

Sinopse: Dentro de um supermercado, os alimentos pensam que as pessoas são deudese. Eles sonham em serem escolhidos por elas e serem levados para suas casa, onde pensam que viverão felizes. Mas eles nem suspeitam que serão cortados, ralados, cozidos e devorados! Quando Frank, uma salsicha, descobre a terrível verdade, ele precisa convencer os outros alimentos do supermercado e fazer com que eles lutem contra os humanos.

TRAILER:



E você, já assistiu ao filme? O que achou? Acha que o filme merece ser indicado ao Oscar de melhor animação? Obrigado por ter lido e não esqueça de deixar seu comentário.





Deixe uma resposta