Os maiores lançamentos do cinema no final de 2016!

Entramos na reta final do ano e é hora de conferir quais filmes irão se destacar neste último trimestre de 2016. Alguns poucos, mas grandiosos blockbusters e com efeitos especiais chegam às telonas, principalmente na virada do ano. Muitos filmes dramáticos e de conteúdo artístico chegam para aquecer a época de premiações e o Oscar 2017. Vale ressaltar duas coisas aqui na lista: a primeira é que estes filmes são os que ainda serão lançados oficialmente nos Estados Unidos e outros países, sendo que alguns poderão sair aqui no Brasil bem atrasados, somente no início do ano que vem. A outra coisa é que nos próximos meses outros bons filmes serão lançados nos cinemas nacionais, mas estão atrasados e já saíram lá fora a tempos e por isso não os incluí aqui. Bem, sem mais delongas, vamos à lista?



Primeiro, selecionamos os 15 mais esperados pelo blog neste fim de ano:




1°- La La Land: Cantando Estações




Do competente e de potencial diretor Damien Chazelle, que pegou a todos de surpresa com o ótimo Whiplash: Em Busca da Perfeição. No elenco temos Emma Stone e Ryan Gosling como o casal protagonista. O belíssimo trailer traz um visual (fotografia, figurino) lindo, atuações convincentes e de química, canções belas e a promessa de um filme marcante e envolvente, que emocionará os corações dos cinéfilos. Há referências ao velho estilo dos musicais da Era de Ouro de Hollywood e deverá ser um forte candidato no time dos filmes do Oscar 2017. Não perca La La Land, que certamente dará o que falar.

2°- Rogue One: Uma História Star Wars








A franquia de ficção científica mais bem sucedida da história e uma das minhas favoritas voltou com tudo no final de 2015 com o excelente sétimo episódio O Despertar da Força. Enquanto o oitavo e o nono exemplares não chegam, filmes spin off interligados ao universo Star Wars serão lançados. E o primeiro a chegar é este intitulado Rogue One, que focará em um esquadrão que tem a missão de se infiltrar e roubar os planos da Estrela da Morte. A história é paralela à trilogia original e figuras como Darth Vader poderão marcar presença. Dentre o grande elenco, se destaca a protagonista Felicity Jones, uma das atrizes do momento. E pelo trailer, o clima sombrio e de guerra fria embalam o filme. É a superprodução mais esperada para este fim de ano.

3°- A Chegada








O diretor canadense Denis Villeneuve é um dos cineastas de maior força dentre os novos, entregando obras de respeito como Os Suspeitos e Sicário. Apostando na ficção científica, porém com uma pegada mais real e minimalista (como Interestelar), A Chegada vem sendo amplamente elogiado pela crítica e certamente chegará no Oscar em algumas categorias. A atriz Amy Adams protagoniza o longa, cujo papel vem sendo bastante elogiado também. O trailer e o filme surgiram recentemente, mas já é tão bem falado e encarado que conseguiu figurar na 3° posição do nosso podium.


4°- Passageiros








Mais uma ficção científica que pende para um lado mais realista e humano, seu trailer já é um dos mais comentados nas redes sociais. Passageiros traz uma história de amor diante um casal que acordou precocemente da criogenia, em uma nave que visa salvar a raça humana e encontrar um novo lar. Para interpretar o casal, ninguém menos que a atriz mais badalada do momento – Jennifer Lawrence; e o ator de aventura mais cotado da atualidade – Chris Pratt. A direção fica a cargo de Morten Tyldum, competente novato que despontou no elogiado O Jogo de Imitação. Outro forte candidato ao Oscar em algumas categorias, será que Jennifer concorre a Melhor Atriz de novo?


5°- Moana: Um Mar de Aventuras







A próxima animação da Disney que com certeza fará muito sucesso, Moana traz na personagem título uma nova princesa do estúdio, de origem da Oceania. Além de aventuras aquáticas e da magia, trará as clássicas canções e números musicais, o que poderá garantir vagas no Oscar 2017 nestas categorias.

6°- Assassin’s Creed








Baseado no game de sucesso mundial, a superprodução traz ficção científica, ação e elementos místicos e medievais para transportar para as telonas a envolvente história do jogo. No papel principal, ninguém menos que Michael Fassbender. O trailer é estiloso e o longa tem a difícil missão de tirar os filmes baseados em games da lama.


7°- Doutor Estranho








Mais um novo herói da Marvel que integrará o Universo dos Vingadores nos filmes que estão por vir, pode-se dizer que este é o Mago dos super-heróis. No papel protagonista temos o ótimo Benedict Cumberbatch e como vilão temos o sensacional Mads Mikkelsen, o que será um confronto e tanto! O filme ainda tem estrelas como Rachel McAdams e Tilda Swinton. Na direção temos Scott Derrickson, competente diretor de terror como A Entidade. Há grandes chances de ser o filme de super-heróis do ano!

8°- Silêncio


Ainda sem trailer oficial, o novo filme de Martin Scorsese tem Liam Neeson e Andrew Garfield, trazendo a trama épica de dois padres jesuítas que sofrem opressão ao tentar pregar o cristianismo no antigo Japão. Cheiro de Oscar e filmaço a caminho, sem falar que é um filme do Scorsese, o que já vale por si só.


9°- Animais Fantásticos e Onde Habitam








Situado no mesmo universo de Harry Potter, este dará início a uma nova trilogia. Como o herói, temos o excelente Eddie Redmayne, dono de uma maleta onde habitam e escapam diversos animais míticos. Ele deve recuperar os animais antes que o vilão (Colin Farrell) os use para fins obscuros. Sucesso à vista, este será para os fãs do bruxinho matarem a saudade.






10°- Inferno







Terceiro capítulo da saga que começou com o mediano O código da Vinci e depois continuou com o ótimo Anjos e Demônios, Inferno adapta o livro de mesmo nome. Novamente temos o diretor Ron Howard e o astro Tom Hanks em uma superprodução que mistura críticas à fé e religião, ciência, suspense, mistérios e elementos de caça arqueológica e obras de arte. Vale dizer que este poderá ser o grande lançamento dentre os thrillers da época do Halloween.

11°- Animais Noturnos







O estilista e cineasta Tom Ford traz seu novo e elogiado filme, numa mistura de fantasia, suspense psicológico, drama e loucura. Temos as atuações destruidoras de Amy Adams e Jake Gyllenhaal. Outro candidato ao Oscar, este será imperdível.

12°- O Nascimento de Uma Nação




Aclamado pela crítica mesmo que envolto de polêmicas – pois o diretor e ator Nate Parker foi acusado de um estupro anos atrás – o filme foi exibido no Festival de Sundance no início do ano e atravessou 2016 como um dos queridinhos para o Oscar. Continua forte candidato e é considerado um dos mais fortes longas sobre a luta contra a escravidão. Será este o grande vencedor do próximo Oscar, mesmo com a temática similar a de 12 Anos de Escravidão?

13°- Sing: Quem Canta Seus Males Espanta






A Universal vem fazendo muito sucesso com suas animações. Depois dos dois Meu Malvado Favorito, Minions e Pets, chega a vez de Sing, onde diversos animais participam de um concurso musical. A ser lançado na virada do ano, a animação trará músicas pop modernas e outras clássicas, além de muito humor. O trailer é hilário e as pré-exibições nos Estados Unidos foram um sucesso, dizendo-se inclusive que o filme traz um final emocionante e de lição moral e social. Aguardemos até Dezembro!




14°- Anjos da Noite: Guerras de Sangue






Anjos da Noite é uma daquelas sagas que não fazem tanto sucesso se comparada com várias outras, mas se sustenta com fãs fixos (no qual me incluo) e com histórias eletrizantes. O quinto filme chega com um trailer interessante e não sabemos muito o que esperar ou que pontas soltas deixadas no anterior serão amarradas. Mas só de ter Kate Beckinsale com sua roupa de couro destruindo tudo, já vale conferir. E na direção temos uma mulher, o que é raro em superproduções deste tipo. Anna Foerster assume o projeto, o que poderá trazer um feminismo e “girl power” em cena.

15°- Phantasm: Ravager





De toda minha lista, possivelmente este será o filme menos conhecido. Phantasm é possivelmente uma das melhores franquias de terror clássico, com 4 longas lançados entre o final dos anos 70 e o final dos ano 90. Apesar de não caírem no gosto popular, a franquia é muito original, eletrizante e divertida. O Homem Alto (Angus Scrimm) e suas terríveis esféricas metálicas estão de volta neste quinto e nostálgico capítulo, aguardado à anos. 



Outros filmes muito esperados pelo grande público e críticos:

Ouija: Origem do Mal









Grande aposta para o Halloween 2016! O primeiro Ouija fez sucesso de bilheteria, mesmo sendo um filme fraquíssimo, um dos piores de 2014. Agora a continuação chega em um cenário de época, mostrando as origens da trama. Na direção, temos o competente Mike Flanagan, que só neste ano já nos entregou os bons O Sono da Morte e Hush – A Morte Ouve.

O Contador









O Contador traz Ben Affleck e uma mistura de drama, ação e suspense. O trailer lembra a saga Bourne e é um dos poucos filmes do gênero a sair ainda em 2016. Se bem estruturado, o filme ainda tem alguma pequena chance de chegar ao Oscar.

Sete Minutos Depois da Meia-Noite









Aproveitando a temática de Halloween, temos um filme mais leve, uma fantasia para a família. O belo trailer mostra os dramas e aventuras de um menino e seu amigo monstro, uma velha árvore. Realidade ou imaginação? Na voz do monstro temos Liam Neeson e comandando a direção temos o ótimo J.A. Bayona, de O Orfanato e O Impossível.

Trolls









Trolls trará uma divertida e alegre animação musical. No elenco original, temos as vozes de Justin Timberlake, Anna Kendrick e Gwen Stefani.

A Garota no Trem









Prometendo ser um novo Garota Exemplar, esta aguardada produção traz a mistura de suspense criminal com ruína e drama familiar. Temos a ótima Emily Blunt no papel principal e esta será uma aposta mais cult na época do terror. Chances de chegar ao Oscar, principalmente na categoria de Melhor Atriz para Blunt.

Jack Reacher: Sem Retorno









Depois de um primeiro filme de relativo sucesso, Tom Cruise encara mais uma vez o papel de Jack, que se assemelha tanto com a outra saga do astro, Missão Impossível; quanto ao estilo conspiratório de Bourne. O trailer empolga e este é um dos poucos filmes de ação a sair ainda este ano.

Vizinhos Nada Secretos







Nesta comédia de ação, um pacato casal se envolve numa trama de espionagem e adrenalina quando descobrem que seus vizinhos são super agentes. Na trama temos John Hamm, Gal Gadot, Isla Fisher e Zach Galifianakis (bem mais magro do que o conhecemos em Se Beber Não Case!). 

Capitão Fantástico









Forte candidato ao Oscar e um dos dramas mais poderosos do ano, traz Viggo Mortensen como um pai de família alternativo, que após a perda da esposa, precisa ajudar os filhos a interagirem com a sociedade pela primeira vez.

A Última Ressaca do Ano







Comédia mal criada, será uma espécie de Se Beber Não Case! no feriado de Natal. Grande elenco e um trailer cheio de absurdos deixam uma curiosidade. É sempre engraçado ver estes filmes que ironizam o espírito natalino, bastante falso às vezes.

O Espaço Entre Nós









Outra ficção científica de cunho dramático e realista, traz a história de um menino nascido em uma estação em Marte, que pela primeira vez vem a Terra e se encanta não só com a vida aqui, como também com uma jovem garota.

Manchester à Beira-Mar









Outro filme que deverá ser figura conhecida no Oscar, traz um emocionante drama familiar. Casey Affleck (irmão de Ben Affleck) tem aqui o papel de sua vida. 



A Lei da Noite







Falando em Ben Affleck, que vem se revelando um ótimo diretor, aqui temos seu novo trabalho tanto na frente como atrás das câmeras. A Lei da Noite traz uma trama sobre máfia e o trailer é eletrizante e estiloso. Será que chega no Oscar, assim como Argo?

A Longa Caminhada de Billy Lynn








Novo filme do sensacional Ang Lee, traz uma alucinógena e irônica crítica à um “herói de guerra”. Seria uma cutucada nos heróis americanos e suas medalhinhas? O trailer é sensacional!




Aliados







Filme super esperado, traz Brad Pitt e Marion Cotillard como um casal de agentes anti nazistas. Porém após casarem, ela é acusada de ser agente duplo. O que é verdade e o que é mentira? Dirigido pelo sempre afiado Robert Zemeckis, outro filmaço vindo aí!

Lion









Lion traz a história de um homem indiano em busca de sua família a muito tempo separada. Drama com carga positiva, também com chances de chegar ao Oscar.

Under The Shadow









Terror psicológico de produção iraniana, altamente elogiado pela crítica e traz de maneira metafórica críticas à realidade social e política do país. Um novo The Babadook? Esperemos para ver. O trailer mostra uma ótima direção e uma atmosfera assustadora.

Christine









Rebecca Hall em uma atuação destruidora neste pesado drama baseado na história real de uma jornalista que se suicidou ao vivo na TV e chocou toda nação.

Certain Women









O drama traz as histórias e problemas de três mulheres de uma pequena cidade. Ótimas atuações de Michele Williams, Lily Gladstone e Kristen Stewart, é uma história feminista que poderá agradar a crítica e emocionar.

Até o Último Homem









Mel Gibson retorna à direção neste elogiado drama de guerra, trazendo Andrew Garfield como um soldado que se recusa a matar, mas faz de tudo para salvar as vidas dos homens feridos no campo de batalha. Curioso, não é? O trailer traz cenas de arrepiar!

Jackie







Natalie Portman encarna Jacqueline Kennedy, esposa do presidente Kennedy, morto por um atirador. Outra indicação de Melhor Atriz para a moça, que já ganhou em Cisne Negro?

Fome de Poder








Este ambicioso filme traz a história do criador do McDonald’s, vivido por Michael Keaton. No trailer notamos a atuação esforçada do ator. Mais um para o time do Oscar 2017.

Fences






Agora é a vez de Denzel Washington se arriscar na direção, Fences vem como representação da minoria negra, uma trama forte que fala de preconceitos, fé, família e abuso de autoridade. Esperamos que a direção de Denzel seja tão marcante quanto suas atuações.

Beleza Oculta








Drama com toques de suspense e magia, traz diversos personagens e um grande elenco encabeçados por Will Smith. Na trama, Smith é um homem que combate a depressão de uma maneira inusitada, enquanto se discute sobre como a vida de muitos são interligadas. O projeto é curioso e pode ser uma surpresa do fim de ano.

Gold









Matthew McConaughey interpreta um ambicioso homem em busca de ouro e riqueza. Mas descobrirá que a luxúria e a busca pelo sucesso em Wall Street é mais feroz e nociva do que imagina. Pelo trailer, podemos perceber mais uma monstruosa atuação do astro, que está em grande forma e promete novamente chegar ao Oscar.

Voyage of Time: Life’s Journey









O visionário e filosófico Terrence Malick (de A Árvore da Vida) traz este misto de documentário de cenas belas da natureza com fantasia e efeitos especiais atuais para contar como o mundo se formou até onde conhecemos. O belíssimo trailer traz uma viagem psicodélica e surreal.

Elle




O grande Paul Verhoeven foi ao céu com O Vingador do Futuro, RoboCop e Instinto Selvagem, mas ao inferno com o derradeiro e injustiçado Showgirls. Mas sua nova produção é seu retorno triunfal, em um filme crítico, pesado e extremamente bem atuado por Isabelle Huppert. Poucos entendem o estilo ácido e corajoso de Paul contar histórias, mas Elle vem sendo muito elogiado e pode chegar ao Oscar, trazendo uma mistura de drama e suspense sobre uma mulher vítima de estupro.

Max Steel



Este é um filme que na verdade nem esperamos muito e poderá ser um dos fracassos do ano. Porém o personagem tem seus fãs e é no mínimo curioso conferir como vão transportar esta aventura; dos brinquedos para as telas. 

Um Gato de Rua Chamado Bob









Com um trailer bastante bonito e emocionante, esta é a história de um músico que está no fundo do poço por causa das drogas. Mas sua atitude muda completamente quando encontra um gatinho, tomando assim a coragem para reconstruir sua vida. Preparem os lenços!

Bleed for This









Um filme sobre boxe típico da época do Oscar, este traz o ótimo Miles Teller no papel principal. A temática sempre é interessante e este pode ser uma pequena surpresa nesta reta final de ano.

Papai Noel às Avessas 2









Outro filme antigo que foi ressuscitado depois de tanto tempo, traz a volta do ator original como um Papai Noel nada convencional e incorreto.

Kidnap






Thriller estrelado por Halle Berry, esperamos que não seja muito genérico. O trailer tem alguns momentos interessantes e promete adrenalina. 

Nunca Diga Seu Nome






Mais um terror com esta temática que já está batida, mas vem atraindo certas atenções. O trailer não me empolgou tanto, mas é um dos mais esperados do gênero para este fim de ano.

The Lost City of Z





Baseado em fatos históricos reais, mostra a aventura de uma expedição em busca de uma lendária cidade perdida na floresta amazônica, mas que nunca retornou.

Na sua opinião, faltou algum muito esperado? E destes, quais mais espera ver? Não deixe de comentar:

Deixe uma resposta