Uma das maiores tendências atuais continuarão com tudo: filmes de universo de super-heróis interligados. Na Marvel teremos os próximos projetos dos ‘Vingadores’ pela Disney e dos ‘X-Men’ pela Fox. Na DC teremos os filmes relacionados à ‘Liga da Justiça’ pela Warner. Mas não são somente os heróis que terão seus universos expandidos. A Warner também trará os dois maiores monstros do cinema em ‘King Kong vs Godzilla’, mas antes teremos seus novos filmes individuais. E assim como nas guerras civis dos heróis da Marvel e DC, eles devem se enfrentar inicialmente, mas se unir contra um verdadeiro vilão, já que ambos são originalmente heróis dentro de cada universo. E com um ‘Círculo de Fogo 2’ a caminho e boatos de que ele teria ligações com o novo ‘Godzilla’, surgem outros boatos de que este também estaria interligado na saga, o que seria algo épico. A única coisa que poderia atrapalhar esta ligação seria o fato de ‘Círculo de Fogo’ estar nas mãos da Universal, o que levaria a uma parceria com a Warner (o que acho bem viável). Falando em Universal, ela também prepara seu universo interligado de monstros “menores” (em tamanho)! Seria o universo compartilhado entre ‘Drácula’, ‘O Lobisomem’, ‘A Múmia’, ‘O Homem Invisível’, ‘O Médico e o Monstro’ (‘Dr. Jekyll and Mr. Hyde’), ‘O Monstro de Frankenstein (e sua noiva!), ‘O Monstro da Lagoa Negra’, ‘Van Helsing’ e outros personagens icônicos da literatura e do cinema de terror clássico. Na Paramount, estariam planejando um universo interligado baseado nos brinquedos da Hasbro, o que inclui os próximos filmes dos ‘Transformers’ e dos ‘G.I. Joe’, juntamente com as novidades: ‘M.A.S.K.’, ‘Rom: O Cavaleiro do Espaço’, ‘Micronautas’ e ‘Visionários: Os Cavaleiros da Luz Mágica’. Se você não conhece nada deste universo, aconselho a dar uma pesquisada, é bem interessante! Também nas mãos da Paramount, a franquia das ‘Tartarugas Ninja’ ainda poderá crescer e quem sabe também integrar este universo da Hasbro. Na Fox, os novos capítulos de ‘Prometheus’, ‘Aliens’ e ‘Predador’ poderão ser interligados e gerar uma nova saga, o que poderá ocasionar em novos ‘Alien vs Predador’.
continuações e sequências diretas também vem com tudo. Exemplos: em 2017
teremos ‘Kingsman 2’, ‘Star Wars 8’ e por aí vai. Além destas, temos os
spin-offs, que são filmes derivados de algum outro, geralmente aproveitando
algum personagem ou universo secundário. Exemplos recentes: ‘Minions’ é um
spin-off de ‘Meu Malvado Favorito’, enquanto que ‘Animais Fantásticos e Onde
Habitam’ é um spin-off de ‘Harry Potter’. Mas talvez a força maior ainda esteja
nos remakes e reboots dos filmes e das sagas clássicas. Enquanto que o remake
reconta a história do original (exemplo: o novo ‘Ben-Hur’), o reboot reinicia
(retoma) a saga em forma de continuação ou uma sequência com “cara”
de remake (exemplo: ‘Jurassic World’ e ‘Caça-Fantasmas’). Parece confuso? Talvez
seja um pouco, na verdade está cada vez mais difícil distinguir em qual
categoria alguns filmes se encaixam. Mas na verdade tudo não passa de
reaproveitamento do que deu certo no passado. Dentre os filmes que podem se
esperar estão novos ‘Blade Runner’, ‘Splash: Uma Sereia em Minha Vida’,
‘He-Man’, ‘Conan’ e até chances de termos novos ‘Os Goonies’ e ‘Um Tira da
Pesada’.
Com tantas sagas interligadas, continuações, remakes e reboots a caminho,
grandiosas sagas estão cada vez mais se tornando pilares do cinema. Além das já
citadas nos parágrafos acima, outras franquias continuarão a estourar. Teremos
em breve o nascimento da nova saga dos ‘Power Rangers’. ‘Velozes e Furiosos’
também não deve desacelerar tão cedo. Até o péssimo ‘Cinquenta Tons de Cinza’
receberá suas sequências. Deveremos ter novos capítulos de histórias amadas,
como ‘Piratas do Caribe’, ‘Jogos Vorazes’, ‘Crônicas de Nárnia’ e até do ‘Harry
Potter’ (não me refiro à trilogia ‘Animais Fantásticos e Onde Habitam’,
mas a novos filmes com o bruxinho, devido ao lançamento de novos livros e uma
peça teatral). As ficções científicas devem marcar presença com as continuações
de ‘Star Wars’, ‘Star Trek’, as 4 continuações de ‘Avatar’, além de novas
animações das sagas ‘Madagascar’, ‘Shrek’, ‘Toy Story’, dentre outras. Sagas de
espionagem como o já citado ‘Kingsman’, ‘007’, ‘Missão Impossível’, ‘Triplo X’
e ‘Jason Boune’ deverão ter mais filmes. Na onda da Disney de recriar seus
contos clássicos de animação em live-action, teremos as continuações de ‘Mogli’
e ‘Malévola’, além de releituras da ‘A Bela e a Fera’, ‘O Rei Leão’, ‘Dumbo’,
dentre outros.
“Girl Power” continuará firme. A representatividade feminina está forte e deverá permanecer, com cada vez mais mulheres ocupando espaço de papeis que antes eram masculinos. Depois da incrível Imperatriz Furiosa (Charlize Theron) roubar a cena em ‘Mad Max: Estrada da Fúria’ e da mulherada comandar o novo ‘Caça-Fantasmas’, outros filmes devem seguir nesta pegada, em contramão das críticas duras que alguns fazem. Os próprios novos ‘Star Wars’ tem feito isso, trazendo protagonistas femininas fortes. O novo ‘A Múmia’ que sai em 2017 trocou o “gênero” do monstro, agora teremos uma vilã mumificada. Também ano que vêm teremos o filme da ‘Mulher-Maravilha’ da DC e futuramente teremos a ‘Capitã Marvel’ na saga dos ‘Vingadores’.
Por fim, uma tendência que não diz respeito ao estilo de filme, mas a maneira que ele é lançado. Os serviços pagos e de boa qualidade como o expoente Netflix e o Crackle continuarão a lançar seus filmes e séries originais. É uma nova maneira de entregar um produto, sem passar pelas salas de cinema, mas direto em serviço streaming na sua casa. Você paga um preço bem baixo e justo e recebe um ótimo serviço, de qualidade HD, que só utiliza sua internet. Nos catálogos você não apenas recebe o que passou a pouco nos cinemas ou saiu em DVD. Mas a própria empresa contratada investe milhões e produz filmes e séries de qualidade. Este é um novo e moderno jeito de receber entretenimento e cultura diretamente em sua casa.
É inegável que vivemos em uma era em que as séries – de televisão ou dos
serviços streamings como a Netflix – alcançaram uma qualidade cinematográfica.
E algumas até mesmo superaram o cinema em determinados momentos, veja por
exemplo ‘Game of Thrones’, ‘Demolidor’ ou ‘Stranger Things’. Assim como no
cinema, há estas mesmas tendências nas séries. Dentre os super-heróis, as
séries da DC e da CW interligam ‘Arrow’, ‘The Flash’, ‘Supergirl’ e outros ao
universo da ‘Liga da Justiça’ no cinema. ‘Demolidor’, ‘Jessica Jones’ e outros
formam o time ‘Os Defensores’ da Marvel e Netflix, se interligando aos
‘Vingadores’. Na retomada de séries clássicas, temos novamente ’24 Horas’,
‘Prison Break’, ‘Arquivo X’, ‘Twin Peaks’ e até ‘MacGyver’ vindo por aí.
Outra grande tendência nas séries é adaptar filmes clássicos para o formato de
episódios. ‘A Profecia’, ‘O Exorcista’, ‘Máquina Mortífera’, ‘A Hora do Rush’,
‘Pânico’, ‘Evil Dead’ e até ‘Segundas Intenções’! É tanta coisa que nem sabemos
por onde começar a ver tudo.
Claro que nem tudo dará certo. Muita série não terá audiência e será cancelada.
Assim como muito filme fracassará em bilheteria e/ou crítica e não se tornará
uma nova saga, não agora. Mas logo se encontrará outro caminho. Estamos dentro
de uma fase sem criatividade de criar coisas novas. E estamos dentro de um
círculo, onde sempre acabará se resgatando o que já é clássico e conhecido.
interligadas entre si ou com filmes:
baseadas em filmes clássicos:
tivemos um retorno bem sucedido de ‘Arquivo X’, clássica série noventista. Isto
deverá ser tendência, pois teremos a retomada de ‘Twin Peaks’, ’24 Horas’,
‘Prison Break’, ‘MacGyver’ e outras.
A saga dos ‘Vingadores’ continuará com tudo. Além do terceiro e quarto filme que irão compor a Guerra Infinita, teremos os filmes solos: ‘Doutor Estranho’, o novo ‘Homem-Aranha’, o segundo ‘Guardiões da Galáxia’, o terceiro ‘Thor’, a ‘Capitã Marvel’ (mostrando a força feminina no universo Marvel), o solo do ‘Pantera Negra’, o segundo ‘Homem-Formiga’, os ‘Inumanos’ e outros filmes ainda não anunciados.
‘X-Men’ da Marvel:
não quer mais saber de tantos super-heróis, há algumas alternativas
interessantes, que também terão sagas interligadas, porém abrangendo outros
estilos. Entrando no campo do mistério e terror, embora suas roupagens com
certeza serão de superproduções com aventura e ação, a Universal está
preparando sua saga de monstros clássicos. Teremos filmes solos e interligados
que terão ‘Drácula’, ‘O Lobisomem’, ‘A Múmia’, ‘O Homem Invisível’, ‘O
Médico e o Monstro’ (‘Dr. Jekyll and Mr. Hyde’), ‘O Monstro de Frankenstein (e
sua noiva!), ‘O Monstro da Lagoa Negra’, ‘Van Helsing’ e outros. Ano que vem o
novo ‘A Múmia’ começará isso, com Tom Cruise como o herói e Sofia Boutella como
a múmia feminina. Russel Crowe será o Dr. Jekyll (o ‘Médico e o Monstro’) e há
boatos de que o estúdio sonda Angelina Jolie para ser a noiva de ‘Frankenstein’,
Johnny Depp para ser o ‘Homem-Invisível’ e The Rock para ser o ‘Lobisomem’. Fiquemos atentos, pois deve sair algo grandioso daí. Vale lembrar que esta
ideia não é novidade, visto que todos estes monstros clássicos foram feitos
originalmente pela Universal na Era de Ouro de Hollywood e alguns apareceram em
crossovers de outros, como o épico ‘Frankenstein Encontra o Lobisomem’, de
1943.
Universo ‘Star Wars’:
Filmes Girl Powers:
Filmes com força feminina vem fazendo sucesso. Mostrar que as mulheres podem quebrar com bandidos e protagonizar ação de verdade é um dos principais discursos que o cinema vem tecendo recentemente, promovendo a igualdade e representação feminista. Recentemente tivemos um elenco feminino em ‘Caça-Fantasmas’, já citamos a ‘Capitã Marvel’ na saga dos ‘Vingadores’ e a ‘Mulher-Maravilha’ na ‘Liga da Justiça’ da DC. No novo ‘A Múmia’ da Universal o monstro título será uma mulher. Até uma versão feminina de ‘Os Mercenários’ deve ser oficializada nos próximos anos. Esta tendência deve crescer e embora alguns critiquem, é importante sim esta representatividade dentro do cinema. Quem ganha é o público, com uma variedade de personagens fortes.
‘Avatar’ segue invicto como a maior bilheteria da história, único a chegar perto dos inacreditáveis 3 bilhões de dólares arrecadados. Muito se fala nas aguardadas continuações e os planos da Fox e do cineasta James Cameron é lançar mais 4 filmes! Estão demorando a sair do papel, pois precisa-se um grande orçamento, uma boa tecnologia (Cameron sempre gosta de inovar algum recurso visual) e o principal: ter um bom roteiro que justifique mais 4 filmes. Estamos na torcida não apenas que estes filmes cheguem logo, mas que façam jus ao primeiro. Não importa o que alguns haters falam simplesmente porque o filme foi um sucesso, ‘Avatar’ é um clássico moderno, um épico espacial que faz uma crítica ao que o homem branco fez com os índios. A trama é boa e com a experiência de Cameron, algo grandioso vem aí.
Retomada das clássicas sagas de terror:
Mas as grandes sagas de terror também serão retomadas. Teremos novos longas de franquias como ‘Jogos Mortais’, ‘Olhos Famintos’, ‘O Chamado’, ‘Sexta-Feira 13’, ‘O Massacre da Serra Elétrica’, ‘Halloween’, ‘Brinquedo Assassino’, ‘HellRaiser’, ‘O Fantasma’, ‘Evil Dead’ e ‘Horror em Amityville’. Há boatos de que pode sair um novo ‘A Hora do Pesadelo’ e um sexto ‘Premonição’. Há ainda uma remota (mas plausível) chance de alguns dos filmes com assassinos lendários serem interligados dentro de um mesmo universo, o que colocaria Jason, Freddy, Chucky, Leatherface e outros dentro de uma mesma saga. Apesar de remoto, seria épico.
A retomada de ‘Jogos Vorazes’, ‘Harry Potter’, ‘Crônicas de Nárnia’ e ‘Piratas do Caribe’:
Se você achava que ‘Velozes e Furiosos’ tinha que acabar, o sétimo filme de 2015 foi um imenso sucesso – o maior da saga – e impulsionou ainda mais os motores da Universal. O oitavo filme chega ano que vem e certamente não irá desacelerar por aí.
continuações:
games:
E para você, quais projetos te deixa mais empolgado? Comente aí!