O Ataque (2013, de Roland Emmerich)



2013 foi o ano em que acabaram com a casa branca. Dois filmes com a mesma temática invadiram as telas: o bom ‘Invasão à Casa Branca’ (leia a crítica aqui!) e este ‘O Ataque’. O primeiro citado é um filme explosivo, divertido e mais pesado, remetendo aos filmes da franquia ‘Duro de Matar’. Este aqui consegue um feito mais padronizado e menos divertido, mas mesmo assim muito explosivo. Isto se deve ao trabalho de um cineasta dedicado aos blockbusters de ação: Roland Emmerich. O cara responsável por sucessos como ‘Independence Day’, ‘Godzilla’, ‘O Dia Depois de Amanhã’ e ‘2012’ gosta mesmo é de destruir coisas, e aqui não é diferente, embora seja mais modesto.


O tema é o mesmíssimo do já citado ‘Invasão à Casa Branca’. O porém é que aqui o filme é mais caro, com um diretor mais “inflado” e com astros de maior sucesso (principalmente o queridinho do momento:  Channing Tatum). Mas isso não é garantia de sucesso. Justamente por seguir um padrão mais clichê e usual, e por ter um orçamento maior – e por isso ter uma censura mais leve para arrecadar mais – este aqui acaba perdendo para seu concorrente. Mas é por pouco, o maior problema do filme é mesmo ter uma violência branda, sem sangue ou cenas fortes, o que seu rival ganha em disparada. Outro ponto negativo é a atuação da menina filha de Channing Tatum na trama, que é bem fraca e na versão dublada chega a ser irritante (filmes dublados sempre desmerecendo as obras, não?). 

Mas temos a presença de Channing Tatum e do ótimo Jamie Foxx, que certamente valem o ingresso e fazem sua parte de assegurar a atenção do público. Os efeitos especiais e a ação são eletrizantes e empolgam de verdade. Temos aqui um produto feito pelas mãos de um cara que sabe o que faz quando o assunto é cinema pipoca. Roland Emmerich traz boas cenas e algumas reviravoltas. Embora seu final pudesse ser melhor do que foi, ao menos o filme diverte a quem procura um bom filme de ação. Mesmo que levemente inferior ao ‘Invasão à Casa Branca’, ‘O Ataque’ irá proporcionar aos menos exigentes um bom entretenimento explosivo. 

NOTA: 7


Direção: Roland Emmerich

Elenco: Channing Tatum, Jamie Foxx, Jason Clarke, Joey King, Lance Reddick, Maggie Gyllenhaal, Michael Murphy, Richard Jenkins, Alain Moussi, Andrew Shaver, Anthony Lemke, Colby Chartrand, Falk Hentschel, Garcelle Beauvais, Gary Wasniewski, Jackie Geary, Jake Weber, James Woods, John MacDonald, Kevin Rankin 

Sinopse: a Casa Branca é tomada por paramilitares, e cabe a um agente (Tatum) proteger a vida do presidente dos Estados Unidos.

Trailer:





























































Deixe seu comentário:

Deixe uma resposta