Especial Johnny Deep – Para Patrícia Augé Timm




Estou 3 semanas atrasado, mas aqui vai mais um pedido ou promessa atendida. Uma amiga, Patrícia Augé Timm me informou que queria ver um especial do Johnny Deep. Então aqui vai Patty! Relembre os filmes do cara, anote algum que não tenha visto, saiba sobre curiosidades e de bônus vou lançar umas fotos para o público feminino. Sou fã do cara (pelo talento, deixo claro … RSRS), mas aqui vai esta matéria completa e exclusiva do Minha Visão do Cinema. Apertem os cintos e vamos lá:



John Christopher Depp II é filho de John Christopher Depp que é engenheiro, e Betty Sue Palmer. Com apenas treze anos mudou-se com a família para a Flórida, após a separação dos seus pais que viria afetar a sua vida daí por diante. Com doze anos ganhou a sua primeira guitarra. Decidiu que o que queria era ser guitarrista, e não passar os seus dias na escola. Aos dezesseis, formou o primeiro grupo, The Kids, que depois mudou de nome para Six Gun Method.
Logo que chegou a Los Angeles, em 1983, casou com a maquiadora Lori Anne Allison, porém o casamento durou apenas dois anos. Foi Lori quem o apresentou a Nicolas Cage, que lhe conseguiu testes para o seu primeiro filme, A Nightmare on Elm Street (A Hora do Pesadelo). Nicolas virou um grande amigo. Na lista dos amigos de Depp, além de Cage, estão Leonardo DiCaprio, Tim Burton, Helena Bonham Carter, Marlon Brando, Christina Ricci, Al Pacino e Sean Penn.
Johnny ficou famoso ao fazer parte do elenco da série de televisão 21 Jump Street (Anjos da Lei), entre 1987 e 1990. O sucesso o tornou um ídolo juvenil e símbolo sexual.
Em 1990 John conheceu o diretor Tim Burton na Ow Shit Studios, diretor esse com quem faria uma parceria duradoura – e estrelou Edward Scissorhands (Edward Mãos de Tesoura). O filme provou o talento de Johnny, passou a ser visto não como apenas mais um rosto bonito, mas sim um ator de verdade. O protagonista deste mesmo filme diz que se identificou bastante com este personagem. Entre outros filmes com o diretor Tim Burton estão Ed Wood, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça , a refilmagem de Charlie and the Chocolate Factory (A Fantástica Fábrica de Chocolate), a animação Corpse Bride (A Noiva-Cadáver), Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street (Sweeney Todd o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet), Alice in Wonderland (Alice no País das Maravilhas), e a mais recente parceria em Dark Shadows (Sombras da Noite).
Depp estreou como diretor em The Brave (O Bravo), de 1997. O roteiro foi escrito junto com seu irmão D. P. Depp e Paul McCudden, e onde além de atuar ao lado de Marlon Brando, John faz um índio cherokee, tribo da qual ele descende.
Mas foi com Pirates of the Caribbean (Piratas do Caribe) na pele do capitão Jack Sparrow, que recebeu sua primeira indicação ao Oscar de melhor ator em 2004. A segunda indicação ao Oscar veio em 2005, com Finding Neverland (br: Em Busca da Terra do Nunca), e em 2008 recebeu uma indicação por Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street.


Em 19 de novembro de 1999 deixou suas marcas na Calçada da Fama. Em 2009, aos 46 anos, foi eleito o homem mais sexy do mundo pela revista People.O que chama atenção em Depp também é a sua vida pessoal. Os romances com as atrizes Sherilyn Fenn e Jennifer Grey vieram depois do divórcio da primeira mulher em 1986 e pouco duraram. Com Winona Ryder, com quem noivou, a coisa foi mais concreta, chegando a tatuar “Winona Forever” no seu braço. Depois do fim do namoro, Depp mudou a tatuagem para “Wino Forever” (bêbado para sempre). 
Depois veio Kate Moss, com quem teve várias idas e voltas. Ele viveu de 1998 a 2012 com Vanessa Paradis, que é mãe dos seus dois filhos: Lily-Rose Melody, nascida em maio de 1999 e Jack, nascido em abril de 2002, cujos nomes são em homenagem aos dois personagens principais do filme de Ridley Scott, Legend, de 1985, com Tom Cruise e Mia Sara nos papéis de Jack e Lily. Depp conheceu Vanessa quando filmava O Último Portal. Ele a viu num bar e pediu que um amigo a convidasse para se juntar a eles. Mesmo não sendo casados no papel, Depp e Paradis se consideravam marido e mulher desde o dia em que começaram a morar juntos, porém se separam em junho de 2012 .
Recentemente ao aceitar retornar à franquia Pirates of the Caribbean, pelo valor de 63 milhões de reais , tornou-se o sexto ator mais bem pago de Hollywood em 2012, de acordo com pesquisa da revista Forbes.

Prêmios e indicações:


Oscar (EUA)


Indicado na categoria de melhor ator, por Piratas do caribe: The Curse of the Black Pearl
Indicado na categoria de melhor ator, por Finding Neverland
Indicado na categoria de melhor ator, por Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street


Globo de Ouro (EUA)

Indicado na categoria de melhor Ator de comédia/musical, por Alice in Wonderland
Indicado na categoria de Melhor Ator comédia/musical, por The Tourist
Venceu na categoria de melhor ator de comédia/musical, por Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street
Indicado na categoria de melhor ator de drama, por Finding Neverland
Indicado na categoria de melhor ator de comédia/musical, por Pirates of the Caribbean: Dead Man’s Chest
Indicado na categoria de melhor ator de comédia/musical, por A Fantástica Fábrica de Chocolate
Indicado na categoria de melhor ator de comédia/musical, por Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl
Indicado na categoria de melhor ator de comédia/musical, por Ed Wood
Indicado na categoria de melhor ator de comédia/musical, por Benny & Joon
Indicado na categoria de melhor ator de comédia/musical, por Edward Scissorhands


BAFTA (Reino Unido)

Indicado na categoria de melhor ator, por Finding Neverland
Indicado na categoria de melhor ator, por Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl


Screen Actors Guild Awards (EUA)

Indicado na categoria de Melhor Ator, por Finding Neverland
Venceu na categoria de Melhor Ator, por Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl


MTV Movie Awards (EUA)

Venceu na categoria de melhor vilão por Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street
Venceu na categoria de melhor performance cômica por Pirates of the Caribbean: At World’s End
Venceu na categoria de melhor performance, por Pirates of the Caribbean: Dead Man’s Chest
Venceu na categoria de melhor ator, por Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl
Venceu na categoria de melhor comediante, por Benny & Joon
Venceu na categoria de melhor comediante, por Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl
Indicado na categoria de melhor elenco, por Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl
Indicado na categoria de melhor dupla, por Benny & Joon
Recebeu o prêmio MTV Generation 2012


Festival de Cannes (França)

Recebeu uma indicação à Palma de Ouro no Festival de Cannes, por The Brave


Prêmio César (França)

Ganhou em 1999 um prêmio honorário.


People’s Choice Award

Venceu a categoria de melhor ator por Public Enemies em 2009.
Venceu a categoria de melhor ator por Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides
Foi considerado o ator de melhor carreira


Kids’ Choice Awards

Venceu a categoria de Ator de Cinema favorito por Sombras da Noite em 2013.




Linha do tempo com filmes que eu considero marcantes na carreira dele:


A Hora do Pesadelo (1984)

Acredito que a maioria esquece que o primeiro filme do famoso Freddy e seus terríveis ataques nos pesadelos foi também o primeiro filme de Deep. Aqui ele é uma das primeiras vítimas desta saga que se tornaria referência pop do horror nos dourados anos 80.

Platoon (1986)
Neste clássico de guerra, Deep é mais um dos jovens a presenciar o caos da guerra do Vietnã. Filme cult obrigatório e relata um momento triste na história dos Estados Unidos.


Edward Mãos de Tesoura (1990)

O filme que definitivamente lançou a carreira do cara. Poético, gótico e Tim Burton puríssimo, até seus lindos segundos finais. Quem não ama?


A Hora do Pesadelo 6 – Pesadelo Final – A Morte de Freddy (1991)
Ele não morreu no primeiro filme? Mas aqui a saga de Freddy já começava a demonstrar exaustão, então resolvem matar o vilão. Na trama, Deep aparece rapidamente reprisando seu papel no primeiro. Aparição de luxo e quase invisível.



Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador  (1993)

Lindo e muitas vezes esquecido filme dramático. Foi aqui que Deep e DiCaprio se tornaram grandes amigos, vivendo uma bizarra trama dramática. Atuações sensacionais de ambos.


Ed Wood (1994)




Este seria um dos meus filmes favoritos de Deep. Ele interpreta o lendário diretor de cinema Ed Wood Jr., que já foi considerado o pior de todos os tempos. Em preto e branco e novamente de Tim Burton, Deep e seu jeito excêntrico casam perfeitamente com a vida real de Ed Wood, suas amizades, seu gosto estranho pelo cinemão trash e B. Ed Wood foi um gênio incompreendido, e Johnny Deep foi uma escolha sábia para representar e elogiar o cineasta. Esta é minha cinebiografia favorita. E sem dúvidas, o melhor e mais maduro filme de Burton.




Don Juan DeMarco (1995)
Johnny Deep como um galante conquistador. Sem mais!

Donnie Brasco (1997)

Johnny Deep encara este conceituado suspense de ação, em meio a policias, investigações e máfia. Um filme estiloso e sensacional.


O Último Portal (1999)

Um filme do mestre Polanski, nasceu numa época que devido à virada do milênio era moda fazer filmes sobre ceitas, anti-cristo e conspirações apocalípticas. O suspense psicológico cresce a cada segundo, culminando de maneira inflamatória.




A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)

Outro de Tim Burton, o gótico e o humor negro mais uma vez marcam presença. Muito eu vi este filme no extinto VHS. Uma obra classe A com clima B, elenco ótimo e claro: Johnny Deep.


Chocolate (2000)
Um bonitinho romance com Deep, para açucarar e emocionar corações frágeis.

Do Inferno (2001)

Outro filme dark, desta vez baseado numa HQ que narra a jornada do possível ‘Jack – O Estripador’. Um suspense de época muito bom!


Piratas do Caribe – A Maldição do Pérola Negra (2003)



A personagem de Deep que obteve maior sucesso e renome. Uma aventura gritante, genial e bem bolada. Cenas de ação que ao mesmo tempo funcionam como comédia. A atuação de Johnny é soberba e lotada de trejeitos que marcariam a franquia para sempre. Absolutamente imperdível.


Era Uma Vez no México (2003)
Do genial diretor Robert Rodriguez, este é o último capítulo da trilogia ‘Mariachi’. Aqui Deep é um policial que tem os olhos arrancados, mas ainda sim ele faz o que deve ser feito. O herói deste filme é Antonio Banderas.

Janela Secreta (2004)

Mais um suspense psicológico saída da mente do sombrio Stephen King. Aqui ele lança um filme cujo final e moral dão o que falar. Todos nós temos nossas janelas, muitas vezes secretas. Até Deep tem uma!




Em Busca da Terra do Nunca (2004)

Assisti a este filme recentemente, com minha prima. Fantástico, fabuloso e poético. Deep sai um pouco das personagens excêntricas e cai em um “falso excêntrico”. Ele continua alternativo e sonhador, porém com uma dose de realidade. Filme inspirador, que constantemente aparece em listas de melhores filmes.


A Noiva-Cadáver (2004)

Animação de Tim Burton. Sombria e quase não para crianças, o filme traz reviravoltas maduras e surpreendentes. Johnny Deep dubla a personagem central, que na verdade é um anti-herói.




A Fantástica Fábrica de Chocolate  (2005)

Remake de Tim Burton. Muitos acham o original melhor, mas esta versão tem sua graça. Deep está carismático e já demonstra que nasceu para papéis estranhos.




Piratas do Caribe – O Baú da Morte (2006)

Megalomaníaca sequência do original. Aqui tudo está em dobro e o destaque são as espetaculares (e hilárias) cenas de ação. Na minha opinião, é o mais divertido depois do primeiro. Deep está à vontade no papel e abusa de carisma e charme. Foi o filme da saga que mais arrecadou entre os 3 primeiros.




Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007)

Escolher este ou Ed Wood é difícil. Então digo que ambos são meus favoritos do Johnny Deep. Este aqui é um musical de terror de Tim Burton. Baseado em uma peça de teatro e ópera, o filme abusa em todos aspectos possíveis. Em quantos filmes você se emociona e se choca ao mesmo tempo? Em um instante um banho de sangue, e no seguinte uma bela canção ou uma cena doce que arrebata seu coração. Por este filme aqui morro de amores. Como diz certa canção do filme: 

And are you beautiful and pale, with yellow hair, like her?
I’d want you beautiful and pale, the way I’ve dreamed you were,
Johanna (Johanna)

Piratas do Caribe – No Fim do Mundo (2007)

Esta terceira parte não conseguiu ser tudo que pretendia, mas se tratando de Johnny Deep não há o que reclamar!




O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (2009)

Belo filme, que também serviu como despedida do excelente Heath Ledger. Como ele gravou poucas cenas, foram chamados vários atores para substituí-lo cada vez que ele atravessava um espelho, e um destes substitutos foi Deep.



Inimigos Públicos (2009)

Ótimo filme de gangsters, esquecido por muitos. A atuação de Deep está simples, porém sóbria e correta. Rajadas de bala e carrões antigos neste charmoso filme policial.



O Turista (2010)

Outro filme não tão lembrado, mas ver Johnny Deep e Angelina Jolie incendiando a tela com um romance policial de classe é para poucos. Gostei da química dos dois neste filme.




Alice no País das Maravilhas (2010)

Remake não tão bom quanto parece, mas fez um gigantesco sucesso. Mas Deep está sensacional no papel do ‘Chapeleiro Maluco’. Tim Burton mostra sua habilidade sublime com efeitos especiais únicos, boa fotografia, figurino e maquiagem.



Rango (2011)

Uma das mais fantásticas e originais animações já feitas. Deep dubla este lagarto de estimação que vai parar no deserto, cheio de animais ásperos e rudes. A montagem de faroeste e caipiras é espetacular. Ganhou Oscar de Melhor Animação 2012.


Piratas do Caribe – Navegando em Águas Misteriosas (2011)

O retorno dos piratas foi bacana, com direito à ‘Barba Negra’, sereias e zumbis. Uma das maiores bilheterias de 2011 e confirmou uma continuação que já está sendo produzida.




Sombras da Noite (2012)


Um dos fracassos de 2012, é outra obra de Burton. Gótico e hilário, este filme consegue ter uma pegada nostálgica e sexy. Eva Green está assustadoramente deliciosa e a química dela com Deep é surreal.



Anjos da Lei (2012)


Esta comédia de ação de enorme sucesso em 2012 é protagonizada por Jonah Hill e Channing Tatum. Onde entra Deep nisso? Lá em cima eu citei que ele fez a série de TV ‘Anjos da Lei’. Esta aqui é a versão moderna para o cinema. Deep aparece como …. Bem a surpresa é hilária e rápida, portanto assista ao filme atentamente!

O Cavaleiro Solitário (2013)

Um dos blockbusters de 2013, recém está saindo nos cinemas. Aparentemente irá fracassar em bilheteria, mas ver Deep em um papel excêntrico de novo e do mesmo diretor de ‘Piratas do Caribe’ e ‘Rango’… Tenho que assistir!


Piratas do Caribe 5 (2014/2015?)

As filmagens começam em breve. Entre final de 2014 e mais possivelmente em 2015 receberemos a já esperada quinta parte desta bilionária franquia. É ficar no aguardo…





E depois de tanto blá blá blá cadê as fotos que prometi? Aí estão, para a mulherada de plantão. Bom proveito: 

  

  

   



Obrigado por nos acompanhar Patrícia Augé Timm. Até a próxima.




Não esqueça de deixar seu comentário…



Deixe uma resposta