Em 1999 nasceu uma lenda cinematográfica adolescente: American Pie – A Primeira Vez é Inesquecível. Esse filme marcou uma geração inteira (no qual me incluo), que naquela época estava crescendo, entrando na escola e tendo seus primeiros amores. Era uma época de descobertas. O mundo também estava em transformação. Os celulares, os computadores e a internet estavam querendo ficar populares, o cinema passava por mudanças e os filmes que ditariam as regras de hoje estavam sendo lançados lá. Outro dia na crítica do filme Segundas Intenções eu já havia falado que 1999 foi um ano incrível para o cinema. O nascimento da franquia American Pie é outra prova disso.
O primeiro American Pie não foi o primeiro filme de comédia adolescente envolvendo sexo. Na década de 80 já existiam os Porky’s que já faziam sucesso. O que American Pie fez foi popularizar a linguagem adolescente, se tornando uma referência pop. Aí vieram o segundo e terceiro filme, também bons. Após isso vieram várias continuações direto em DVD, com outro elenco e situações. Mas esses foram forçados e muito banais. Eis que em 2012 ressurge com o elenco original. Eu estava temeroso que fosse ser mais uma forma de fazer dinheiro, mas apesar disso também influir; na verdade American Pie O Reencontro é uma doce balada nostálgica. Este sim é o “verdadeiro quarto” filme. Eu estava cansado de imitações baratas e sequências fracas. Mas mesmo não indo muito bem de bilheteria, este filme resgata o bom humor bizarro dos adolescentes do final dos anos 90 e início dos 2000.
O roteiro embora não muito original, consegue misturar muito bem as piadinhas pesadas e desmioladas da turma com novos elementos. Agora eles são adultos e devem lidar com problemas de adultos: casamento, filhos, divórcio, trabalho, traição e morte dos pais. Mas por um fim de semana eles esquecem disso e resolvem tocar o ” fo%#$* “. Então diversas situações começam a ocorrer, muito parecidas com as mesmas situações da trilogia inicial. Mas desta vez eles são adultos e terá consequências. Ainda no roteiro há espaço para nostalgia. Todos personagens dos 3 primeiros filmes estão aqui, nem que seja numa participação rápida.
Bem filmado e com piadinhas ágeis e sagazes, esse é um bom filme de comédia. Pega pesado sem apelar muito. Ok, tem algumas cenas tensas como a da tampa da panela. Mas nada grotesco demais. O elenco colabora. Apesar de alguns estarem meio enferrujados e longe das telas a um bom tempo, ao todo o elenco manda bem. Tudo parece uma grande brincadeira. Mas são três os que roubam a cena: Jennifer Coolidge (como a mãe de Stifler), Eugene Levy (como o pai de Jim) e o próprio Stifler vivido pelo irreverente Sean William Scott. Aliás, de todos atores, após o terceiro American pie; Sean William Scott foi o que mais se deu bem no cinema fazendo vários filmes legais (como Bem Vindo À Selva). Stifler é a alma da saga, como ele mesmo diz: Stifodão. Ele é o exemplo perfeito do que deveria ser a saga: humor irreverente, sem limites, como se estivesse numa eterna puberdade. No fundo essa é a proposta da saga.
Resgatando personagens queridos e situações engraçadas, porém com um roteiro atual (piadas com Facebook e internet toda hora) e maduro, American Pie O Reencontro é uma ótima pedida para ter aquele momento nostálgico (aquele momento em que você revive algo das antigas que te faz sentir muito bem). Não é só um filme, é um elogio a essa tão querida saga de filmes, que influenciou muito na sexualidade, nas tendências e até na cultura dos jovens de hoje. Aposto que todos que tem entre 12 e 25 anos conhecem essa franquia. Até um ano atrás eu ainda estudava e ouvia colegas e outros da escola ou curso falando de American Pie. Foram muitas as vezes em que o assunto de aula foi esses filmes. Até professores participavam.
American Pie O Reencontro traz o melhor da comédia adolescente, e mesmo que tenha seus momentos absurdos e levados, não deixa de passar seu recado: o tempo passa, a vida nos dá trabalho e problemas. A juventude passa, nossos pais morrem e tudo começa a se complicar. Uma pena que a juventude eterna não exista. Já pensou se a vida fosse uma grande festa estilo Stifler? Realmente o tempo passa, mas isso não quer dizer que não possamos relembrar disso às vezes. É o que American Pie O Reencontro faz: revive as aventuras daqueles amigos; e mais que isso, revive o melhor da comédia do final dos anos 90. Assistir a esse filme foi um momento feliz e único. Nostalgia pura.
NOTA : 9