Crítica: Morte no Nilo (2022, de Kenneth Branagh)

Chegou aos cinemas mais um longa-metragem baseado nas obras de Agatha Christie, dessa vez resolveram ilustrar e dar vida ao romance policial Morte no Nilo, de 1937. Em Morte no Nilo, estaremos diante de mais uma das investigações do detetive Hercule Poirot (Kenneth Branagh), ele embarca junto com Linnet Ridgeway (Gal Gadot) e Simon Doyle (Armie Hammer), um casal que está passando a lua de mel em um barco a vapor, com outros convidados seguindo o curso do rio Nilo com vista para os principais monumentos egípcios. Durante a viagem, Linnet Ridgeway é brutalmente assassinada e todos que estão na embarcação tornam-se suspeitos, cabendo a Poirot desvendar esse crime.

Kenneth Branagh dirige e atua no filme, dando vida ao detetive Poirot. Para quem não se lembra, não é a primeira vez. Em 2017, Branagh dirigiu outro longa-metragem inspirado no livro de Agatha Christie, Assassinato no Expresso do Oriente. O diretor já tinha vivido o famoso detetive Poirot neste caso de assassinato e mistério em um local bem peculiar, característica forte nas obras de Agatha Christie.

O que o espectador vai notar é que Kenneth Branagh se entregou e se colocou de todas as formas possíveis nesse longa-metragem. Será possível perceber logo no começo, onde o espectador é levado para um cenário de guerra, em que com a astúcia de Poirot ele consegue salvar o seu pelotão. De cara, somos agraciados com uma bela fotografia preto e branco, planos-sequência e muitos efeitos especiais de tiros e explosões. Os minutos iniciais do filme já poderiam se tornar um curta-metragem brilhante e comovente. Mas, o intuito real dele é apresentar Humbert Poirot e sua história que guarda marcas e dores que ficam para toda a vida e que explica muito da sua personalidade.

Quando a trama dá um salto no tempo, viajamos para Londres, por volta da década de 30. Então, conhecemos o restante do elenco e quem vai fazer a trama girar. O cenário é um clube de jazz comandado pela cantora Salome Otterborne (Sophie Okonedo), com o apoio de sua sobrinha Rosalie Otterborne (Letitia Wrigth) e no âmbito já nos deparamos com Humbert Poirot, conhecendo e apreciando o local e a música. Assim como ele na pista, avista-se Jacqueline de Bellefort (Emma Mackey) e Simon Doyle, seu então namorado que após conhecer Linnet Ridgeway, a deixa num estalar de dedos.

Bellefort e Doyle, os ex-namorados que são envolvidos com a polêmica e milionária Linnet Ridgeway, são apresentados como os principais suspeitos. Isso acontece porque o longa-metragem gira a partir da perspectiva do detetive Poirot. O velho crime passional impulsionado por ganância e ciúmes.

O roteiro ficou a cargo de Michael Green (Assassinato no Expresso do Oriente, 2017), ou seja, novamente um trabalho conjunto com Kenneth Branagh sobre uma das obras de Agatha Christie, trabalho esse que deu certo, pois além de bem fiel à obra original, os dois usam todos os recursos possíveis para mergulhar na fantasia literária. Porque quando lemos um livro, nossa mente viaja, imageticamente o filme faz isso o tempo todo e isso é uma das coisas mais impecáveis que a dupla junto com todo o corpo técnico conseguem fazer.

Assim como o livro, o filme tem um roteiro bem amarrado e como mencionado, os elementos por si ajudam a contar a história, desde o inicio de Poirot na guerra, passando por Londres onde o suposto romance entre Linnet e Simon começa, enquanto a chama da paixão entre Simon e Jacqueline se apaga e depois na viagem pelo rio Nilo, a tragédia acontece. O Rio e o Egito estão presentes e fazem parte da narrativa, com muita beleza e exuberância apesar de toda a computação gráfica.

Para os fãs de Agatha Christie vai ser uma maravilha, para quem gosta de suspense e romance policial também. O filme cumpre o seu propósito e ainda consegue ser magnificamente bonito, faz o nosso lado turista querer ter o Egito como o próximo destino de férias, mas uma viagem calma e tranquila, sem amores roubados ou crimes premeditados.

Título Original: Death in the Nile

Direção: Kenneth Branagh

Duração: 127 minutos

Elenco: Kenneth Branagh, Gal Gadot, Armie Hammer, Emma Mackey, Tom Bateman, Letitia Wright, Sophie Okonedo, Annette Bening, Rosie Leslie, Russell Brand, Dawn French

Sinopse: As férias do detetive belga Hercule Poirot, no Egito, a bordo de um glamoroso navio cruzeiro, transformam-se numa procura terrível por um assassino, quando a lua de mel idílica de um casal perfeito é tragicamente interrompida. Situado num cenário épico de paisagens desertas arrebatadoras e as majestosas pirâmides de Gizé, este conto de desenfreada paixão e ciúme incapacitante apresenta um grupo cosmopolita de viajantes impecavelmente vestidos, e voltas e reviravoltas suficientes para deixar o público expectante até ao chocante desfecho final.

Trailer:

Você já leu Morte no Nilo o que espera do filme? Conta para a gente!

2 thoughts on “Crítica: Morte no Nilo (2022, de Kenneth Branagh)”

Deixe uma resposta