Matrix Resurrections (2021, de Lana Wachowski)

Parece que muitos filmes que estão completando 20 anos nesses últimos anos tem recebido um revival, um reboot, um filme em comemoração, porém muitos deles não tem feito muito sucesso, ou acabam decepcionando.

Ao anunciarem Matrix Resurrections, confesso que fiquei preocupado, a primeira trilogia teve seus altos e baixos, mas estabeleceu um outro nível de produção nos cinemas, estabeleceu seu mundo, suas regras… Nem é preciso lembrar que o primeiro filme foi um absurdo de bom e revolucionário para a cultura do cinema. Dito isso, o quarto filme da franquia surge como uma sessão nostálgica e prepara o cenário para algo novo.

A diretora Lana Wachowski conseguiu mesclar muito bem a essência já consolidada dos três filmes com algo que está sendo construído de novo agora, isso pode ser visto em vários pontos do filme. Um exemplo e algo que me agradou foi eles reconhecerem os erros e acertos das obras anteriores e tentarem corrigir nesse novo. Matrix Resurrections é um abraço ao passado, mas vivendo no presente e construindo uma ponte entre presente e passado que só a mente da diretora pode nos contar.

Por ser um filme que homenageia a franquia, ele procura mesclar algumas cenas de ação com novos ângulos, mas mantendo o clima da trilogia inicial.

Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss provam que pode passar o tempo que for, a química deles continua a mesma. A relação dos dois é tão forte que quando estão em cena, você sente uma energia diferente. Um outro ponto que chama a atenção são os efeitos visuais, mais limpos, mas realmente caprichados pela produção. Nesse filme, vemos aquele embate mental que ressoam questões como: O que é real? Nossas vidas serão essa eterna rotina de trabalhar, pagar boletos, construir família …? Ou será que podemos fugir dessa realidade e construir algo novo?

Um dos pontos positivos do longa foi tentar responder algumas questões soltas, resgatando elementos do passado para nos darem essas respostas. E como se passaram 18 anos, o filme trabalha muito bem esse gap para construir um novo enredo.

A conclusão disso tudo é uma obra que aproveita muito bem dessa onda de fazer uma comemoração vintage, para homenagear e agradar os fãs antigos, mas ao mesmo tempo constrói um mundo novo e conquista novos fãs. Agora precisamos esperar por um próximo filme e explorar esse novo mundo da Matrix juntos, se houver um. Se não houver, ao menos poderemos sempre revisitar a quadrilogia Matrix.

Título Original: The Matrix Resurrections

Direção: Lana Wachowski

Duração: 148 minutos

Elenco: Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Yahya Abdul-Mateen II, Jessica Henwick, Jonathan Groff, Neil Patrick Harris, Priyanka Chopra, Christina Ricci, Eréndira Ibarra, Toby Onwumere, Max Riemelt, Brian J. Smith, Jada Pinkett Smith.

Sinopse: esta é uma continuação da história estabelecida na trilogia Matrix. Ela reúne Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss como os ícones cinematográficos Neo & Trinity numa expansão de sua história que se aventura de volta à Matrix e ainda mais fundo na toca do coelho. Uma nova aventura alucinante com ação e escala épica, que se passa num mundo familiar, mas ainda mais provocativo, onde a realidade é mais subjetiva do que nunca e tudo o que é necessário para ver a verdade é libertar sua mente.

Trailer:

Curtiu o filme? É fã da franquia?

Deixe uma resposta