Gavião Arqueiro – Quem é a Eco? (Análise do episódio 3)

A série do vingador arqueiro chega a sua metade e seu terceiro episódio nos entrega mais ação desenfreada e até mesmo nos introduz uma nova personagem que promete mexer as estruturas do universo urbano do MCU! E estamos aqui para debater os acontecimentos dos episódios e ainda achar referências aos quadrinhos e das próprias produções do MCU e ainda assim podemos especular o que podemos ver no final da temporada e até mesmo das futuras produções do MCU!

Agora se acomode, pois iremos debater os acontecimentos do terceiro episódio de Gavião Arqueiro!

Atenção: spoilers do episódio da semana!

A série do vingador arqueiro segue com tudo para festejar as festas natalinas desse ano, após analisarmos o episódio de introdução no episódio 1, a trama de conspiração em meio ao crime organizado de Nova York em pleno natal segue a todo o vapor, mas antes de continuarmos a jornada de Clint Barton e Kate Bishop, o seriado buscou introduzir ainda mais a personagem misteriosa que encerrou o episódio anterior, a heroína Eco, ou para os íntimos a Maya Lopez.

Ela é um personagem que aos poucos está causando um alvoroço ultimamente, pois no Disney+ Day desse ano foi anunciado que ela ganhará uma série própria, mas quem ela é exatamente? Para quem não conhece a personagem, ela é uma nativa norte-americana que nasceu com deficiência auditiva, mas isso não impediu dela se tornar uma lutadora feroz, tanto que sua habilidade principal é de copiar movimentos de oponentes durante a luta e usá-los à sua vontade, quase parecido com o Treinador que vimos no filme da Viúva Negra. Ela surgiu nos quadrinhos na década de 90 durante as histórias do Demolidor, onde Wilson Fisk notou as habilidades e queria utilizá-los para destruir o Demolidor, tanto que ele mata os pais dela e põe a culpa no herói e a adota como filha, e incube ela de treinar para derrotar o Homem sem Medo. Como se não fosse o bastante, Fisk obriga Maya a se envolver romanticamente com o Matt Murdock para atacá-lo pelos dois lados. Ela já possuiu muitas histórias, inclusive ela já assumiu o manto do Ronin nos quadrinhos e promete gerar reboliço no universo urbano no MCU.

Ela é logo reencaixada no MCU de forma coesa ao mostrar parte de sua infância, onde ela já demonstrava uma habilidade fora do normal de notar detalhes ao redor sem ouvir com clareza e até mesmo de vermos mais da sua relação com os pais, ainda notando que a coisa que mais aproximava ambos era a devoção com dragões e criaturas mágicas. Isso para nós não deixa de ser uma novidade, pois nesse ano fomos introduzidos a criaturas místicas e dimensões fantásticas com o longa Shang-Chi, onde vimos parte da dimensão de Ta-Lo e vimos no grande clímax do filme do herói lutando ao lado do grande guardião que é um majestoso dragão voador.

Essa devoção a criatura foi muito simbólica para a personagem, pois vendo que a cultura oriental se torna o motivo dela querer artes marciais e até treinar para ser uma grande lutadora, coisa que vimos acontecer no primeiro duelo mirim que ela enfrenta, e nessa cena já vemos a sua habilidade de copiar os movimentos em boa forma e evoluindo para o que ela vai se tornar no futuro. Mas afinal como todo herói ele precisa de um passado traumático para se ascender ao seu propósito e vimos a sua derrocada quando ela presencia um ataque do Ronin a Gangue de Agasalho a qual ela e seu pai fazem parte, e ela já nutre um desejo de ódio ao ver o Ronin, que era o Clint Barton durante o Blip, matar o pai na frente dos olhos dela.

Essa raiva a leva a adentrar fundo nos negócios da Gangue de Agasalho, onde vemos ela interrogar Clint e Kate para entender de fato se o Ronin voltou para assombrar o mundo do crime, mas ela não consegue nada, pois o próprio Clint já deixava claro que o Ronin não está mais vivo, já que segundo ele, a Viúva Negra o matou. Isso não deixa de ser meia verdade, pois foi ela que tirou ele da vida sombria de vigilante assassino e o motivou a querer se unir aos heróis e salvar o universo do caos gerado por Thanos.

Deixando um pouco a história de lado, o grande destaque nesse episódio foi a ação desenfreada com os nossos dois heróis ao fugir da gangue, com direito a perseguição de carro com plano-sequência ao som da clássica composição natalina de O Quebra-Nozes e altas explosões vindas das variadas flechas do Gavião Arqueiro, com direito a que mais roubou a cena que foi a flecha das indústrias PYM, a empresa responsável pela tecnologia de encolhimento do Homem-Formiga, fazendo ela ficar gigante e explodir os carros dos bandidos.

Mas claro que nenhuma produção vive só de cenas colossais de ação, o episódio se preocupou em querer dar um pouco da relação de Clint e Kate, cada vez mais próximos eles buscam uma conexão entre eles ao vermos Kate ajudar Clint com a atenção devota aos filhos, que se mostram mais solitários nesse feriado natalino. Isso é muito representado com a quebra do aparelho auditivo dele durante a fuga e se mostra mais vulnerável e permite que Kate se aproxime mais dele, mas nunca perdendo o humor, com direito a uma piada referência ao uniforme clássico do Gavião Arqueiro dos quadrinhos feita pela Kate.

A trama de ambos os nossos heróis não deixa de andar, pois a investigação prossegue com Kate dando insinuações com o namorado da mãe de Kate, Jack, o pretexto para ir mais a fundo dos segredos dele e da mãe dela, assim o episódio encerra com gancho com a Kate e o Clint sendo abordados pelo Jack armado com a espada do Ronin, deixando mais claro para tanto o Vingador quanto para nós o espectador que Jack tem segredos sombrios de fato e fará de tudo para protegê-los.

Porém esse mistério dos segredos de Jack e Eleanor, não são nada comparados ao grande mistério que está sendo construído aos poucos: quem é o misterioso Tio? Sendo mencionado constantemente ao longo do episódio, é deixado entendido que ele comanda a Gangue de Agasalho, e segundo Clint, é uma pessoa muito perigosa. As poucas pistas deixadas nesse episódio é que ele tem uma ligação próxima com a Maya desde a infância, pois se lembrarmos na cena da origem da personagem, ela recebe um carinho não apenas do seu pai, mas de uma pessoa misteriosa de terno escuro.

As maiores apostas dos fãs, considerando o passado de Maya nos quadrinhos é que o misterioso Tio é o poderoso Rei do Crime, Wilson Fisk, já que ele sempre esteve ligado a ela e acompanhou o treinamento para ser uma grande lutadora nos quadrinhos para que ela destruísse o Demolidor. É empolgante pensar que o grande vilão pode estar retornando para o MCU, mas temos que tomar cuidado para que isso não vire um grande delírio coletivo e vire algo que fruste muitos espectadores no final da temporada, como foi o caso da polêmica suposição do Mephisto em WandaVision. Talvez em contexto menos sonhador, podemos supor que possa ser o próprio Jack Duquanse no comando de tudo e seja algo mais coerente na série como um todo. Mas ainda teremos que aguardar pelos próximos episódios.

Assim encerramos a análise do terceiro episódio da série da Marvel estrelada pelo vingador arqueiro, e deixa ainda perguntas mais empolgantes sobre o que virá a segui, pois estamos na metade da temporada e ainda estamos em dúvida de acontecimentos que levarão até o natal. Será que vamos descobrir quem é o Tio? Será que Kate Bishop irá virar uma vingadora? E, relembrando a cena pós-crédito de Viúva Negra, quando veremos a entrada de Yelena Belova na série, prometendo bagunçar ainda mais a vida dos nossos heróis?!

Fiquem conosco para mais novidades!

O que achou da nossa análise? Gostou da ECO? Quem você acha que é o Tio?

Escreva um comentário! Siga-nos em nossas redes sociais! E confira o nosso site para mais novidades!

Deixe uma resposta