Crítica: WHAT IF…? (2021, de Bryam Andrews)

Este ano continua se tornando muito importante para o Marvel Studios, depois de sua interrupção no ano passado devido ao descontrole gerado pela pandemia, esse ano colocou a casa das ideias em força total nos seus lançamentos no cinema e principalmente para a sua nova mídia que é o streaming Disney+. As suas produções anteriores apostaram na expansão e consequência dos grandes eventos dos últimos filmes dos Vingadores e preparavam terreno para coisas mais ambiciosas no futuro. Porém, em sua quarta série lançada, inclusive a primeira em animação, WHAT IF…? apostava numa pegada mais à parte do andamento do universo cinematográfico e querendo ser mais inventiva com os seus personagens construídos em 13 anos de MCU.

A premissa de uma série antológica onde que cada episódio veríamos uma história estrelada por um herói alternativo é algo muito atraente a ser pensar, afinal, a linha What if…? da Marvel Comics era um prato cheio para os leitores e escritores ter a oportunidade de explorar maiores limites com personagens queridos e ver novos enredos a partir de mudanças pequenas nesse universo que conhecemos muito bem. Com mais de uma década de MCU, era muito esperado ver esses heróis vivendo em situações diferentes, por isso a série em seus nove episódios na primeira temporada explora esse conceito muito atraente, onde vemos surgimento de novos heróis carismáticos como a Capitã Carter e o T’Challa Senhor das Estrelas. Porém as histórias entregues não vão além da premissa do que se propõem ao vermos uma versão alternativa.

A história da Capitã Carter consegue até cativar pelo carisma da nova heroína, mesmo a sua história sendo muito reciclada do que vimos no primeiro filme do Capitão América, mas a que melhor se sobressai é a do T’Challa, não apenas deixa der ser especial pela aparição final de Chadwick Boseman depois de sua trágica morte em 2020, mas sua aventura cósmica cumpre os requisitos de imaginar um universo totalmente novo e cativante que cumpre os requisitos de vermos uma história nova sendo guiada a um personagem que certamente fará falta no MCU.

Além disso, o WHAT IF…? se aproveita muito para brincar de gêneros diferentes, sendo que funciona numa temática que muitas vezes o público alvo das produções da Marvel não está acostumado, mas que se mostra muito desnivelado por conta das inclusões de dose de humor que não combinam nas produções anteriores do estúdio, soando até mesmo infantil em certos momentos gritantes, em particular no episódio dos heróis zumbis, que é muito atenuado ao que poderia ser sombrio e trágico. Isso não ofusca o terceiro episódio que brinca com a caça de um serial killer matando os Vingadores, que mesmo superficial, é uma ideia bem-vinda ao contexto de uma história nova e diferente do que se espera numa história da Marvel.

Ainda falando do humor infantil desnivelado da série, o mais gritante pode-se observar no sétimo episódio, focado no Thor festeiro, sendo que o próprio conceito de vermos o deus do trovão nessa situação não é muito chamativo, a impressão que dava ao ver essa história é sentir muito dessa comédia que o personagem nórdico abraçou desde seu terceiro filme em um nível descontrolado, não encontrando a consistência necessária que o Taika Waititi trouxe para o personagem em seu filme, fazendo ele soar muito tosco e mal encaixado na proposta de ousadia que o WHAT IF…? prometeu em seu anúncio.

A falta de ousadia necessária pode até mesmo ser encontrada no sexto episódio, focado no vilão Killmonger, que por mais que soasse cativante um personagem querido e complexo retornando para o MCU, a história entregue de seu retorno é soada forçada e feita de qualquer jeito, pois não se via uma lógica convincente nas ações da história, e perde muito a oportunidade de vermos esse personagem que merecia um enredo mais complexo e até mais maduro por parte do histórico do vilão que vimos ser apresentado no Pantera Negra de 2018.

O real potencial dessa série que pode ser observado é na história do quarto episódio, focado no Doutor Estranho, a ousadia e grandiosidade de explorar ao máximo do personagem numa animação, que em teoria possuiu uma liberdade maior de criação e de extrapolação de limites visuais, garante arrebatamento de imagens mais grandiosas e potentes, principalmente se vermos o enredo ousado e até mais emocional que consegue desenvolver mais o personagem que está crescendo no MCU. E mesmo que essa produção é mais voltada para ser mais à parte da cronologia central do universo cinematográfico, alimenta mais expectativas do que podemos esperar de Stephen Strange. O mesmo pode se dizer do Ultron, um dos vilões mais esquecidos do MCU por conta da sua frustrante aparição no segundo filme dos Vingadores, ganhou o seu espaço para brilhar e virar um grande vilão ameaçador, que rende até mesmo as melhores cenas de lutas nas produções da Marvel, vistas no grande clímax apresentado no episódio final, focado nos Guardiões do Multiverso.

Ao todo é difícil definir o resultado da estreia do Marvel Studios no território da animação, a estética de animação possuiu o seu atrativo de ser bonito em cenas de ação e de remeter ao visual colorido dos quadrinhos mais atuais da editora, porém a direção de atores para dublar os personagens não demonstra o real impacto que muitos atores sentem quando estão atuando em produções live-action, soando forçado e apenas uma imitação dos personagens do que propriamente uma atuação de voz como um dublador profissional faz em produções. Sendo assim WHAT IF…? se prova uma verdadeira montanha-russa com grandes momentos que explora grandes limites ao MCU como conhecemos, porém, alinhado à ideias pouco inspiradas, deixa a dúvida se veremos alguma melhora na segunda temporada, seja de qualidade de enredo ou técnica, pois nesse ano vimos o Marvel Studios entrar com tudo no universo televisivo, que mostrou ambições diferentes trazendo a qualidade cinematográfica dos filmes para o streaming, com respeito e noção do que realmente queriam acrescentar aos personagens num terreno totalmente novo.

Titulo Original: WHAT IF…?

Direção: Bryam Andrews

Episódios: 9 Episódios

Duração: 25-35 minutos

Elenco: Jeffrey Wright, Hayley Atwell, Chadwick Boseman, Samuel L. Jackson, Benedict Cumberbatch, Mark Ruffalo, Michael B. Jordan, Chris Hemsworth e Ross Marquand.

Sinopse: No vasto multiverso do MCU, inúmeras decisões levam a mudanças radicais em cada realidade dando origem a novos heróis e novos inimigos. Através dos olhos da misteriosa entidade cósmica chamada o Vigia, acompanhamos essas realidades que trazem histórias que muda tudo que conhecemos dos nossos personagens favoritos.

TRAILER:

O que achou da série WHAT IF…? Qual a sua história preferida? Que história pode ser abordada na próxima temporada?

Escreva um comentário! Siga-nos em nossas redes sociais! E confira o nosso site para mais novidades!

Deixe uma resposta