WHAT IF…? – Os Guardiões do Multiverso (Análise do episódio 9)

E a quarta série da Marvel Studios desse ano chega ao fim! WHAT IF…? fechou a sua temporada entregando a grande surpresa que estava sendo construída ao longo de suas oitos histórias alternativas do multiverso do MCU, a união dos Guardiões do Multiverso! Estrelados pelos diferentes heróis de universos variados, vemos eles enfrentarem a grande ameaça ao multiverso sendo convocados pelo misterioso Vigia!

Ao longo dessas semanas acompanhamos essas histórias que extrapolou os limites do MCU e tudo o que conhecíamos dos nossos personagens, sendo eles caminhando por lugares inimagináveis ou situações diferentes das habituais, o que sempre se propôs na iniciativa WHAT IF…?. Nós comentamos a cada episódio lançado nas últimas semanas, discutindo os acontecimentos, caçando referências aos quadrinhos ou ao próprio MCU e quem sabe até especulando o que pode vir no futuro das produções do Marvel Studios sendo para o cinema ou para o streaming!

Nós já comentamos a história da Capitã Carter, do T’Challa Senhor das Estrelas, do Serial Killer dos Vingadores, do Doutor Estranho Supremo, do Apocalipse Zumbi no MCU, da amizade perigosa de Killmonger e Tony Stark, do Thor Festeiro e da origem do Ultron Supremo e Inimigo do Multiverso. Nós seguimos a nossa cobertura anual de lançamentos Marvel Studios em diferentes mídias, e mesmo o ano chegando ao fim, seguiremos a trazer o melhor conteúdo para você desfrutar do melhor do MCU nesse ano.

Agora se acomode, pois debateremos os acontecimentos finais de WHAT IF…?!

Atenção: spoilers do episódio da semana!

A construção da formação dos guardiões do Multiverso era algo que notávamos ao longo de suas oitos histórias que víamos a cada semana no Disney+, era uma forma de vermos um andamento coeso em diversas histórias alternativas que no final faria algum sentido no espectador, por mais que soasse mais agradável se o seriado seguisse no formato mais de antologia, que seria mais cravado na sua identidade e diferencial no catálogo de produções no Marvel Studios. Porém como é ditado em tendências nos enredos do MCU, os heróis se juntarem é um clichê esperado na maior parte dos fãs da Marvel.

Assim conseguimos ver como todos os personagens que acompanhamos ao longo das semanas, com o Vigia recrutando de cada universo distinto o seu salvador poderoso, como a Capitã Carter, o TChalla e entre outros, em muito deles vemos as suas histórias e, porque eles tomaram decisões que alteraram todo o seu universo e se tornaram únicos no vasto Multiverso. Contudo não esperávamos ver uma nova personagem introduzida logo no episódio final, pois vemos uma heroína que não teve sua história contada nessa temporada que é a Gamora utilizando a armadura de seu poderoso pai Thanos! Ela se mostra muito à parte e sua aparição pode até soar de graça, mas segundo os produtores da série animada, a história dessa Gamora que vemos, inclusive  também vemos um Tony Stark com uma armadura espacial e de cores fortes (remetendo ao planeta Sakaar), e, além disso, vimos que ambos estão em Nidavellir, a forja dos deuses onde vimos o Storm-Braker sendo feito no Vingadores:Guerra Infinita. Foi revelado que essa história foi cortada dessa temporada por conta de problemas na produção causada pela pandemia, por isso foi jogada para a segunda temporada e é bem provável que será o episódio que abrirá a temporada seguinte.

Voltando aos acontecimentos do episódio final, vemos cada um desses heróis sendo chamados pelo Vigia, onde cada um deles está enfrentando uma ameaça em particular, sendo muitas vezes continuações dos eventos apocalípticos que encerravam boa parte de suas história, mas em particular, a que mais chama a atenção é a situação que a Capitã Carter está em seu universo, onde vemos que ela está no momento exato que está ocorrendo os eventos do filme Capitão América 2: O Soldado Invernal, em específico na cena de ação de abertura onde no original, Steve Rogers liderava um regaste de reféns capturados pelo Batroc num navio cargueiro, e nesse universo notamos que quem liderou a missão foi a própria Peggy Carter, tendo direito ao próprio uniforme que relembra o que Rogers usou em seu segundo filme, com um azul-escuro e detalhes branco cinzento, referências à bandeira britânica e mais puxado para um agente do governo do que propriamente um super-herói.

Assim quando os heróis são recrutados vemos o grande time: Capitã Carter, T’Challa Senhor das Estrelas, Thor Festeiro, Killmonger soberano de Wakanda, Doutor Estranho Supremo e Gamora de armadura do Infinito, ambos se reúnem num bar que remete a época da segunda guerra, provavelmente seria do universo da Capitã Carter, e vemos que o Vigia alerta da ameaça do Ultron Supremo e que está de posse das joias do infinito. A Gamora sugere de usar a arma destruidora de joias do infinito do seu universo, todos ficam de acordo e conseguem escolher um mundo destroçado e sem vida para se esconder de Ultron, porém eles não esperavam a atitude infantil e imprudente do Thor festeiro gritando “Viva Las Vegas” e conseguindo despertar a atenção do grande vilão do multiverso, dando início do confronto dos guardiões com o Ultron.

O primeiro embate em si, é bonito de se ver, vendo os heróis no auge do seu poder e trabalhando junto com outros heróis, e lotado de referências aos filmes antigos, como a junção de milhares de martelos do Thor para atacar Ultron que relembra a junção de milhares de Doutores estranhos para conter Thanos em Guerra Infinita, mas ainda vemos uma finalização muito inesperada quando o Doutor Estranho Supremo consegue vencer o primeiro round com ajuda dos zumbis que vimos no quinto episódio, em particular com a ajuda da Feiticeira Escarlate zumbi.

Mas a luta não é tão fácil quanto parece, pois, vimos que o Ultron supremo é mais poderoso do que imaginávamos, o que bate muito de frente com o Doutor Estranho Supremo, que já notamos em sua história de origem, é o mais poderoso de todos, pois ele sugou a magia de infinitas criaturas místicas no multiverso para conseguir quebrar a ordem primordial de seu universo, e nesse episódio vimos o auge de seu poder com um ser de poder imensurável com o Ultron inimigo do Multiverso. Em particular vemos que a batalha segue no universo onde esse vilão se originou, onde derrotou os Vingadores e destruiu toda a vida no universo, mas é nesse mundo que os guardiões ganham mais um apoio de outra heroína, a Viúva Negra sobrevivente, pois ela está disposta a derrotar o Ultron.

Com essa junção a batalha se prossegue com os guardiões tendo que conter o vilão para usar a arma da Gamora, que parece ser ativada através da joia da alma, é um fato que fica muito vago e mal explicado do porquê essa joia em particular é tão essencial para ativar a arma, provavelmente essa parte seria explicada na sua história cortada dessa temporada, mas é possível especular sobre, afinal a joia da alma era a mais difícil de se obter, pois relembrando, era necessário que quem desejava a joia precisava sacrificar aquilo que mais amava, e sabemos que Thanos sacrificou a sua filha mais amada para obter a joia. Então talvez o evento que causou distorção do seu universo pode ter sido esse momento, mas não saberemos o que é de fato até vermos a sua história sendo contada na próxima temporada.

Voltando ao momento que os heróis conseguem conter o vilão e assim ativar a arma da Gamora, o fato de cada herói utilizando os seus poderes para conter o vilão remete como os Vingadores conseguiram deter o vilão Thanos em Titan no Guerra Infinita. É uma citação divertida dado em conta que aquele filme foi lotado de momentos grandiosos de ação, em conjuntos dos heróis que os animadores pareceram se inspirar para criar o episódio final de WHAT IF…?.

Mas essa contenção dos heróis não funciona muito, pois como o próprio Ultron fala, cada universo funciona à sua forma e do seu próprio jeito, isso inclui as próprias joias do infinito dele, assim a arma de Gamora não consegue funcionar por ser de outro universo, deixando os guardiões numa situação de desespero e sem solução, rendendo até mesmo o Ultron liberando o máximo do seu poder ficando gigante, remetendo a outra cena antiga do MCU que nunca foi feita. Explicando melhor, no segundo filme dos Vingadores, A Era de Ultron, o cineasta Joss Whedon planejou que o grande clímax do filme seria os heróis enfrentando um Ultron feito de milhares de Ultrons soldados que se uniriam e formaria um Ultron gigantesco, porém essa cena foi cortada por conflitos na produção e planejamento. O pouco que temos dessa cena excluída é essa arte conceitual descartada do filme.

Então os animadores conseguiram se aproveitar da ideia descartada e assim criaram a sua versão para conseguir aumentar a escala da ameaça do Ultron supremo, e novamente vimos a confirmação do alto nível do poder do Doutor Estranho Supremo ao utilizar os tentáculos da criatura dimensional, que ficamos especulando se é Shuma Gorath, mas que no final das contas não foi oficializado nessa produção. Strange consegue até repelir o poder de Ultron, mas não é suficiente para o derrotar e dá a entender que tudo está perdido.

Mas o que não esperávamos é que quem conseguiu derrotar o Ultron foi a Viúva Negra sobrevivente, utilizando a flecha do Gavião Arqueiro com o vírus do Armin Zola, e com ajuda da Capitã Carter consegue atingir o Ultron e assim destroçar a inteligência artificial do Ultron e derrotá-lo. Finalmente conseguimos ver o seu visual clássico dos quadrinhos quando ele conseguiu colocar a sua mente num corpo de robô, contudo com o rosto na barriga, um visual muito estranho para os filmes, mas que na animação faz sentido.

O que parecia ser o fim logo se transforma em mais um problema, pois logo vemos que o Killmoger também deseja as joias do infinito para si, e também Zola deseja o mesmo poder e ambos começam a lutar pelas joias, mas Strange consegue conter os confrontos de ambos numa dimensão espelhada. O fato de Killmoger trair o grupo é até um pouco esperado, afinal ele não é um herói e sim um vilão, visto na história dele, ele é disposto a qualquer coisa para conseguir conquistar, mas a incursão rápida no momento final da história faz soar como algo gratuito e muito fora do enredo. Naturalmente pode ser um dos ganchos deixados para as próximas temporadas e como sabemos na Marvel, nada do que foi plantado é gratuito e podemos esperar coisas grandes no futuro com esses personagens.

Assim muitos dos guardiões são convocados de volta aos seus universos respectivos, mas o mais surpreendente é que a Viúva Negra sobrevivente nega a voltar ao seu universo, pois afinal não sobrou mais nada lá, então o Vigia consegue mandar Natasha no universo que vimos no terceiro episódio, onde os Vingadores foram mortos e apenas sobrou o Capitão América e a Capitã Carter, fazendo de modo que todas as peças dessa temporada se encaixam perfeitamente e assim fica por encerrado a primeira temporada de WHAT IF…?!

Nunca podemos deixar de esquecer de como que qualquer produção da Marvel Studios não ficaria completa sem as suas cenas pós-créditos mostrando grandes promessas para um futuro próximo, e a sua primeira série animada não ficaria de fora. Na cena em questão vemos a Capitã Carter novamente no contexto de seu universo e seguindo a missão de salvar os reféns de Batroc, o que nem ela e nem nós esperávamos é que nesse navio contém uma figura misteriosa sendo transportada, nada mais que a Esmagadora Hidra, que vimos no primeiro episódio dessa temporada e revelando haver alguém lá dentro, mas a grande pergunta é: quem é essa pessoa?

A grande aposta é de que a pessoa provável dentro deste traje é Steve Rogers que Carter conheceu de seu tempo, outra possibilidade é que possa ser Rogers sendo manipulado pela HYDRA, tornando ele o Soldado Invernal desse universo. Será que pode ser o Bucky normal ou transformado? As apostas são inúmeras e as discussões nunca param.

Assim a série WHAT IF…? termina sua primeira temporada deixando pistas e discussões a serem levantadas a respeito do que podemos ver nas histórias alternativas que podem acontecer na próxima temporada. Será que veremos algumas continuações dessas histórias que vimos nessa sequência de lançamentos? Veremos histórias novas? A grande certeza é de que segundo os produtores da série animada, a temporada seguinte trará novos personagens além dos que estamos conhecendo nesses novos filmes e séries da Fase 4, ou seja: podemos esperar Agatha Harkness de WandaVision, o Agente americano de Falcão e Soldado Invernal, a Lady Loki/Sylvie de LOKI, a Yelena Belova e o Guardião Vermelho de Viúva Negra, o herói Shang-Chi ou até mesmo os semideuses cósmicos Eternos… Enfim, muitos personagens podem aparecer e fazer histórias cada vez mais mirabolantes a serem contados.

WHAT IF…? ao que tudo que se mostrou, se provou uma série polêmica entre fãs da Marvel que tinham grandes expectativas sobre novas histórias de personagens, mas entregou o que prometia e se tornou uma atração interessante na nova leva de lançamentos do MCU, após tantas expansões vistas em séries e nos filmes. Ainda não sabemos se WHAT IF…? irá impactar o MCU diretamente na trama do caos do multiverso que está se encaminhando na Fase 4, mas alguns rumores podem sugerir que certos personagens podem aparecer em versões live-action, como o Doutor Estranho Supremo ou a própria Capitã Carter, dado o sucesso que eles se tornaram entre os fãs da Marvel. Resta apenas esperar os próximos acontecimentos do MCU em seus lançamentos.

Sendo assim, continuamos o seguimento de lançamentos das próximas estreias do Marvel Studios, onde anteriormente veríamos mais duas séries live-action esse ano, MISS MARVEL e Gavião Arqueiro, contudo a primeira série focada na Kamala Khan sofreu atraso na sua pós-produção sendo jogada para o começo de 2022. Assim a última série desse ano do MCU será a do Gavião, e pelo que vimos no trailer divulgado será uma produção de herói com espírito natalino e mostrando o surgimento de uma nova heroína que é a Kate Bishop!

Enquanto isso nos cinemas veremos dois grandes filmes que serão grandes eventos no MCU, o primeiro será ETERNOS, dirigido pela vencedora do Oscar Chlóe Zhao abordando a mitologia dos deuses cósmicos Celestiais e de seres poderosos que protegem a humanidade contra os deviantes, ao que tudo indica nos trailers e nas imagens divulgadas será um épico de encher os olhos e pode até conseguir uma vaga na briga pela estatueta da Academia do Oscar. E por fim o grande filme que encerrará 2021 será Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, o filme mais aguardado do ano, pois veremos a trama do caos do Multiverso entrar no universo do teioso e veremos grandes vilões dos longas antigos retornando, e quem sabe, a reunião dos três Homens-Aranhas do cinema nesse filme!

Vamos ficar de olho e não deixe de conferir mais conteúdo sobre os grandes lançamentos da Marvel desse ano que continuaremos produzindo para melhorar a sua diversão nas grandes produções no cinema e no streaming!

O que achou da nossa análise? Gostou dos guardiões do Multiverso? Que história você gostaria de ver na segunda temporada de WHAT IF…?

Escreva um comentário! Siga-nos em nossas rede sociais! E confira o nosso site para mais novidades!

Deixe uma resposta