Crítica: Casa Gucci (2021, de Ridley Scott)

Gucci é uma das maiores marcas de luxo no mundo, sinônimo de império, status e glamour. Para a família Gucci o significado é de fraudes, disputas e muitas polêmicas. Casa Gucci narra justamente uma das maiores polêmicas envolvendo o nome da tradicional família italiana; o assassinato de Maurizio Gucci (Adam Driver) que foi encomendado por sua ex-esposa Patrizia Reggiani (Lady Gaga).

No longa-metragem dirigido por Ridley Scott (O Último Duelo, 2021), o destaque no meio de tantos conflitos dos Gucci fica a cargo de Maurizio, o último Gucci à frente dos negócios da família. Na interpretação de Adam Driver, o público perceberá que Maurizio é um jovem reservado e pouco familiarizado com os negócios, mas que se veste da cabeça aos pés de Gucci e carrega muita elegância em toda sua performance.

Patrizia interpretada por Lady Gaga demonstra-se o oposto de Maurizio, uma mulher extravagante, ambiciosa e bem incisiva. Assim que conhece Maurizio, ela passa a persegui-lo e insistir num envolvimento. Maurizio não resiste às investidas dela, logo os dois começam a namorar.

Completam o elenco Al Pacino como Aldo Gucci, Jared Leto como Paolo Gucci e Jeremy Irons como Rodolfo Gucci, fechando os integrantes da família Gucci que eram vivos durante a fase em que Maurício assumiu os negócios e teve sua ascensão.

No meio desse processo o espectador vai acompanhar todo o relacionamento de Patrizia e Maurizio, com altos e baixos. Logo no início tem o conflito com Rodolfo Gucci, que nota que a nora não passa de uma potencial golpista. Depois ela precisa aprender a conviver com a animosidade de Aldo e principalmente do filho Paolo.

Quando se assiste o trailer e por se tratar de uma história conhecida, o que se aguardava dessa trama é que fosse algo dramático, pesado e bem triste. Mas, o que temos é um roteiro bem desenvolvido e com boas sacadas que trazem um humor sob medida. O roteiro que é assinado por Becky Johnston e Roberto Bentivegna faz com que as duas horas e meia não sejam sentidas de tão agradável.

As interpretações de todos estão impecáveis, com destaque para: Lady GaGa e Jared Leto. Lady GaGa acaba roubando a cena, apesar de estar a frente de outros trabalhos no cinema como Nasce uma estrela (2018), em Casa Gucci ela dá um show de interpretação, esse deve ser o trabalho que vai alavancar a carreira dela como atriz e a torna forte candidata ao Oscar. Jared Leto vem impressionando a algum tempo nas telonas, mas nesse longa o ator aparece irreconhecível, mas mesmo incorporando um senhor de idade, ele se destaca e traz muito humor para o filme.

O filme contou com figurinos reais que foram emprestados para as filmagens. Certamente pesou bastante para os atores que encarnam os personagens, até porque por se tratar de uma história do meio da moda os elementos também compõem e contam a história. Elementos que estão presentes o tempo todo, começando por Maurizio sempre usando cintos e sapatos da sua própria marca, não é diferente para Patrizia que parece não vestir outra grife a não ser Gucci e Aldo que além de um dos donos é também um dos maiores fãs do seu próprio negócio.

Quando se pensa em trilha sonora é outro elemento que foi muito bem definido, a seleção das músicas foram muito bem colocadas, pois além de caírem bem com as cenas, elas colaboram para retratar a história. O espectador vai poder escutar vários hits ao longo do filme.

Casa Gucci é um dos filmes mais aguardados do ano, mas com Ridley Scott na direção somado ao elenco de peso e uma história tão emblemática, não poderia ser menos. Dá para afirmar que as expectativas podem realmente ser as melhores e vão se manter assim ao fim da sessão, pois o filme está impecável do início ao fim, com bom humor e muita elegância.

Título Original: House of Gucci

Direção: Ridley Scott

Duração: 157 minutos

Elenco: Lady GaGa, Adam Driver, Jared Leto, Al Pacino, Jeremy Irons, Salma Hayek, Jack Huston, Jack Huston, Camile Cottin, Youssef Kerkour

Sinopse: Casa Gucci é baseado na história de Patrizia Reggiani, ex-mulher de Maurizio Gucci, membro da família fundadora da marca italiana Gucci. Patrizia conspirou para matar o marido em 1995, contratando um matador de aluguel e outras três pessoas, incluindo o terapeuta. Ela foi considerada culpada e condenada a 29 anos de prisão. Quase 3 décadas de amor, traição, decadência, vingança e assassinato, o filme revela a importância e poder que o nome Gucci carrega e o quanto a família faz para ter o controle.

Trailer:

Você vai perder esse show de atuações e uma verdadeira aula de moda? Se já assistiu, comente o que achou!

Deixe uma resposta