WHAT IF…? – Tony Stark e Killmonger: Uma amizade perigosa! (Análise do Episódio 6)

Chegamos ao sexto episódio da primeira série animada original do Marvel Studios e exclusiva do streaming Disney+, WHAT IF…?, onde após uma sucessão de episódios com ideias mais sombrias e mais voltadas ao lado sobrenatural, o sexto episódio mostra uma realidade onde uma pequena mudança no MCU, pode impactar drasticamente o MCU inteiro!

Estamos dando a cobertura semanal dos acontecimentos de cada episódio das séries da Marvel lançadas esse ano abarrotado de lançamentos para cinema ou para o streaming, com o propósito de aumentar a sua experiência, contado umas curiosidades e referências dos quadrinhos ou do MCU por completo, e quem sabe poder especular o que pode acontecer no final da temporada. Nós já debatemos o episódio da Capitã Carter, do T’Challa Senhor das Estrelas, do serial killer dos Vingadores, do Doutor Estranho Maligno e do apocalipse Zumbi no MCU.

Agora se acomode, pois debateremos os acontecimentos de WHAT IF…?!

Atenção: spoilers do episódio da semana!

Como estamos reparando nessas últimas semanas, a primeira temporada de WHAT IF…? está mais voltada para os acontecimentos da fase 1 do MCU, pelas referências e acontecimentos mais marcantes, afinal foi a fase mais importante pela formação dos Vingadores e que remodelou todo esse universo cinematográfico que acompanhamos todos esses anos. E agora nesse novo episódio vimos a distorção de realidade mais forte até o momento, pois o episódio 6 começa exatamente onde toda a trajetória da Marvel se iniciou, o sequestro do Tony Stark no Afeganistão pelos Dez Anéis, onde todos nós sabemos que foi acontecimento que originou não apenas a armadura do Homem de Ferro, mas também todo o caráter e personalidade heroica de Stark, que culminou no seu grande sacrifício em Ultimato.

Então essa história nos entrega uma realidade muito intrigante, mas que não é totalmente explorada como deveria, onde o Stark não passou por toda sua jornada de transformação numa pessoa melhor e que tudo isso se deve ao evento primordial que foi o salvamento de Tony pelo vilão mais complexo do MCU, o Killmonger, que retorna para o MCU novamente sendo interpretado pelo astro Micheal B. Jordan e mostra como eles desenvolvem uma amizade suspeita, afinal sabemos desde sua aparição no filme do Pantera Negra as motivações sombrias dele e do que ele é capaz de realizar. A relação dos dois se constroem a partir de que ele ganha a confiança de Tony quando ele revela que o seu braço direito das Indústrias Stark, Obadiah Staine, era o responsável pelo ataque do Afeganistão e acaba ganhando os empregos tanto do Staine, de COO das Indústrias Stark, como o do chefe de segurança Happy Hogan, que é uma atitude muito irresponsável, mas sabemos que Tony dessa realidade não liga mais para essas noções de perigo iminente.

Killmonger, ao longo do episódio, consegue construir o seu plano que veremos mais a frente de querer se apropriar do poderio militar e realizar o esquema maligno dele, como a ideia de criar drones de controle remoto, como vimos em Homem de ferro 2 sendo feito pela indústria rival de Stark, a Hammer Industries. Agora ele tem um visual alternativo inspirado em animes, isso é bem legal de ser referenciado, pois, o ator Michael B. Jordan sempre declarou em entrevistas que é fã assumido de animes japoneses, como Naruto, Dragon Ball e etc, e se tornou um easter egg na série animada do próprio ator.

Voltando à trama do episódio, vemos que para realizar esse drone é necessário um metal que o Killmonger conhece muito bem, o Vibranium, o metal mais precioso do MCU sendo encontrado em único lugar na Terra, Wakanda. Claro que é impossível encontrar direto na fonte, então é necessário consultar uma grande fonte que é Ulysses Klaw, vilão presente no MCU desde Era de Ultron e com a principal reserva clandestina de vibranium no mundo, e é lá que o nosso tenente James Rhodes é enviado para encontrar em nome do governo americano, exatamente no mesmo local que vimos no segundo filme dos Vingadores. Porém a grande diferença é que nesse local está o próprio T’Challa, assumindo o manto do Pantera Negra, querendo recolher o mineral roubado de seu país, contudo nesse universo vemos que o Killmonger está sempre à frente e ele utiliza a mesma arma de disparo sônico que Obadiah usou em Stark no primeiro Homem de Ferro e acaba matando tanto o Rhodes quanto T’Challa.

Não é nada tão surpreendente assim, afinal Monger sempre se mostrou de caráter muito decidido para conseguir o que quer não importa o limite que ele é capaz de ultrapassar, tanto que vemos isso se repetir quando Stark, conseguindo descobrir através de JARVIS o plano de assassinato do novo “amigo”, é morto pelo mesmo, mostrando como o MCU se distorceu pela presença do vilão nessa realidade. Lembrando que essa é a terceira vez que Tony morre nessas histórias, onde ele foi assassinado no episódio 3, virou Zumbi no episódio anterior e agora foi morto por Monger, o que é bem curioso, afinal é a grande figura de todo o MCU feito pelo maior astro da história do Marvel Studios. Talvez se deve pelo fato de não termos o Robert Downey Jr. no elenco de voz, um fato curioso e deveras engraçado.

Voltando à trama, já fica muito escancarada a intenção mórbida de Killmonger, mas o que ele realmente quer é o que veremos mais à frente, quando ele consegue manipular ainda mais as altas patentes do governo americano, e com a presença do General Thadeus Ross, um personagem que está constantemente reaparecendo em grande parte no MCU desde Guerra Civil, após ficar sumido desde o segundo filme do Hulk, e mostra como a figura é novamente manipulada pelo vilão e o plano dele de aumentar o avanço dos drones que ele criou com Stark, querendo invadir Wakanda pela vingança da morte de seu “amigo”.

Quem conhece o vilão e seu passado visto no filme do Pantera Negra sabe que ele quer ter o poderio tecnológico que só existe em Wakanda, então os seus planos de invasão tem duplas intenções. Quando ele manda os drones para o país africano e tenta obter a ajuda de Ulisses Klaw para encontrar a entrada, ele acaba repetindo a mesma cena no filme original onde Killmonger mata o bandido querendo ganhar a confiança da realeza de Wakanda, o que naturalmente acaba ganhando apenas a confiança dos wakandianos e implorando para lutar contra as invasão dos drones (que ele mesmo criou).

Assim somos finalmente demarcados com o grande clímax do plano do vilão, onde ao conseguir salvar Tony Stark no início, ele acabou criando um armamento poderoso que só ele consegue controlar, manipulando não apenas o governo americano e até mesmo a realeza de Wakanda, mas culminando numa batalha que convenientemente acaba sendo vencida por Killmonger e assim resulta no que ele sempre quis: o trono de Wakanda. Até que o episódio caminha para o final quando o vilão se consagra como o novo Pantera Negra, rendendo até uma cena interessante com o espírito do T’Challa sobre até onde o uso da violência é necessário para alcançar os seus objetivos, que não deixa de ser uma extensão do que vimos ser discutido no filme original. Sendo assim o mundo que conhecemos e vimos nesse episódio é onde o Tony não se tornou o Homem de Ferro, e fica a pergunta: onde se encaixa os Vingadores nesse universo? Lembrando que o Loki pode invadir a Terra a qualquer momento e outros heróis podem surgir como o Capitão América (que está congelado), o Thor (que pode vir atrás do irmão) e etc, é o gancho deixado quando a únicas pessoas que desconfiaram do vilão, que foram a Pepper Potts e a pequena Shuri, juntam forças para derrotar o vilão. E assim acaba o episódio…

O episódio dessa semana entregou uma trama muito básica e deveras aleatória na proposta original do WHAT IF…?, com uma ideia muito barata e não muito criativa comparada a das semanas anteriores, e, além disso, culmina na questão de o que veremos nas histórias seguintes, que parecem ser mais interessante ou até mesmo mais divertidas do que vimos nos episódios anteriores, que flertaram com o sombrio e até mesmo com realidades e versões alternativas de personagens muito conhecidos. Só nos resta aguardar os três episódios finais da temporada, que iremos comentar na nossa cobertura semanal!

WHAT IF…? é uma produção Marvel Studios e exclusiva do streaming Disney+.

O que achou da nossa análise? Gostou do Killmonger voltando ao MCU? Qual a expectativa para as próximas histórias?

Escreva um comentário! Siga-nos em nossas rede sociais! E confira o nosso site para mais novidades!

Deixe uma resposta