Loki – O Criador da TVA (Análise do Episódio 6)

Enfim chegamos ao final de mais uma série da Marvel, e ao que tudo indica com o final bombástico, LOKI acabou-se tornando a série mais importante do MCU até agora, pois finalmente vimos acontecer o que estávamos esperando desde o início do ano: a criação do Multiverso! Nesta série vimos muitos conceitos muito importante sendo apresentados aliados à jornada do nosso vilão carismático ao lado de novos coadjuvantes que roubaram a cena e também nos introduziu um novo personagem que, ao que tudo indica, será o principal vilão nessa nova fase do Marvel Studios.

Como sempre estamos dando procedimento a nossa cobertura de lançamento dos filmes e séries da Marvel este ano, debatendo episódio por episódio das novas séries da casa das ideias e especulando o que aconteceu de interessante e o que ela pode revelar não apenas para o final da temporada, mas para o futuro do MCU! Nós fizemos a cobertura da série do deus da mentira, onde debatemos o episódio 1, 2, 3, 4 e 5, e agora vamos debater o episódio final da nova série e, em simultâneo, podemos especular teorias sobre como essa história irá continuar.

Agora se acomode, pois vamos debater o episódio final de LOKI!

Atenção: Spoilers do episódio final!

Relembrando o que falamos na análise anterior do episódio 5, reforçamos no que podemos esperar do final da série e o que podia ser a grande revelação que a série estava construindo desde seu episódio inicial, se seria algo mais externo ou algo mais condizente no que foi apresentado na trama. Pode se dizer que ouve um meio-termo na grande revelação que muito fãs estavam esperando, pois, não, é algo totalmente à parte e é um agrado para aquele que queriam ver um passo enorme de evolução na trajetória do MCU.

Primeiramente vamos abordar o que aconteceu em seu encerramento, onde vimos o prosseguimento do ganho do episódio anterior, em que o nosso Loki protagonista ao lado da Sylvie tentando descobrir a real verdade sobre a TVA e sua constante autoridade sobre a linha de tempo sagrada única. O episódio soube construir bem o clima de revelação misteriosa, chegando ao ponto de nos assustar com a presença da Miss Minute aparecendo e sugerindo para as nossas personagens universos alternativos para fazê-los desistirem da vontade de desmascarar o criador da TVA, como Loki vivendo a conquista da batalha de Nova York e até matando o Thanos e Sylvie vivendo livre na sua própria realidade. Ambos obviamente negam a propostas em virtude da sua perseverança de libertar da opressão da TVA e assim a Miss Minute desaparecendo e nos aliviando com a possibilidade de a mascote da instituição ser a criadora da TVA.

Assim o episódio caminha, de maneira até expositiva demais, para a grande relação da trama da figura por trás de todo controle temporal, e dessa vez fomos surpreendidos! Importante ressaltar se melhor relembrarmos que as produções da Marvel são conhecidas por adaptar de formas alternativas os seus personagens para que eles não demonstrem que não estão sendo contra ao que foi nos apresentado nos quadrinhos. E então nós vemos que a figura por trás da TVA é “Aquele que Permanece”, personagem que existe nos quadrinhos, mas é retratado de uma maneira alternativa que, em simultâneo, introduz um novo grande vilão para o MCU, que é Kang o Conquistador!

O vilão estava sendo fortemente especulado desde o início da trama do seriado por conta de inúmeras referências aos longos dos episódios e além do fato do vilão já ter ator confirmado antes mesmo da série estrear, que vimos ele ser interpretado pelo astro de Lovecraft Country, Jonathan Majors, é necessário explicar conceitos para realmente entender a introdução desse personagem. Já sabemos que a série LOKI trabalhou bastante com variantes alternativas de personagens estabelecidos na trama, especialmente com o deus da mentira, então é possível existirem versões alternativas de personagens e esse criador da TVA é possível classificar como uma versão alternativa do vilão temporal dos Vingadores.

Ele possuiu muito da origem do personagem, de onde vem do século 31 e era tido como um cientista que conseguiu descobrir a existência de múltiplos universos alternativos que poderiam surgir de distorções temporais conhecidas como eventos NEXUS, o que soou natural até então, até inevitavelmente levou ao surgimento de versões alternativas malignas do personagem de Jonathan, que nós sabemos que se trate de Kang, por isso através de séculos ou milênios, ele criou  a TVA e com ajuda da captura e controle da criatura Alioth, que vimos no episódio anterior, ele conseguiu derrotar as suas variantes malignas e criou a tal ditadura temporal da única linha do tempo sagrada que deveria ser a única a existir.

Isso acabou intrigando muito forte os nossos protagonistas, vítimas da rigidez temporal da TVA e que estavam prestes a ser podados por não serem necessários da linha do tempo, especialmente Sylvie, porém o criador da TVA considerou a possibilidade de ambos os Lokis governarem a linha do tempo para evitar uma nova guerra de Multiverso, o que acaba causando um novo conflito entre eles e levando a lutar um com o outro, pois se relembrarmos, ambos desejam coisas diferentes para o fim da TVA, onde o nosso Loki protagonista deseja apenas ter de posse do maior poder do universo em vista que as distorções NEXUS e controle temporal se provam mais poderosas que as joias do infinito, porém Sylvie deseja apenas destruir o controle visto que a ditadura cósmica a arrancou da sua realidade do tempo que ela surgiu ainda criança e roubou a vida que ela poderia ter tido se não fosse a TVA.

Loki até consegue acreditar nas palavras do criador da TVA, mas Sylvie não e acaba jogando o nosso vilão de volta para a instituição temporal, e acaba matando-o, onde assim que a presença dele é podada, as distorções NEXUS escalam ao nível assustador e assim o Multiverso é criado enfim, para o deleite dos fãs. Porém, a real preocupação para o nosso Loki protagonista ainda não para apenas aí, pois surpreendendo o público, após os créditos iniciais vemos que a série LOKI ganhará uma segunda temporada, sendo a primeira a ter uma continuação depois das primeiras séries de Wanda e do Falcão Capitão América que eram tidas como minisséries. Vemos agora os ganchos fortes que a série deixou, onde Loki descobre que a TVA agora não apenas está um caos com ela agora está sendo comandada por ninguém menos que o Kang! Além disso, ao reencontrar com Mobius e a B-15 descobrimos que ambos não se lembram quem ele é, a grande autoridade Ravonna acaba escapando da TVA falando que vai em busca do tal livre-arbítrio que os rebeldes da instituição buscam alcançar e por fim vemos a B-15 revelando ao membro da tropa de elite da TVA que eles estão sendo controlados pelas mentiras impostas pela ditadura temporal.

Agora muitas coisas serão questionadas e especuladas para a próxima temporada da série do deus da mentira: será que Loki retornou para TVA? Ou é uma versão alternativa no vasto Multiverso? Será que Sylvie irá se arrepender de suas ações? Será que Mobius e B-15 irão iniciar uma rebelião dos agentes da TVA?  Kang irá aparecer mais na série? Ravonna irá se encontrar com ele em troca do seu livre-arbítrio? Teremos que aguardar para ver …

Recapitulando eventos anteriores das produções do Marvel Studios, muitos acreditavam que a distorção do Multiverso aconteceria em WandaVision e que a responsável seria Wanda e seus poderes grandiosos recém-descobertos, porém descobrimos que, na verdade, foi a grande rebelião provocada pela variante Lady Loki que liberou o caos que agora está escancarado no MCU, provando que agora muitas possibilidades podem acontecer ao longo das próximas produções do MCU, especialmente o filme Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura que promete ser um grande evento e mostrará o caos de múltiplas realidades que o mago supremo da Marvel irá enfrentar em seu próximo filme. Porém no meio do caminho teremos novos lançamentos a frente e acontecimentos ainda podem ocorrer no meio do percurso, visto que teremos uma segunda temporada confirmada de LOKI, e que o novo vilão Kang apresentado será o principal antagonista no terceiro longa do Homem-Formiga intitulado de Quantumania e está previsto para 2023, visto que toda trama de Multiverso ainda tem chão para acontecer, além do fato que a última produção da Marvel desse ano será o Homem Aranha: Sem Volta para Casa, em que há fortes rumores que veremos a aparição dos Homens-Aranhas de terras alternativas vindos de outras realidades. As peças estão sendo jogadas na mesa e veremos essa pequena saga do Multiverso que está se instaurando no MCU que promete ser empolgante pelas possíveis alterações drásticas e poderosas no universo Marvel inteiro. E iremos acompanhar com certeza!

E com isso nós encerramos a nossa cobertura da série estrelada pelo deus da mentira que se provou uma grata surpresa além da conta, pois não apenas vemos novos conceitos e expansão universo Marvel pela presença de conceitos de controle temporal e surgimento de Multiverso, variações temporais possíveis de personagens que prometem perpetuar ao MCU, além de vermos personagens novos e carismáticos que podem fortemente aparecer em produções futuras. Agora estaremos em espera da próxima produção da Marvel para esse ano, onde a próxima atração do Marvel Studios para o streaming da Disney será a série animada What if…? que demonstrará as variações de Multiverso e promete ser empolgante ver histórias alternativas e personagens queridos que podem abalar o multiverso do MCU, enquanto isso no cinema, parece que a próxima aventura no MCU será envolta da cultura chinesa ao lado de um novo herói que será Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis onde veremos uma nova expansão de cultura nesse universo, além de vermos um novo personagem que promete fazer parte da nova geração de heróis no MCU.

E óbvio, vamos fazer a cobertura dessas novas produções que chegarão ao streaming da Disney e ao cinema para oferecer ainda mais um conteúdo diversificado e divertido nesse ano abarrotado de lançamento do Marvel Studios! Não percam!

O que achou da nossa cobertura? Acha que a Sylvie tomou a decisão certa? O que você espera do Multiverso da Marvel?

Escreva um comentário! Siga-nos em nossas redes sociais! E confira o nosso site para mais novidades!

Deixe uma resposta