LOKI: O Vazio (Análise do Episódio 5)

A terceira série da Marvel Studios, LOKI, chega no seu penúltimo episódio antes de seu derradeiro final. Após explosões de cabeças na semana passada, o seriado nos entrega um episódio que não apenas prepara terreno para uma grande revelação para o seu final, mas também nos brinda com um capítulo lotado de referências não apenas ao universo Marvel ou aos quadrinhos, mas na cultura pop em certos aspectos.

Continuamos a nossa cobertura semanal dos lançamentos do Marvel Studios esse ano, seja para o cinema ou para o novo streaming da Disney. Já estamos na final da nossa cobertura, onde após debatemos o primeiro, o segundo, o terceiro e o quarto, iremos explorar o episódio dessa semana, com o propósito de entender as referências dos quadrinhos, do MCU, tentando entender os significados dos acontecimentos e tentando prever o que acontecerá no final da série ou até mesmo no futuro do MCU!

Agora se acomode, pois vamos debater o penúltimo episódio de LOKI!

Atenção: Spoilers do novo episódio da semana!

Como já esclarecemos no início do texto, o seriado LOKI entregou um episódio que pode até ser um deleite para os mais fiéis dos fãs da Marvel, contendo referências inusitadas ao universo Marvel, seja do cinema ou quadrinhos, pode se dizer que parte da diversão desse episódio foi caçar os easters-eggs presente na história. Partindo até mesmo no título, Journey into the Mystery que refere-se a revista original da Marvel Comics, cuja edição 83 de 1962 introduziu o personagem Thor sendo co-criação de Stan Lee e Jack Kirby.

Por fim nessa semana nós continuamos a nossa história do Deus da Mentira Loki se encontrando num local chamado o Vazio, em que nas palavras das variantes “Lokis” é a lixeira da TVA onde as variantes inúteis são jogadas fora e nesse ambiente destruído existem inúmeras versões circulando sem rumo certo. Nesse local há uma criatura feita de fumaça chamada Alioth que funciona como um ser que apaga, de maneira destrutiva, os restos de fragmentos excluídos da linha temporal comandada pela polícia temporal.

Essa criatura realmente existe nos quadrinhos, que, aliás está novamente conectada ao grande vilão aguardado pelos fãs, Kang O Conquistador, pois nos quadrinhos, Alioth é tido como grande entidade cósmica que se alimenta de ramificações e viajantes temporais e constantemente entra em confronto com o império comandado por Kang.

Esse vilão, aliás é referenciado logo no início do episódio, pois vemos num novo ângulo a torre dos Vingadores tombada e destruída e notamos que ao invés de conter o símbolo do supergrupo ou de Tony Stark, está escrito Qeng, sendo ser referente as histórias recentes dos Vingadores, onde Stark vende a torre dos heróis para um milionário misterioso chamado Qeng, que mais para frente é revelado que o tal milionário é um dos inúmeros disfarces do vilão temporal na linha do tempo do universo Marvel.

Porém, retomamos a história de nosso Loki, onde na tentativa de tentar entender o que está acontecendo, vemos ele conhecendo as inúmeras versões alternativas de si mesmo, onde o Kid Loki foi apagado pela TVA por matar o Thor, o Loki guerreiro conseguiu lutar ao lado do Capitão América e Homem de Ferro e conquistar as joias do infinito e por fim o Loki velho que conseguiu expandir o nível de seu poder para fugir do destino trágico de morrer nas mãos de Thanos, podendo envelhecer se isolando num planeta remoto, até  tivemos o estranhamente adorável Loki Jacaré. Essa interação é divertida e até inusitada, lembrando até mesmo o seriado animado Rick and Morty no inesquecível episódio da cidadela dos Rick, onde inúmera versões alternativas do protagonista Rick convivem entre si, a exploração do tema é atraente, porém não vemos ela se explorar como deveria, visto que mais à frente vemos mais uma legião de “Lokis” liderada por ninguém menos que o Loki presidente dos Estados Unidos, gerando um embate entre todas as variantes de Loki, pois o domínio que o nosso Loki protagonista se encontra, é dominado pelo Kid Loki.

Interrompendo a história conseguimos ver mais referências inusitadas, onde vemos que no tal Vazio da TVA há inúmeros vestígios do universo Marvel, entre eles vimos um capacete gigante do Jaqueta Amarela, inimigo de Homem-Formiga, a nave de Ronan O Conquistador de Guardiões da Galáxia e até o porta-aviões da S.H.I.E.L.D visto em Os Vingadores.

Capacete do Jaqueta Amarela
Nave de Ronan o Conquistador

Mais a frente já tivemos umas referências inusitadas ao helicóptero do Thanos, vinda de uma história alternativa que virou uma piada entre os fãs da Marvel que aparece no fundo da vastidão destruída e dentro do subsolo do esconderijo, quando a câmera passa da superfície para o subsolo, vemos o martelo do Thor ao lado de um pote de vidro onde lá dentro está  ninguém menos que o Throg, a versão sapo do deus do trovão.

Helicóptero do Thanos
Throg

Porém, enquanto estamos imersos nesse vácuo temporal com o nosso querido vilão, as coisas não estão nada bem na TVA, onde Sylvie tentando descobrir a farsa gigantesca que é a TVA ao lado de Ravonna, ela obtém certas respostas omissas e misteriosas, pois nem Ravonna parece demonstrar ciência da situação misteriosa da instituição temporal. Ainda assim, nós descobrimos que o real criador da polícia temporal está escondido em algum lugar secreto localizado no fim do universo e que o tal Vazio da TVA é parte crucial desse local misterioso, que iremos descobrir na semana que vem. Mas tudo isso é destruído quando os agentes da TVA conseguem encurralar a Sylvie e numa atitude ousada ela se apaga da linha temporal, indo parar direto no Vazio, e não está sozinha, pois vemos o nosso agente favorito Mobius, que sobreviveu e está no Vazio também.

A junção desses personagens durante o percurso no Vazio se torna cada vez mais divertida e cativante, pois chegamos mais à frente quando o nosso Loki protagonista reaparece ao lado do velho Loki e o Kid-Loki com Sylvie e Mobius, mais uma etapa de desenvolvimento de nosso deus da mentira ao lado da sua variante feminina se avança, pois perante o planejamento de descobrir uma forma de derrotar o Alioth e adentrar ao local do real criador da TVA, Loki e Sylvie se acolhem de maneira carinhosa, debatendo sobre o que fazer perante a dificuldade. Mais uma fez estamos vendo a real diferença de desenvolvimento que os seriados da Marvel para o streaming da Disney estão demonstrando, pois, a relação dos dois está se tornando o coração da história, ao contrário de vermos extensão de Multiverso, a trama de Loki se redescobrindo e tentando fazer as pazes consigo mesmo e até mesmo evoluindo mais do que apenas um vilão como antes era esperado, é muito positivo pensar sobre.

A trama se encaminha ao final, quando finalmente os nossos protagonistas estão chegando a enfrentar a criatura Alioth, rendendo cenas grandiosas de magia e encantamento de Loki e Sylvie tentando domar a criatura, porém é inegável dizer que quem roubou a cena foi o nosso velho Loki com a roupa clássica, conjurando, o que me arrisco a dizer, que foi a cena mais grandiosa da série da Marvel até então, uma projeção gigantesca de Asgard para distrair a criatura, rendendo até um sacrifício épico para o nosso personagem vintage. A qualidade dos efeitos especiais em nível cinematográfico demonstra a real ambição das produções do Disney+ de querer conquistar os seus assinantes, a cena grandiosa da derrota da criatura ainda é suplantada pela união suprema dos poderes de Loki e Sylvie, elevando o real potencial do vilão descobrindo os seus poderes de encantamento justificados pela redescoberta de si mesmo com a relação da sua nova aliada. Por fim o episódio se encerra com a porta do Vazio se elevando para revelar um castelo sombrio que nos demonstra onde está o real criador da TVA, dando um gancho empolgante para o seu episódio final.

Muitas apostas ainda estão sendo feitas entre os fãs, e a mais inusitada delas é de que veremos o grande vilão Kang o Conquistador fazendo a sua estreia no MCU, seria algo empolgante? Claro que seria, mas é preciso lembrar que após duas séries sendo lançadas esse ano, onde muitas expectativas foram criadas em torno, é muito arriscado se decepcionar com que não veremos um grande vilão agora, como foi a polêmica do Mephisto em WandaVision. É necessário a compreensão de que eventos bombásticos ou revelações grandiosas estão sendo guardados para os filmes que irão para os cinemas, e que as séries do Disney+ estão focados em narrar histórias “pequenas” nas entrelinhas do MCU, mas ainda assim mantendo o espetáculo visual e ambicioso das produções cinematográficas, então é necessário controlar o que esperar do episódio final e o que será revelado.

A aposta mais segura e possível é que o grande criador da TVA pode ser ninguém menos que mais uma variante do próprio Loki, sendo ele dotado de poder absoluto que conseguiu a milênios e veio a construir a TVA para ter seu domínio absoluto do Multiverso, seria algo excêntrico e inusitado, mas casaria com a proposta do seriado e com a personalidade de desejo e obsessão por poder do nosso protagonista.

As cartas nas mesas e muitas expectativas serão feitas e ainda falta saber o que acontecerá com nossos personagens. Será que Mobius irá confrontar a TVA depois que ele se afastou do grupo? Ele terá o seu jet-ski que tanto sonha? O que Ravonna fará para deter as variantes de destruir a ordem que a instituição temporal impôs? Será que Loki e Sylvie ficarão juntos? Teremos que esperar semana que vem …

E com isso nós concluímos a nossa análise da semana, que está inclusive lotada de conteúdo de lançamento do Marvel Studios, pois não só temos o penúltimo episódio de LOKI, mas também o aguardado filme de início da fase 4 do MCU, Viúva Negra! O filme está disponível nos cinemas ou no próprio Disney+ com pagamento adicional de 70 reais. E claro que daremos o veredito do novo filme em breve e seguiremos com a nossa cobertura comentando o final da série do nosso querido vilão e ainda daremos o veredito da série em geral. Aguarde por mais novidades!

LOKI é uma produção original da Marvel Studios e exclusiva do streaming Disney+.

O que achou de nossa análise? Achou todas as referências? Quem você acha que está por trás da TVA?

Escreva um comentário! Siga-nos em nossas redes sociais! E confira o nosso site para mais novidades!

Deixe uma resposta