Crítica: Dom (2021, de Breno Silveira)

A nova série da Amazon Prime Video está dando o que falar! Confira o que achamos a seguir!

Baseado em uma história real, a série vem dando o que falar, já que a família de Pedro diz não ter autorizado a história, que retrata principalmente a relação de Pedro (Gabriel Leone) com seu pai Victor (Flavio Tolezani) e o vício que destruiu pouco a pouco a família.

Pedro começou a usar cocaína aos 9 anos de idade, e antes dos 18 já havia passado 19 vezes por clínicas de reabilitação, mas sempre sem sucesso. Ficou um ano na antiga Febem e aos 18 anos saiu, mas na série a uma certa “passada de pano” em várias situações que envolvem diretamente Pedro, como o fato de que, ao ficar preso, ele “aprendeu” diversas coisas que usaria mais para frente na vida do crime. Cria a impressão de que o personagem é literalmente tomado pelo vício, mesmo tentando ficar limpo. Ao passo que a família fazia de tudo por ele, deixando de certa forma a atenção a outra filha de lado, já que ela sempre foi uma pessoa sem vícios e entendia, até certo ponto, as atitudes dos pais.

Conforme assistimos, fica claro que Pedro começa a tomar gosto pela vida do crime, inclusive quando passa a ser respeitado nesse meio. Outro ponto que a série ameniza (e muito) é a violência, já que ele era conhecido por suas vítimas como uma pessoa extremamente violenta, e na série mostram ele como uma pessoa calma e muito inteligente. Tinha seus surtos com a droga mas nada que perdurasse por muito tempo.

Não sei até que ponto a direção pôde contar a verdade da situação ou se por fim, foi uma tentativa de manter a família protegida do passado. Porém, quando paramos de focar na parte real com a história e simplesmente assistimos a série de cabeça aberta, ela é simplesmente sensacional. Tem cenas fortes, mostra de fato uma realidade que muitos com certeza desconhecem, os atores estão excelentes, acreditamos de fato naquilo e claro que o pano de fundo do Rio de Janeiro deixa tudo melhor. Fico em dúvida se devo achar uma tragédia familiar tão boa, mas no fundo, todo mundo gosta de ver esse tipo de conteúdo, sinto muito pela família de Pedro que claramente fez tudo e mais um pouco para ajudá-lo, mas ele não queria ou não conseguia sair dessa vida. A série foca em dois pontos primordiais, que é o começo da chegada da cocaína no Rio, quando Victor trabalhava infiltrado nas favelas e anos depois, quando a cocaína entra dentro de sua casa. A direção consegue delinear esse tempo e mostrar duas realidades totalmente diferentes que, no fim, acabam se cruzando.

As atuações são muito boas e verdadeiras, a trilha sonora é excelente e encaixa com os momentos que os personagens estão, a fotografia da série também é de se notar, já que foca no melhor e o pior que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Por fim, diria que a série conseguiu o que queria, mesmo deixando de lado alguns pontos fortes no debate do que era não ficção.

Nome Original: Dom

Direção: Breno Silveira

Duração: 8 episódios de 50 minutos aproximadamente

Elenco: Gabriel Leone, Flávio Tolezani, Filipe Bragança, Raquel Villar, Mariana Cerrone, Isabella Santoni

Sinopse: “Dom” é um drama baseado na história real de Pedro Dom, um atraente rapaz da classe média carioca que é apresentado à cocaína ainda na infância, evoluindo para na juventude tornar-se o líder de uma gangue que assalta condomínios no início dos anos 2000. Do outro lado está o pai de Pedro, Victor Dantas, que é um policial, que desde a década de 70, se engaja no combate à cocaína, sem imaginar que no futuro seu filho estaria afundado no vício.

TRAILER:

Gostou da série?

Deixe uma resposta