O Vigia: Thriller russo sobre isolamento e solidão

 

Distribuído no Brasil pela A2 Filmes e disponível para aluguel digital nas principais plataformas como NOW, Looke, Vivo Play, Google Play, Microsoft e iTunes, O Vigia é um interessante drama e suspense. Produzido na nova safra de filmes vindos da Rússia, ele segue o caminho contrário da maioria dos filmes de lá, que no geral às vezes pecam pelo excesso, talvez numa tentativa de emular os clichês hollywoodianos em solo russo. Mas aqui, o longa do cineasta Yuriy Bykov, que também assina o roteiro e atua como o protagonista, utiliza de sutilezas para contar uma trama que no fundo, é sobre solidão e isolamento. 

Aqui vemos o pacato e monótono dia a dia de um zelador de um sanatório abandonado ser abalado com a chegada de um casal problemático, que pede abrigo por uns dias. Acontece que os segredos desse casal e o passado violento do zelador virão à tona, trazendo consequências graves. 

É interessante que mesmo de forma indireta, o roteiro explora o estudo psicológico da mente desses personagens complicados, que estão tanto em fuga das suas ações do passado, como procurando paz no meio do nada. Ao mesmo tempo em que é perceptível que não é da natureza do ser humano se manter isolado de todos. Mesmo que por questões de adaptação em um ambiente hostil e de sobrevivência, a solidão afeta a todos os seres. Até mesmo entre o casal, é notável a tristeza e solidão da esposa devido os erros do marido, o que os afasta. Ela e o zelador tem em comum essa solidão, este distanciamento emocional de outros, o que acaba os ligando. 

Apesar do baixo orçamento e o filme se passar inteiramente no mesmo cenário, é visualmente bonito. A direção de fotografia e os ângulos de câmera aproveitam ao máximo a paisagem local, o grande sanatório vazio, a vasta neve do grande terreno, mantendo o visual do longa-metragem bem limpo. E tal uso da vastidão da neve amplifica a sensação de frio, do vazio desde lugar praticamente inóspito e portanto, da sensação de isolamento do resto do mundo. 

O terceiro ato do longa apresenta um desfecho simplista e um tanto clichê, assim como o ritmo da obra é um tanto lento. Mas a boa ambientação e as atuações muito competentes fazem deste uma obra interessante, que capta bem a potência do cinema russo e mostra um pouco do vasto cinemão fora dos holofotes de Hollywood. O Vigia vale o aluguel. 

Título Original: The Watchman 

Direção: Yuriy Bykov

Duração: 90 minutos

Elenco: Yuriy Bykov, Vladislav Abashin, Alla Yuganova, Aleksandr Kuzmin, Artur Beschastnyy, Gela Meskhi

Sinopse: A vida normal do zelador de um sanatório abandonado é perturbada pela chegada de um casal estranho que pede para ficar num dos quartos. O casal costuma brigar aos berros e fica claro que eles estão ali se escondendo de alguém. Certa noite, três homens ateiam fogo em algo perto do sanatório e atraem o vigia para fora. Quando ele surge, é atacado e ameaçado. Algum tempo depois, no meio de uma bebedeira, a mulher diz que seu filho de apenas dois anos havia morrido há pouco tempo e que seu marido está fugindo de seus antigos parceiros de crime – de quem ele havia roubado uma grande quantia de dinheiro. Este é apenas um dos segredos que o deserto gelado revelará.

Trailer:

Gosta de filmes internacionais? 

Deixe uma resposta