Crítica: PCC – Primeiro Cartel da Capital (2019, de João Wainer)

Acredito que no Brasil todos conhecem ou já ouviram falar sobre o PCC. Porém, sabemos realmente o que o PCC representa hoje dia? O documentário disponível no YouTube nos mostra de forma concisa e precisa como começou e no que se transformou essa facção que começou nas cadeias do Brasil. Se quiser saber sobre o que achamos, confira nossa crítica.
Hoje, a principal facção criminal atuante no Brasil, o PCC, começa aqui de forma modesta e justamente para lutar por justiça frente ao sistema, que podemos chamar de Governo. Eles queriam melhores condições nas cadeias, remédios e tudo o que um ser humano precisa para sobreviver, claro que de boas intenções o inferno está cheio, mas de certa forma, sua origem teve um começo “honrado”, mas com o passar do tempo, se transformou em algo que, até mesmo o mais crédulo desacreditaria. 
Um sistema com políticas ultrapassadas e um sistema carcerário precário foi o estopim para nascer o PCC, que teve início com seis membros, que a princípio, tinham ideias bem diferentes das quais conhecemos hoje, que era baseado em um sistema de controle pela violência, independente de quem fosse ferir. Não tinham controle dos seus ou de suas atitudes, mas tudo muda quando Marcola assume o controle. 
Inclusive o mesmo jura de pé junto que não tem nada haver com a facção e que muito menos é o cabeça de algo, porém sabemos a verdade… Muito do que a organização é hoje é graças ao fato dele estar encabeçando todo o sistema e criado leis, das quais é impossível divergir. Caso você vá contra essas leis, provavelmente sua vida estará em risco. 
Tenho a impressão que o PCC parece muito lúdico quando falamos sobre ele, mas muito diferente daquilo que vemos no dia a dia. Claro que são cheios de regras e cheios de leis que, somente eles se beneficiam e somente eles ganham algo em troca. Assim como os cartéis famosos, o PCC é considerado uma máfia, que cresce a cada dia e isso tem influência na nossa vida. 
No documentário fica nítido que, após o controle da facção mudar de mãos, muita coisa melhorou em questões de violência, já que novamente, segundo o documentário, as mortes caíram drasticamente, dando a entender que muito se deve à influência das leis que, todos aqueles que trabalham pela organização, devem seguir. 
O documentário também não vem querer embelezar o que o PCC é, mas sim mostrar como algo tão pequeno, que não foi contido no início, já que a incredulidade do estado para com eles era tão pouca, que hoje eles já perderam o controle de vez. O documentário também vem para nos mostrar isso, o poder que eles tem perante o estado e a sociedade da qual vivemos, claro que estou focando mais no estado de São Paulo, onde eles atuam com mais liberdade, mas é nítido que isso é por pouco tempo. E temos também um pouco de tudo. Corrupção,  ganância e guerra, coisas que acontecem quando temos algo tão lucrativo em mãos. As entrevistas são muito pontuais mostrando os dois lados, tanto de quem ainda é da organização como com aqueles que já saíram, dando assim uma visão mais ampla sobre os acontecimentos. O documentário é curto, conciso e muito interessante para quem quiser saber mais sobre. 

Título Original: PCC – Primeiro Cartel da Capital

Direção: João Wainer
Duração: 59 minutos
Sinopse: A história e os bastidores de uma das mais conhecidas facções
criminosas do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC), será contada em
quatro episódios. Com direção do cineasta, jornalista e fotógrafo João Wainer, a série é o resultado de um trabalho da equipe de repórteres do UOL Notícias, trazendo conteúdos de líderes da facção a relatos de ex-participantes próximos ao grupo.  Entre os conteúdos estão uma carta de Geleião, fundador do PCC, e depoimentos de ex-detentos que conviveram de perto com os líderes. Foram mais de 25 entrevistados que desenham a realidade do PCC, iniciado em cadeias de São Paulo e depois expandido para todo o Brasil.

Trailer: 


Assistiram?

Deixe uma resposta