Crítica: Emma (2020, de Autumn de Wilde)

Emma. - Filme 2019 - AdoroCinema

O longa-metragem Emma, lançado em 2020, é uma adaptação belíssima de mais um dos clássicos de época de Jane Austen, o romance da escritora já havia sido adaptado para o cinema anteriormente, assim como outros clássicos de Jane Austen como Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Palácio das Ilusões, e muitos outros.
Nesta adaptação, temos como diretora Autumn de Wilde, fotógrafa e diretora de filmes americana, conhecida mais por suas fotografias de vídeoclipe do que por seus filmes dirigidos. E tendo tal personalidade dirigindo o clássico, não é nada menos de se esperar que a fotografia de Emma é um dos aspectos que mais chama a atenção , conduzindo o espectador em meio a trama de época com uma fascinação ainda maior pelo ambiente devido a esta cinematografia realizada e a ao auxílio claro e preciso da direção de arte.

A direção de arte de Emma, tratando aqui de todo o cenário, figurino e maquiagem utilizados ao longo do filme é magnifico, somos transportados para a época devido a seus tamanhos detalhes e efeitos, que claramente demandaram intenso estudo e trabalho de produção por parte da equipe.

Crítica | Emma (2020): a genuinidade das relações humanas | Cinema ...

Para os amantes de Jane Austen assim como eu, é nítido que o estilo da escritora prevalece no filme, com um roteiro preciso que consegue resumir todos os aspectos da trama sem decepcionar os amantes do romance, em um longa de duas horas, o filme Emma consegue nos prender em sua leveza e curiosidade por trás do que a protagonista, tão cheia de facetas, se mostrará ser, fascinando aos olhos com um espetáculo visual tão intrínseco à cena, que é impossível imaginá-la sendo feito de outra forma.

Este mesmo aspecto nos é apontado aos ouvidos mais atentos que prestem atenção à direção de som da trama, com uma música sutil que quase não se faz presente na maior parte do tempo, em contraste com outros momentos em que a própria tilha se torna a protagonista da cena e conduz a todos os personagens em seu ritmo tão próprio.

Shoujo Café: E, agora, saiu o trailer de Emma (2020)

Sem dúvidas a arte por trás do filme é o que mais chama atenção. Mas o longa Emma nada seria sem a atuação excepcional da protagonista, interpretada por Anya Taylor-Joy, atriz que participou de longas como Fragmentado, Vidro e A Bruxa, que surpreende neste romance e drama de um estilo completamente diferente ao que estava acostumada a participar. E não decepciona, a complexidade da protagonista e suas características são notadas em cada cena que Emma Woodhouse aparece, roubando a cena mesmo nos momentos em que nada diz. O trabalho de corpo da atriz, a postura e as expressões são de um fascínio impossível de não perceber para qualquer um que assista ao filme.

Além de Anya Taylor-Joy, o filme traz ainda em seu elenco Tanya Reynolds e Connor Swindells, conhecidos atualmente principalmente devido a suas participações na série da Netflix, Sex Education. Os dois surpreendem ao interpretar personagens tão distintos da trama anterior, mostrando nitidamente seu trabalho bem feito de atuação e suas personalidades marcantes para a indústria, ousaria dizer que são dois atores que ainda podem ter grande destaque na indústria, este é apenas o começo.

Infelizmente este destaque é mais notado quando se refere a Connor Swindells, pois Tanya Reynolds apesar de atuar bem, ainda trás aquele ar e personalidade da personagem maluquinha de Sex Education, se esta foi uma escolha do diretor ou uma característica da atuação da atriz, é difícil dizer, principalmente devido a suas participações anteriores serem como coadjuvante em séries como Outlander e Delicious.

Emma | Filme 2020 - Jane Austen em Português

Por fim, Emma é um filme de romance e drama clássico e de época, e se você nunca leu um livro de Jane Austen, não se acanhe, a trama promete agradar a todos os olhos, nos conduzindo em uma complexidade cada vez mais crescente até seu ápice, com temas de uma sociedade antiga, mas ao mesmo tempo tão universais como a amizade, o amor e a família, para uma conclusão única de um filme que pode ser definido em todos os aspectos como lindo. Confira.

Assistir Emma 2020 Legendado – Online Grátis - Filmes e Séries Online


Título Original: Emma

Direção: Autumn de Wilde
Duração: 132 minutos

Elenco: Johnny Flynn, Bill Nighy , Mia Goth , Josh O’Connor , Callum Turner  e Miranda Hart.

Sinopse: Emma Woodhouse é bonita, inteligente e rica, uma abelha rainha inquieta sem rivais em sua pacata cidade natal. Navegando por sua sociedade, ela descobre que o amor sempre esteve ao seu lado. 
Trailer:

E você, também é fã dos romances de Jane Austen? Conte pra gente o que achou do filme e da crítica nos comentários e não esqueça de deixar seu like 🙂

Deixe uma resposta