Democracia em Vertigem é indicado ao Oscar de Melhor Documentário!

O Oscar é reconhecido mundialmente como a maior premiação que uma produção audiovisual pode obter. E são diversas categorias, e Democracia em Vertigem foi indicado na categoria de documentário.

Dirigido por Petra Costa, o documentário retrata o momento do governo Lula até o processo que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rouseff em 2016.
A crise política brasileira como em todo seu contexto, é abordada na obra sob a visão de Costa. E o lançamento pela Netflix na plataforma de streaming foi em junho de 2019.

Democracia em Vertigem é a primeira produção documental 100% brasileira a ser indicada na premiação do Oscar. Em edições anteriores da premiação, já foram indicadas coproduções, como Lixo Extraordinário (2011) e O Sal da Terra (2015).

A indicação de Petra Costa já é um marco histórico, mas caso chegue a vitória, conseguirá também a honra de ser a primeira diretora latino-americana a conseguir um Oscar.

Além da produção nacional, outras quatro produções foram indicadas na categoria, sendo elas: Indústria Americana, produzido pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e sua esposa, Michelle Obama, For Sama, The Cave, e Honeyland.

No Instagram, a diretora falou da importância da indicação de seu trabalho ao Oscar: 
“Estamos absolutamente emocionados e extasiados por nossos colegas terem reconhecido a urgência deste filme, e honrados por estarmos na companhia de documentários tão importantes”, escreveu.
“Acredito que é por meio de histórias, linguagens e documentários que as civilizações começam a se curar. Gracias a todos que nos ajudaram, a cada passo, a construir essa história”, disse em sua publicação.


E você estará torcendo para que o documentário seja o vencedor no Oscar? Deixe a sua opinião abaixo, não esqueça o like!

Deixe uma resposta