47º Festival de Cinema de Gramado: Bacurau e O Homem Cordial trazem críticas sociais oportunas!

O 47º Festival de Cinema de Gramado está acontecendo e o Minha Visão do Cinema está fazendo a cobertura do evento, em parceria com a Agência do Rádio Mais. Estamos mostrando o evento mais de perto em nosso Instagram (@minhavisaodocinema), então não deixe de acompanhar por lá também! 

O papo aqui agora será sobre Bacurau, o longa que foi exibido na abertura do evento, e que fora premiado no Festival de Cannes. Sara Rodrigues, repórter da Rádio Mais, que é uma das jornalistas que estão fazendo a cobertura para o MVDC, deu um gostinho sobre o que se trata o filme, confira: 

“O retrato do nordeste brasileiro tem se firmado a cada dia nas produções cinematográficas, e pode-se dizer que “Bacurau” realizou o trabalho com propriedade. O filme conta o cotidiano de um município que já nem se encontra no mapa, podendo-se dizer “esquecido” pelo restante do país.

Apesar de alguns personagens terem um papel mais significativo, nenhum deles é protagonista. Como o próprio nome já diz, o centro das atenções é a cidadezinha, que nem asfalto tem e é composta por pouco menos de 50 moradores.

Ao serem atacados por desconhecidos, os moradores de Bacurau se veem impelidos a lutar por sobrevivência. Cada morador executa o papel com maestria. Quem tem um papel de importância é o ator alemão Udo Kier (Melancolia), que por algum motivo está no sertão brasileiro. Ele interpreta um vilão bruto, mas que acaba respeitando alguns princípios pessoais.”









Fonte: Agência da Rádio Mais

O ator Thiago Lacerda, que está participando do evento como jurado de Longas Metragens Brasileiros, falou algo que nós aqui do MVDC não poderíamos concordar mais. 


“Na abertura, o artista disse que o cinema tem importância intelectual e política. Ele conta que recebeu uma grande responsabilidade, mas que vai “curtir cada minuto” das exibições. 


“Eu recebi o convite quase como uma convocação. Me senti impelido a aceitar. Tenho a impressão de que é muito importante a gente estar e fazer questão de estar junto, tentar convergir, se encontrar, se reunir e celebrar o audiovisual, principalmente em tempos difíceis”, conta Lacerda.”
Fonte: Agência da Rádio Mais

Gostou das notícias? Então continue acompanhando a gente e o pessoal da Rádio Mais, que o Festival vai até o dia 24 de agosto, isso quer dizer que, até lá, vamos mostrar muita coisa legal. Fique por dentro!!! 😄


Autora:
Sara Rodrigues
Fontes:





Deixe uma resposta