Crítica: Anna Karenina (2012, de Joe Wright)

No século 19, em meio a alta sociedade russa, a aristocrata Anna Karenina embarca em um affair que mudará sua vida para sempre. Sinceramente, eu acredito que essa minúscula sinopse seja informação o suficiente para aqueles que pretendem conferir essa produção. Porque, afinal, não estamos falando de um filme que conta com um daqueles roteiros complicados que nos fazem coçar a cabeça ou que possui grandes revelações e reviravoltas, ou, ainda, um tema central complexo. Por tudo isso, eu me sinto seguro em chamar Anna Karenina de um artístico bombom, todo desenhado por fora, mas sem nenhum recheio por dentro. Certo. Entendo que falando assim, a impressão real é de que eu detestei o filme, mas quem foi que disse que um bombom feito do melhor chocolate, mesmo que sem recheio, também não pode ser delicioso?  

Pelo o que já pontuei fica claro que falar da mais nova versão (estória que já foi adaptada para os cinemas tantas outras vezes) de Anna Karenina, não é falar de roteiro, inovadoras técnicas de direção ou de tecnologia. A apreciação do filme se dá por conta do seu visual. Assistir Anna Karenina é se deparar com figurinos de primeira (você nunca verá uma imagem do filme onde não figure uma peça admirável), direção de arte impecável (um pequeno teatro é o cenário mais frequente no filme e se modifica várias vezes das formas mais inimagináveis e encantadoras), fotografia de tirar o fôlego por tamanha sensibilidade e grandeza e até mesmo uma trilha sonora inspiradora (mesmo que nunca épica, revolucionária).

Anna Karenina custou algo em torno de $30 milhões para ser feito e embora tenha “fracassado” nas bilheterias americanas com uma arrecadação de pouco menos de $13 milhões, mundialmente soma uma quantia saudável de $54 milhões. Minha recomendação final? Toda e qualquer experiência cinematográfica é perfeita para o espectador quando ele adentra a sala de cinema sabendo o que esperar. Assim, se você já espera assistir a um filme só para apreciar sua beleza visual (não intelectual) e até alguns pares de interpretações dignas, sem se importar com uma trama batida, assista. Esse humilde crítico que aqui vos fala foi conferir só pelo visual, e admitindo que o filme está longe de ser o melhor de seu ano, mas que sem dúvida, é o mais belo dentre todos, eu posso garantir que quanto a isso eu não fui decepcionado.


Título Original: Anna Karenina

Direção: Joe Wright


Duração: 129 minutos

Elenco: Keira Knightley, Aaron Johnson, Jude Law, Alicia Vikander, Matthew Macfadyen, Domhnall Gleeson, Cara Delevingne, Kelly Macdonald e mais.

Sinopse: A trama conta a história de uma aristocrata da Rússia Czarista que, apesar de possuir beleza, riqueza, popularidade, um marido, e um filho amado, sente que sua vida é vazia, até ela começar a ter um caso com o impetuoso oficial Conde Vronsky.

Trailer:
Não esqueça de nos contar o que você acha dessa obra de arte visual. 
E obrigada pela leitura!

Deixe uma resposta