Crítica: O Chamado do Mal (2018, de Michael Winnick)

O Chamado do Mal é um filme TÃO genérico, mas TÃO genérico, que eu saí do cinema pensando: “O título do filme era mesmo O Chamado do Mal ou O Despertar do Mal?”. É tudo tão esquecível que, no fim das contas, não faz a mínima diferença. Você não vai se lembrar desse filme na semana que vem de tão genérico e “tanto faz” que ele é. Não tem NADA de novo, NADA que você já não tenha visto em trezentos mil filmes de terror parecidos com esse. Eu diria que O Chamado do Mal é aquele filme padrão que só existe pra preencher catálogo e programação de TV. É o longa desconhecido que vai ver em uma madrugada de insônia no Corujão.

Resultado de imagem para o chamado do mal
Na trama, Adam (Josh Stewart) é um professor que se muda com Lisa (Bojana Novakovic), a sua esposa grávida, para uma nova cidade no interior onde ele foi chamado para lecionar na universidade local. Ao chegar, Lisa perde seu bebê e não percebe que tal ocorrido pode estar diretamente ligado a um presente que já estava na casa quando eles chegaram: uma caixa que não deveria ter sido aberta. Com isso, eles libertam, involuntariamente, uma entidade com pretensões perigosas. A tal caixa maligna – que é até bonitinha – não convence nem assusta. É tudo muito mal explicado e mal construído. O clima de terror não vigora.

Em determinado momento do filme, a tal entidade maligna assume a forma de quatro mulheres em idades bem distintas. Sendo assim, O Chamado do Mal apela para elementos típicos (e surrados) de filmes de terror, como a criança demoníaca e a senhora assustadora. Aliás, a caracterização dessa última personagem é extremamente risível. Parece uma bruxa que saiu de algum longa cômico como Abracadabra ou de algum episódio de Scooby-Doo. É sofrível.
Resultado de imagem para o chamado do mal

A entrada da misteriosa irmã de Lisa na trama até ameaça dar algum vigor para o longa, mas a sua personagem não é muito bem desenvolvida e se despede do longa da mesma forma abrupta na qual entrou. Não há muita coesão ou profundidade no desenrolar da trama. Os jumpscares também existem, mas nem todos funcionam.
Resultado de imagem para o chamado do mal

A parte técnica do filme também deixa a desejar. O Chamado do Mal é um filme com poucas locações e baixo orçamento, mas isso não perdoa, por exemplo, a péssima caraterização da personagem citada acima, nem a maquiagem terrível supostamente usada para assustar. Vendo filmes genéricos como esse, nós temos orgulho de ter produzido obras do gênero MUITO melhores no nosso cinema nacional: As Boas Maneiras e O Animal Cordial pisam com bondade nessa produção barata que, mesmo sem muitos recursos, não ousou mudar em nenhum momento. É simplesmente um filme esquecível.

Título Original: Malicious

Direção: Michael Winnick

Elenco: Bojana Novakovic, Josh Stewart, Melissa Bolona, Delroy Lindo e mais.

Sinopse: Um professor universitário e sua esposa são os responsáveis por um ato com consequências horrendas: eles liberam, involuntariamente, uma entidade maligna com pretensões perigosas.

Trailer:
Gosta de filmes de terror e concorda que esse não é um dos melhores? Comente aqui!

Deixe uma resposta