Crítica: Encantado (2018, de Ross Venokur)

Animação é um gênero realmente mágico a forma como uma história (teoricamente) infantil, pode te envolver, te emocionar, abordar temas sérios e não deixar de agradar seu público-alvo é fascinante. Infelizmente isso não ocorre em Encantado.

O roteiro tenta fugir dos clichês, mas acaba caindo em todos eles. A começar por se vender como um conto de fadas diferente, por trazer uma “princesa” com opinião própria, mas não se engane, ela passa bem longe de ser uma Moana ou uma Merida (Valente). Ela é frágil e, no fim, se mostra dependente do príncipe. 

O começo de Encantado é seu ponto forte, as cenas em que a princesa está sozinha, lutando e roubando, ou as cenas em que o príncipe abusa do seu charme são boas e a apresentação da vilã do filme também, mas ele perde força com o passar dos minutos.

Encantado deixa de aproveitar várias oportunidades boas e decide focar no casal insosso. A jornada dos dois é entediante, mas todos os momentos com a Cinderela, a Branca de Neve e a Bela Adormecida são hilários. Há uma desconstrução das princesas e eles aproveitam bem as características que a gente já conhece delas. Poderiam ter aprofundado um pouco mais na vilã, já que seu arco era interessante, mas ela tem um final previsível.

O filme, com vozes originais de Demi Lovato, Ashley Tisdale, Avril Lavigne, Wilmer Valderrama e Sia, ganha uma dublagem nacional questionável, já que Larissa Manoela não consegue transmitir emoção nenhuma nas músicas (ela canta muito mal) e nem nos momentos mais dramáticos do filme, além de seu parceiro Leonardo Cidade exibir um sotaque exagerado e desnecessário.

Todos os momentos musicais são esquecíveis e como o filme, além de ser uma animação é um musical, isso é um defeito grave. Não aproveitaram as outras princesas, não tem um número sequer que passe emoção e a química do casal é questionável.

Encantado não é de todo ruim, mas até mesmo para crianças, é um filme sem graça e que desperdiça várias oportunidades boas por tem um roteiro previsível e mal construído.

Título Original: Charming

Direção: Ross Venokur

Elenco: Demi Lovato, Ashley Tisdale, Avril Lavigne, Sia, Wilmer Valderrama, Nia Vardalos, G.E.M, John Cleese e Steve Aoki.

Sinopse: No dia do seu batizado real, o Príncipe Felipe Encantado foi amaldiçoado com um feitiço que faz com que todas as mulheres do reino se apaixonem perdidamente por ele. A única forma de quebrar a maldição é com um beijo do amor verdadeiro, mas precisa encontrá-lo enquanto todas as mulheres ficam hipnotizadas pelo seu encanto. Ao lado de Lenny, uma ladra disfarçada, Encantado embarca em uma aventura para enfrentar arriscados desafios e impedir que todo o amor do reino desapareça para sempre.

Trailer:

Deixe uma resposta