Top 5: filmes do Universo Cinematográfico da Marvel

O Universo Cinematográfico da Marvel é a franquia de cinema mais bem sucedida de todos os tempos, seus 19 filmes somam mais de U$16.000.000.000,00 de bilheteria ao redor do mundo. Com a chegada de Vingadores: Guerra Infinita e o sucesso gigantesco que Pantera Negra fez, o Universo se provou mais forte do que nunca. Por isso, hoje vamos falar sobre os cinco melhores filmes desse Universo tão querido por todos.

5 – Capitão América: Guerra Civil (2016)


Capitão América: Guerra Civil é um dos filmes que mais gerou discussão desse Universo, muitos gostaram, alguns não, e foi lançado bem na época de Batman vs. Superman, então gerou muita polêmica. Os diretores, Joseph e Anthony Russo, já tinham acertado em Capitão América  2: O Soldado Invernal e, aqui, conseguem manter o nível em boa parte do filme. O forte dos diretores são os combates corpo a corpo, quais se tornam o ponto alto do filme, que possui ótimas cenas de ação, um arco dramático convincente do Capitão América, além de também terem acertado na ideia de dividir os heróis e colocar o Governo no meio da trama.  Infelizmente, o péssimo vilão e o confuso terceiro ato tiram um pouco do brilho do filme, mas ainda assim, é, sem dúvidas, um dos melhores do Universo Cinematográfico da Marvel.

4 – Vingadores (2012)


O primeiro filme que reuniu o grupo de heróis mais famoso do século acertou em absolutamente tudo. O elenco é excelente, o timing cômico funciona e toda aquela história de fórmula da Marvel, que agora está um pouco batida, era nova, então a dinâmica cômica entre eles era incrível e todos tiveram espaço em tela para se desenvolver ou mostrar suas habilidades em ótimas lutas. Uma das principais dificuldades que os filmes da franquia X-Men tinham, era mostrar os heróis juntos e tendo dinâmica na hora das batalhas, todos eram poderosos individualmente, mas eles não se ajudavam, em Vingadores, podemos ver vários heróis com poderes diferentes agindo como uma equipe de verdade.

3 – Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014)


Colocar todos os filmes de herói no mesmo balaio e julgar esse sub-gênero é uma maneira preconceituosa de não reconhecer que há tempos esse sub-gênero ganhou forças e consegue inovar em vários aspectos. Capitão América 2: O Soldado Invernal é um thriller de espionagem que conta com um roteiro ótimo e boas atuações; Scarlett Johansson e Sebastian Stan roubam a cena e todos os combates corpo a corpo (especialidade dos irmãos Russo) são incríveis. Infelizmente, as últimas cenas decepcionam pelo excesso de CGI e por uma grandiosidade que não era necessária mas, ainda assim, o filme é muito bom.

2 – Pantera Negra (2018)


Pantera Negra veio para trazer personalidade e qualidade ao Universo Cinematográfico da Marvel (já que ultimamente estava tendo vários filmes clichês e com narrativas duvidosas), que veio falar de temas mais importantes, com a seriedade necessária, sem deixar de ser um filme feito para todos os públicos. Se pararmos para pensar, poucos filmes da Marvel têm personalidade nos quesitos mais técnicos, mas, em Pantera Negra, o figurino, os efeitos especiais, a fotografia e a trilha sonora são incríveis e mostram que um filme de herói pode ter, sim, a marca de uma ótima direção. O vilão é bem construído e mesmo que sua cena final seja bem ruim, comparado aos outros vilões dos filmes desse sub-gênero, é bem acima da média.

1 – Vingadores: Guerra Infinita (2018)


A Marvel construiu, ao longo desses 10 anos, um Universo Cinematográfico sólido e bem sucedido. Como todos os eventos anteriores nos levavam a esse filme, não tinha como não criar expectativas para Vingadores: Guerra Infinita. Um dos principais acertos do filme, é ter colocado Thanos como protagonista. Quando se apresenta, o até então, ser mais poderoso do Universo, é importante que a construção do personagem seja bem feita, que a gente entenda suas motivações e sinta medo. Além disso, o filme tem cenas de ações grandiosas, bem coreografadas, e que colocam os heróis para interagir juntos. O roteiro é equilibrado, constrói um clímax de suspense quando necessário e acerta em dar a parte cômica para os personagens mais engraçados. A parte visual também é bem resolvida, todas as cenas no espaço são de encher os olhos e o CGI não deixa a desejar em nenhum momento. Talvez, com a continuação ano que vem, esse filme até não pareça tão bom assim, mas a verdade é, que Vingadores: Guerra Infinita não têm erros e entrega muito além do prometido.



E aí, gostaram do Top 5? Qual filme ficou de fora e vocês sentiram falta? Deixe seu comentário e não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais.


Deixe uma resposta