15 Filmes Sobre Voyeurismo

Voyeurismo


   Os filmes Voyeuristas contavam, geralmente, com uma pessoa por meio de fechaduras, buracos ou objetos a espiar a intimidade alheia. Esse “estilo” cinematográfico, que surgiu por volta de 1900 através do mutoscópio e do quinetoscópio, trouxe um novo estilo narrativo, o olhar de seu protagonista, a câmera subjetiva. 

    As Seen Through a Telescope (1900) foi um dos primeiros filmes
voyeuristas e conta a história de um homem vendo a imagem de um casal por um
telescópio. A imagem captada é do homem acomodando os sapatos nos pés de sua
mulher, esta com o vestido um pouco levantado causando uma imagem de
sensualidade para a época. Ele traz os elementos que vão ditar o nascimento de
vários filmes, a câmera com máscaras (com o sentido de o protagonista estar
olhando aquela cena através de certo objeto), o sensual ou a curiosidade com a
privacidade, o íntimo (o tornozelo de uma mulher, um casal se beijando, o
flagra de uma traição), a punição ao final (seja do próprio voyeur, seja do
observado por ele).


    O Voyeurismo foi um “gênero” importante para a época em que surgiu e trouxe inovações de filmagem para um mercado em ascenção. Essas inovações são utilizadas até os dias atuais nos mais diversos filmes e genêros, trazendo novos meios de contar suas histórias.

1)Beleza Americana (1999)

Direção: Sam Mendes


Lester Burham (Kevin Spacey) não aguenta mais o emprego e se sente impotente perante sua vida. Casado com Carolyn (Annette Bening) e pai da “aborrecente” Jane (Tora Birch), o melhor momento de seu dia quando se masturba no chuveiro. Até que conhece Angela Hayes (Mena Suvari), amiga de Jane. Encantado com sua beleza e disposto a dar a volta por cima, Lester pede demissão e começa a reconstruir sua vida, com a ajuda de seu vizinho Ricky (Wes Bentley).


2)A Vida dos Outros (2006)




Direção: Florian Henckel von Donnersmarck


 Georg Dreyman (Sebastian Koch) é o maior dramaturgo da Alemanha Oriental, sendo por muitos considerado o modelo perfeito de cidadão para o país, já que não contesta o governo nem seu regime político. Apesar disto o ministro Bruno Hempf (Thomas Thieme) acha por bem acompanhar seus passos, para descobrir se Dreyman tem algo a esconder. Ele passa esta tarefa para Anton Grubitz (Ulrich Tukur), que a princípio não vê nada de errado com Dreyman mas é alertado por Gerd Wiesler (Ulrich Mühe), seu subordinado, de que ele deveria ser vigiado. Grubitz passa a tarefa a Wiesler, que monta uma estrutura em que Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck), são vigiados 24 horas.


3) Janela Indiscreta (1954)




Direção: Alfred Hitchcock


Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.


4) Não Amarás (1988)




Direção: Krzysztof Kieslowski


Tomek (Olaf Lubaszenko), um solitário jovem de 19 anos, se distrai observando a vizinha que mora no prédio em frente através da janela de seu quarto. O objeto dos olhares do rapaz, Magda (Grazyna Szapolowska), é uma bela artista por volta dos trinta anos, de vida agitada e muitos amantes. Cada vez se aproximando mais, ele consegue um encontro com sua musa, mas o relacionamento não segue o rumo esperado pelo apaixonado Tomek.


5) A Tortura do Medo (1960)




Direção: Michael Powell


Mark Lewis (Karlheinz Böhm) é foquista num estúdio britânico. Obcecado em capturar a expressão de medo no rosto das pessoas, ele assassina mulheres para deixar tudo devidamente registrado em filme. Quando criança, Lewis foi usado pelo pai num estudo sobre psicologia do terror, sendo submetido a cruéis experiências. Agora ele planeja montar um documentário com as doentias imagens que vem produzindo durante os crimes.


6) A Conversação (1974)




Direção: Francis Ford Coppola


Harry Caul (Gene Hackman), expert em vigilância e conhecido nacionalmente por seu grande profissionalismo, é contratado pelo diretor de uma grande empresa para vigiar e gravar a conversa de um casal de amantes. Mas no passado um trabalho dele provocou a morte de três pessoas e agora ele teme que algo parecido aconteça.


7) 1984 (1984)




Direção: Michael Radford


1984, Londres. O Reino Unido está sob o regime socialista, sendo controlado com mão de ferro pelo partido. Há em todo lugar telas de TV, que servem como os olhos do governo para saber o que os cidadãos fazem. No intuito de controlá-los são exibidas constantemente imagens através destas mesmas telas, relatando as batalhas enfrentadas pela Oceania em outros continentes. Winston Smith (John Hurt) vive sozinho e trabalha para um dos departamentos do governo, manipulando informações de forma que as notícias sejam positivas para a população. Até que, um dia, ele passa a se interessar por uma colega, Julia (Suzanna Hamilton), que o leva até os arredores da cidade. Eles passam a ter um relacionamento, algo proibido pelo partido, que deseja eliminar a libido na população.


8) Quero Ser John Malkovitch (1999)




Direção: Spike Jonze


Um homem (John Cusack) consegue um novo emprego no 7º e meio andar de um edifício comercial, onde todos os funcionários devem andar curvados. Lá encontra uma porta, escondida, que leva quem ultrapassá-la até a mente do ator John Malkovich, onde pode permanecer durante 15 minutos, até ser cuspido numa estrada na saída de Nova Jersey. Impressionado com a descoberta, resolve alugar a passagem para outras pessoas, dentre elas o próprio John Malkovich.


9) Caché (2006)




Direção: Michael Haneke


Um dia Georges (Daniel Auteuil) e sua esposa Anne (Juliette Binoche) recebem uma fita de vídeo com imagens de sua casa, que fora filmada por uma câmara instalada na rua. Depois disso começam a receber desenhos sinistros. Assustado, o casal tenta descobrir o autor daquelas misteriosas ameaças que perturbam a paz de sua família. Logo percebem que quem os persegue conhece mais sobre o seu passado do que eles poderiam esperar.


10) Dublê de Corpo (1984)


Direção: Brian de Palma


Após flagrar a namorada com outro homem, Jake Scully (Craig Wasson) precisa encontrar um novo lugar para morar. Em sua nova casa, o jovem ator descobre uma vizinha que tira a roupa, em frente a janela, todas as noites. Jake fica cada vez mais obcecado pela misteriosa mulher e começa a investigar a sua vida, se envolvendo em uma trama perigosa.

11) Sexo, Mentiras e Videotape (1989)




Direção: Steven Soderbergh


O advogado John Mullany (Peter Gallagher) enfrenta problemas de caráter sexual com sua mulher, Ann Bishop Mullany (Andie MacDowell), e, ao mesmo tempo, tem um caso com a cunhada, Cynthia Patrice Bishop (Laura San Giacomo). Sua vida sofre uma transformação com a chegada do amigo de infância, Graham Dalton (James Spader), que grava em vídeo o depoimento de mulheres falando sobre suas vidas sexuais.


12) O Show de Truman (1998)




Direção: Peter Weir


Truman Burbank (Jim Carrey) é um pacato vendedor de seguros que leva um vida simples com sua esposa Meryl Burbank (Laura Linney). Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.


13) O Abutre (2014)




Direção: Dan Gilroy


Enfrentando dificuldades para conseguir um emprego formal, o jovem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados.


14) O Voyeur (1994)


Direção: Tinto Brass


É a história sensual de homens e mulheres que olham e são olhados: Dodo, um jovem professor univesitário, Sylvia, a sua esposa bonita mas infiel, Alberto, o pai libidinoso de Dodo, e Fausta, a desinibida empregada doméstica do Alberto. Dodo, o voyeur do filme, espia as relações sexuais entre seu pai e a empregada, e você, espectador voyeur, espiará também os encontros entre Dod e sua esposa promíscua.



15) Blow-Up (1966)


Direção: Michelangelo Antonioni


Thomas (David Hemmings) é um fotógrafo de moda que não suporta mais o mundo em que vive, no qual jovens mulheres o perseguem para serem fotografadas na esperança de se tornarem grandes modelos. Um dia, ao passar por um parque de Londres, ele vê um casal à distância e resolve fotografá-los. Ao vê-lo Jane (Vanessa Redgrave) corre ao seu encontro, pedindo que lhe entregue os negativos das fotos. Ele se recusa e vai embora, mas ela descobre o endereço de seu estúdio e vai visitá-lo. Lá Jane tenta seduzi-lo e Thomas a engana, entregando outro rolo fotográfico. Ao revelar as fotos, Thomas percebe que pode ter documentado, sem querer, um assassinato.



Gostou da matéria? Algum filme que gostaria que fosse lembrado? Deixe nos comentários!


Deixe uma resposta