Crítica: A Garota no Trem (2016, de Tate Taylor)

Chegou esta semana aos cinemas de todo o Brasil o filme A Garota no Trem, adaptação do best-seller que chocou o mundo, escrito por Paula Hawkins. O longa, dirigido por Tate Taylor, tem no elenco estrelas como Emily Blunt, Haley Bennett, Luke Evans e Edgar Ramirez. Ao mesmo tempo em que embala um ritmo vistoso, ele possui elementos-chave necessários para formar um bom suspense. Será com certeza um prato cheio pra quem aprecia um thriller envolvente! Advirto: fique atento, porque nada é o que parece.

A sinopse gira em torno de Rachel, uma alcoólatra desempregada e deprimida, que sofre pelo seu divórcio recente. Todas as manhãs ela viaja de trem de Ashbury a Londres, fantasiando sobre a vida de um jovem casal que vigia pela janela. Certo dia ela testemunha uma cena chocante e mais tarde descobre que a mulher está desaparecida. Inquieta, Rachel recorre à polícia e se vê completamente envolvida no mistério. Tendo em vista um enredo desses, como não ficar curioso, né? Em minha visão, qualquer um que ler já vai formulando suas teorias e isso foi um ponto forte dele: a maneira como aquele universo nos é apresentado. Dessa forma, todas as informações da trama são fornecidas ao espectador, fazendo com que ele mergulhe fundo na história e crie uma empatia com a maioria dos personagens. Todavia, embora algumas minúcias pareçam simples, boa parte talvez seja pega de surpresa (pelo menos eu fui), o que só vai provar como a mente dos menos atentos se embaralha fácil. Portanto, é preciso prestar bastante atenção, senão você perde o foco e se confunde no decorrer dos eventos. Penso que o script foi menos complexo que o de Garota Exemplar.

Quanto ao elenco: temos a bela Emily Blunt, de O Diabo Veste Prada encarnando a protagonista Rachel. O desempenho dela aqui é sublime e foi um dos melhores papéis que a vi atuar, superando sua atuação em O Caçador e a Rainha do Gelo. Interessante notar que o trailer procura esconder um pormenor em particular, que não poderia deixar de comentar: o fato de Rachel ser alguém que tem medo de si própria. Com base nisto, vários flashbacks são mostrados ao longo da fita, servindo de ajuda para que compreendamos tudo sem perder o fio da meada. Já Haley Bennett, de Sete Homens e um Destino e Luke Evans estão brilhantes! Suas performances como o casal misterioso foram incríveis, apesar de que achei a química material entre eles meio desnecessária.

Temos também Rebecca Ferguson e Justin Theroux, interpretando Anna e Tom Watson; os dois se saíram bem, sendo de suma importância para e rendendo um dos momentos mais tensos do longa, desde quando o segredo é revelado até os detalhes mórbidos do assassinato exibidos em tela. Ademais, contamos com Edgar Ramirez, de Livrai-nos do Mal e Alisson Janney, da série Mom, ambos fazendo parte do elenco secundário e cuja participação não deixa de ter sua relevância para o contexto.

Em síntese, diria que é um filme que todos devem assistir, pois além de abordar temas solenes como a violência contra a mulher e o abuso emocional da mesma, ele prende o nosso foco e somos surpreendidos pelo roteiro inteligente prestigiado por Paula Hawkins. Por conseguinte, a obra de Tate Taylor, diretor de Histórias Cruzadas, é trabalhada com prudência e merece destaque tanto pelo elenco caprichado quanto pelo inesperado plot twist do terceiro ato. Sendo assim, caros leitores, confiram nas telonas se possível e palmas!

Título Original: The Girl on the Train

Direção: Tate Taylor

Elenco: Emily Blunt, Haley Bennett, Justin Theroux, Luke Evans, Rebecca Ferguson, Allison Janney, Darren Goldstein, Edgar Ramirez, Gregory Morley, Laura Prepon, Lisa Kudrow, Ross Gibby.

Sinopse: Rachel, uma alcoólatra desempregada e deprimida, sofre pelo seu divórcio recente. Todas as manhãs, ela viaja em um trem que o leva de Ashbury a Londres, fantasiando sobre a vida de um casal que vigia pela janela. Certo dia ela testemunha uma cena chocante e estranha com um deles e dias depois descobre que a mulher está desaparecida. Envolvida com a situação, Rachel recorre a polícia e, de repente, se vê participando de todo o desenrolar do mistério.

Trailer:

Mais imagens do filme:


Conte pra gente o que achou do filme nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta