TOP: 10 Melhores Filmes Sobre Professores


Hoje, 15 de Outubro, é comemorado mais um dia deles: dos queridos, admiráveis e corajosos, os professores. É com base nisto que trago um TOP 10 com os melhores filmes sobre estes heróis, que dentro e fora das telonas deixaram seu legado para o espectador ao interpretarem orientadores que através até de métodos não convencionais renderam histórias inspiradoras e emocionantes.


10 – A Corrente do Bem

O filme conta a história de Eugene Simonet, um professor de Estudos Sociais, que faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Trevor McKinney, um de seus alunos e incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado “pay it forward”, em que a cada favor que recebe você retribui a três outras pessoas. Surpreendentemente, a ideia funciona, ajudando o próprio Eugene a se desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene, a encontrar um novo sentido em sua vida. Ótimas atuações de Kevin Spacey, Helen Hunt e o talentoso Haley Joel Osment, de O Sexto Sentido.

Trailer:


09 – Notas Sobre um Escândalo






O longa acompanha Barbara Covett, professora solitária e dominadora, que controla com mão de ferro os alunos de uma decadente escola pública de Londres. Barbara vive apenas com seu gato, Portia, não tendo amigos nem parentes. Sua vida muda quando a escola em que trabalha contrata Sheba Hart como a nova professora de artes. Sheba parece ser a amiga com que Barbara sempre sonhou, atenciosa e leal. Porém quando Sheba passa a se envolver com Steven Connolly, um de seus alunos mais jovens, esta amizade torna-se perigosa, pois Barbara ameaça revelar seu segredo para o marido dela, Richard e para todos à sua volta. Performances fantásticas de Cate Blanchett, Bill Nighy e principalmente Judi Dench.


Inclusive a nossa crítica sobre ele está disponível aqui neste link!

Trailer:


08 – O Clube do Imperador




Este filme retrata a vida de William Hundert, um professor da St. Benedict’s, uma escola preparatória para rapazes muito exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá, Hundert dá lições de moral para serem aprendidas através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert está apaixonado por falar para os seus alunos que “o caráter de um homem é o seu destino” e se esforça para impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta. Desempenho brilhante de Emile Hirsch, Jesse Eisenberg e Kevin Kline.




Trailer:


07 – Mentes Perigosas




Este longa gira em torno de Louanne Johnson, uma ex-militar que passa a ser professora em um colégio de afro-americanos, latinos e pessoas de uma comunidade pobre, quase todos rebeldes por natureza. Não conseguindo atenção de sua classe, ela passa a investir em métodos não-convencionais de ensino, como karatê, letras de Bob Dylan e acompanhamento pessoal. Trabalho excepcional de Michelle Pfeifer como a protagonista principal.




Trailer:






06 – Vem Dançar






A trama é centrada em Pierre Dulaine (Antonio Banderas), um dançarino de salão profissional, que se torna voluntário para dar aulas de dança em uma escola pública de Nova York. Pierre tenta apresentar seus métodos clássicos, mas logo enfrenta resistência dos alunos, mais interessados em hip hop. É quando deste confronto nasce um novo estilo de dança, mesclando os dois lados e tendo Pierre como mentor. Desempenho impressionante de Antonio Banderas!


Trailer:



05 – Escritores da Liberdade




A história é focada na professora Erin Gruwell, que quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. Hilary Swank, duas vezes premiada com o Oscar, atua nessa instigante história, envolvendo adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. É baseado no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade.




Trailer:


04 – Ao Mestre, Com Carinho



A trama acompanha Mark Thackeray, um jovem professor que enfrenta alunos indisciplinados e desordeiros, neste filme clássico que refletiu alguns dos problemas e medos dos adolescentes dos anos 60. Sidney Poitier tem uma de suas melhores atuações como um engenheiro desempregado que resolve dar aulas em Londres, no bairro operário de East End. A classe, liderada por Denhan, Pamela e Barbara, estão determinadas a destruir Thackeray como fizeram com seu professor, ao quebrar-lhe o espírito. Mas Thackeray, acostumado as hostilidades, enfrenta o desafio tratando os alunos como jovens adultos que breve estarão se sustentando por conta própria. Quando recebe um convite para voltar a engenharia, Thackeray deve decidir se pretende continuar.

Trailer:


03 – O Triunfo: a História de Ron Clark




Esse filme traz Matthew Perry como um jovem professor impaciente, porém talentoso, que deixa sua casa na zona rural da Carolina do Norte para se aventurar a dar aulas nas escolas de Nova York. Enquanto luta para manter seu otimismo ao se defrontar com um obstáculo após o outro, ele desistirá de tudo para retornar à sua casa com o rabo entre as pernas, ou realizará sua ambição e transformá o futuro de alguns dos mais difíceis e vulneráveis garotos da cidade? Excelente trabalho do astro conhecido pela série de sucesso Friends.



Trailer:





02 – Primeiro da Classe






Drama familiar inspirado na vida de Brad Cohen com síndrome de Tourette, que desafiou a doença para realizar o sonho de ser professor e vencer suas dificuldades. Trabalho tocante do ator James Wolk, da série (Zoo).


Trailer:


01 – A Onda
Esse longa conta a jornada de Rainer Wegner, professor de ensino médio, que deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e “A Onda” já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967 e com as excelentes atuações de Jürgen Vogel e Max Riemelt. Sem sombra de dúvidas é o meu favorito de todos!

Trailer:


Em síntese, sejamos honestos: quem nunca precisou correr para a sala quando ouvia o sinal tocar e durante o ano inteiro teve inúmeras oportunidades de desfrutar do conhecimento transmitido pelos mentores, né? Além disso, a maioria de nós, alunos, já tivemos também aquele educador predileto que certamente marcará a nossa vida eternamente e essa ligação de aprendizado com os professores é tão importante quanto a educação vinda de casa!

Curtiu? Não gostou? Deixe nos comentários abaixo se você lembra do nome de seu 1º professor!

Deixe uma resposta