Crítica: Em Busca da Justiça (2016, de Gavin O’Connor)

Não posso dizer que sou um grande fã de filmes de faroeste, até porque não cresci no período em que eles eram bem populares. Hoje em dia o gênero não faz tanto sucesso como antigamente mas, uma vez ou outra alguma produção é lançada e dentre esses lançamentos uma me chamou a atenção, o ótimo ‘A Salvação’ (2014) que traz Mads Mikkelsen e Eva Green em uma história interessante voltada mais para o drama e tendo o velho oeste como cenário. Essa boa experiência me fez ficar de olho em outra película que também prometia muito o ‘Jane Got a Gun’ (título bem familiar para quem gosta da banda Aerosmith). 

O filme acabou ficando marcado por um conturbado processo de pré-produção, inicialmente o cargo de diretor era de Lynne Ramsay mas ela acabou se afastando, sendo substituída por Gavin O’Connor. A saída da diretora fez com que o ator Jude Law também abandonasse o projeto, no seu lugar contrataram Bradley Cooper que mais tarde também se desligou da produção alegando conflito na agenda, o papel então passou para Ewan McGregor encerrado toda essa confusão iniciada lá em 2013.

Infelizmente  como em muitos casos o filme acabou recebendo lançamento aqui no Brasil direto em DVD com o genérico título ‘Em Busca da Justiça’. A trama é centrada em Jane (Portman) cujo o marido bandido Bill (Emmerich) retorna para a casa depois de ser baleado por uma gangue liderado por John (McGregor). Quando a gangue chega na cidade para matar seu marido, Jane pede ao seu ex-namorado Dan (Edgerton) ajuda para defender sua casa. 

A premissa é bem simples, muitos diriam fraca, o que não concordo pois, por mais que um filme tenha um roteiro simplificado, ao meu ver o que conta é a condução da história  e o quanto ela pode ser envolvente. Posso afirmar que ‘Em Busca da Justiça’ têm tudo isso e sobra, sendo na minha opinião uma das agradáveis surpresas desse ano.



O destaque sem dúvidas vai para o excelente trabalho do elenco. Natalie Portman (‘Cisne Negro’) mais uma vez se supera e prova novamente que é uma excelente atriz, ela carrega o filme inteiro nas costas, sua personagem é forte, determinada e disposta a se sacrificar por aqueles que ama, simplesmente incrível. Joel Edgerton (‘O Presente’) também possui uma ótima performance interpretando o amargurado Dan Frost, mostrando que possui muita presença. Ewan McGregor (‘O Impossível’) também impressiona na pele do vilão John Bishop. Noah Emmerich (‘Super 8’) mesmo ficando mais para escanteio consegue agradar bastante em sua atuação. Muitos poderão ficar decepcionados com a breve participação de Rodrigo Santoro (‘300’), neste caso, a culpa é da divulgação sensacionalista que o projeto recebeu no Brasil, que dava a entender que o brasileiro seria um dos personagens principais, mas ao contrário, sua presença se resume em uma cena, porém muito marcante.


Outro ponto bastante positivo é a direção segura e eficiente de Gavin O’Connor. No primeiro e segundo ato ele entrega uma trama mais arrastada focada nos dramas e nos mistérios dos personagens que vão sendo construídos e revelados através de duas linhas temporais. Muitos poderão torcer o nariz por haver um certo clima de romance, mas achei tudo natural e bem desenvolvido. O diretor também acerta em construir um clima crescente de tensão que vai nos preparando para um incrível e explosivo terceiro ato, nos brindando até com uma intrigante reviravolta.



Na parte técnica o filme também não decepciona, os cenários típicos de faroeste estão bem construídos, assim como os figurinos dos personagens. A fotografia mesmo não apresentando nada de muito espetacular está bem apropriada e condizente com as paisagens e com o próprio tom da produção. A trilha sonora de Marcello De Francisci e Lisa Gerrard é certeira, sendo empolgante e dramática nos momentos apropriados.


No geral ‘Em Busca da Justiça’ é um filme agradável de se ver. Ele pode não ter uma trama complexa e inovadora mas, ainda consegue ser bem eficiente e acaba se destacando pelas ótimas atuações e por apresentar uma história envolvente. Com toda certeza está mais do que recomendado, não só para quem gosta de faroeste e de dramas mas também para quem curte uma boa história.








Nota: 8,0







Título Original: Jane Got a Gun

Direção: Gavin O’Connor

Elenco: Natalie Portman, Joel Edgerton, Ewan McGregor, Noah Emmerich, Boyd Holbrook, Rodrigo Santoro, James Burnett, Sam Quinn, Maisie McMaster, Jenny Gabrielle, Alex Manette, Piper Sheets, Celia Kessler, Linda Martin, James Kinsfather, Chad Brummett, Robb Janov, Boots Southerland.


Trailer:





Gostou? Não gostou ou tem alguma sugestão? Deixe seu comentário!!!

Deixe uma resposta