Crítica: Quase Famosos (2000, de Cameron Crowe)



Cameron Crowe, apesar de ter uma relativamente pequena e não tão destacada filmografia, dirigiu alguns filmes bem conhecidos como ‘Vanilla Sky’, ‘Jerry Maguire’ e ‘Tudo Acontece em Elizabethtown’. Além de excelente diretor, Cameron é também um amante da música e especialmente do Rock ‘n’ Roll, somando ambas características, Crowe escreveu e dirigiu a obra ‘Quase Famosos’, um filme que é um verdadeiro deleite principalmente para os apaixonados pela arte da música.


A história se passa na década de 70 e mostra William Miller (Patrick Fugit), um jovem de 15 anos aspirante a jornalista que consegue um trabalho na revista Rolling Stone para acompanhar a banda fictícia Stillwater em sua turnê pelos EUA e relatar suas experiências, tendo que conviver no meio musical junto à banda, experienciando entre outras coisas, o desejo do grupo de se tornarem a capa do mês da Rolling Stone. Logo no começo de sua jornada, William conhece a groupie Penny (Kate Hudson), fã e seguidora da banda por quem Miller se vê apaixonado. Conforme o jovem vai se envolvendo com a banda, vai se distraindo e se distanciando do seu objetivo jornalístico inicial. 

O filme é bem ambientado, tendo uma trilha sonora e direção de arte muito fiéis e bem retratadas, sem deixar de abordar as ideologias da época. Cameron Crowe afirma que criou a banda Stillwater tendo como inspiração três bandas admiradas por ele e que fizeram sucesso na década de 70: Led Zeppelin, Lynyrd Skynyrd e The Allman Brothers Band. Além disso, o filme é considerado uma semiautobiografia, visto que o diretor, na época de sua adolescência também escreveu para a revista Rolling Stone e acompanhou parte de uma turnê do Led Zeppelin. 

Outra curiosidade interessante é que as canções da banda fictícia Stillwater foram escritas, em sua maioria, por Cameron Crowe, mas ele não assina nenhuma delas. Algumas constam como composição de Peter Frampton e outros artistas. Outras das músicas originais do filme foram compostas pela esposa de Crowe na época, Nancy Wilson, que é também integrante e fundadora da banda Heart.  


‘Quase Famosos’ é um filme lindo e bastante musical. Uma ótima indicação para assistir nesse feriado, principalmente para os apaixonados por música e, mais ainda, pelo rock.

NOTA: 8,5


Direção: Cameron Crowe 
Elenco: Kate Hudson, Billy Crudup, Patrick Fugit, Zooey Deschanel, Jason Lee, Philip Seymour Hoffman, Rainn Wilson
Sinopse: Um fã ávido por rock’n’roll consegue um trabalho na revista americana Rolling Stone, para acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Porém, quanto mais ele vai se envolvendo com a banda, mais vai perdendo a objetividade de seu trabalho e logo estará fazendo parte do cenário rock dos anos 70.

                     Trailer:                          




Deixa aí seu comentário! 


Por Luciana Ferreira 

var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];

if (d.getElementById(id)) return;

js = d.createElement(s); js.id = id;

js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1&appId=114512428739905";

fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);

}(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Deixe uma resposta