Oscar 2015: Como Treinar o Seu Dragão 2 (2014, de Dean DeBlois, indicado ao Oscar de Melhor Animação)

Na nossa cobertura do Oscar 2015, falaremos agora de um imenso sucesso de 2014. A esta altura quem queria realmente ver o filme já assistiu e pedimos perdão pelo atraso da matéria. Por isso não iremos nos delongar demais. Mesmo assim, Como Treinar o Seu Dragão 2 não deve passar despercebido. Indicado a 1 Oscar de Melhor Animação, este deverá ser o grande vitorioso. Se no primeiro filme já nos identificamos pela história e torcemos por Banguela e Soluço, nesta ousada continuação vemos que a história dá um salto imenso.

Muito superior ao primeiro (algo que eu achava difícil de acontecer), a história, os combates e os dilemas amadurecem junto com os protagonistas. Além do roteiro maduro e sério, temos uma direção segura e certeira de Dean DeBlois, que consegue encantar as crianças, mas consegue algo ainda mais difícil: manter um real interesse da plateia adulta, que se surpreende com questões nada infantis. Não é apenas no maior número de ação que o longa evolui. A história, os dilemas pessoais e até mesmo as piadas são mais adultas. Pegue por exemplo a ousada piada envolvendo virgindade. Claro que os momentos engraçados e mais infantis estão ali, porém melhor diluídos durante o longa.

Aqui o protagonista Soluço encontra sua mãe, uma personagem muito mítica. Mas perde muito também. E a perda vem de maneira chocante, de certa forma vem através de seu fiel amigo, o outro protagonista da trama. Este acontecimento emblemático torna-se um tanto forte para crianças e até mesmo adultos. Fazia muito tempo em que não se via uma animação tão emocionante. As características técnicas estão espetaculares também, a trilha sonora é bela e as paisagens e características épicas dão um tom maior ao filme. Em momentos lembra a trilogia O Senhor dos Anéis ou até mesmo Coração de Dragão.

Mesmo que as outras animações que concorrem ao Oscar sejam boas, fico na torcida por Como Treinar Seu Dragão 2, que além de ser um dos filmes mais elogiados de 2014 (96% de aprovação da crítica), vem também ganhando prêmios, reforçando assim suas chances da estatueta do Oscar. Um filme mágico, com momentos tocantes, outros eletrizantes e engraçados, mas que no fim acaba surpreendendo por sua madureza. A brecha para o terceiro e último capítulo deixa um gosto de quero mais. E o fato da animação ser indicada apenas em uma categoria me pareceu injusta, já que tinha condições de pelo menos concorrer a Melhor Trilha Sonora e Melhor Filme. A última animação que concorreu ao prêmio máximo de Melhor Filme foi Toy Story 3 no Oscar 2012. E Como Treinar o Seu Dragão 2 tinha potencial de sobra para isso. Foram uns seis filmes em todo ano passado que ganharam minha nota dez e esta incrível animação foi um destes filmes imperdíveis! Com ou sem Oscar, anseio pelo próximo filme. E enquanto ele não chega, veja este filme fantástico!


Direção: Dean DeBlois

Elenco:
vozes de: Jay Baruchel, Gerard Butler, Craig Ferguson, America Ferrera, Jonah Hill, Christopher Mintz-Plasse, TJ Miller, Kristen Wiig.

Sinopse: depois de convencer o seu vilarejo que os dragões não devem ser combatidos, Soluço convive com seu dragão Fúria da Noite, e estes animais integraram pacificamente a rotina dos moradores da ilha de Berk. Entre viagens pelos céus e corridas de dragões, Soluço descobre uma caverna secreta, onde centenas de novos dragões vivem, e não estão dispostos a viver em harmonia com os habitantes da ilha. Enquanto o perigoso Dragon Rider ameaça acabar com a paz no local, Soluço e Fúria da Noite unem-se novamente para provar que homens e animais devem ser parceiros.


Trailer:

Deixe uma resposta