Fanático ( The Last Horror Film – 1982, de David Winters)





Nos dourados anos 80, o terror slasher estava em alta. Jason de Sexta-Feira 13 e Michael Myers de Halloween aterrorizavam sem parar com suas facas, machados e máscaras. Neste subgênero surgiram diversos filmes neste estilo. Alguns até mesmo são menos conhecidos e igualmente bons. É o caso deste filme aqui. Embora não seja feito pela Troma – lendária produtora de filmes podres e trash, como O Vingador Tóxico – parece que o filme foi em parte produzido e distribuído por ela. No elenco, o talentoso Joe Spinell (o assassino do perturbador ‘O Maníaco’) interpreta mais uma vez um personagem estranho. Taxista e ainda morando com a mãe, ele sonha em ser o melhor e mais elogiado diretor de terror do mundo. Atrás deste sonho, Vinny viaja até o Festival de Cannes, onde pretende gravar seu primeiro e “fabuloso” filme com sua estrela dos sonhos: a linda atriz Jana Bates (interpretada pela estonteante Caroline Munro). É aí que estranhos assassinatos começam a ocorrer entre atores, críticos e produtores de cinema.



Filmes de terror antigos e cheios de mortes você já viu “aos montes”. O diferencial de Fanático é o ambiente em que ele acontece, em pleno festival de cinema. O filme mostra um pouco desta cerimônia, a imprensa em volta e um pouco da cidade. Além disso, o roteiro consegue mesclar bem o terror, o humor negro e as alucinações de Vinny. Joe Spinell mostra um talento incrível no seu papel perturbado. Sem dúvidas, um dos grandes atores do terror que nunca levou a atenção merecida. Mas não deve-se negar que outro ótimo fator do filme ser bom é a presença de Caroline Munro. A garota foi musa e ‘sex symbol’ entre os anos 60/80. No cinema, participou de filmes importantes, como uma bond girl em 007 – O Espião Que Me Amava (de 1977, este é um dos melhores da saga, eu tenho o DVD original); As Novas Viagens de Simbad (1974); o já citado O Maníaco (de 1980 e também com Spinell) e fez diversos filmes de terror e ficção de baixo orçamento e assumidamente classe B. Para o lendário estúdio da Hammer ela fez longa parceria em diversos filmes. Apareceu de maneira marcante e sexy em Drácula, em 1972 (também conhecido como Drácula no Mundo da Minissaia) – lançado em 1972 e um dos melhores filmes do Drácula antigo. Com uma carreira assim e uma beleza de tirar o fôlego, qualquer amante de cinema de horror antigo irá querer conferir este trabalho.




O filme reserva algumas boas surpresas, boa trilha sonora, alguns momentos engraçados e umas mortes loucas. Além de fazer algumas críticas à Hollywood, à agentes de cinema e algumas celebridades e paparazzos, o filme também mostra o perigo por trás do fanatismo por alguém. Vinny não é apenas fanático por Jana como também pelo horror. Mas nem tudo é o que parece. Cheio de piadas internas, metalinguagem e boas atuações, Fanático é uma ótima sessão nostálgica. O filme tem sim seus problemas, como alguns clichês e um ar meio amador devido aos poucos recursos da época. Não chega a ser um filme que de fato assusta e por isso não é um filme muito marcante. Mas o longa tem seus acertos e merece ser chamado de clássico. Um slasher que irá agradar princialmente à cinéfilos e fãs de terror antigo. Afinal, caso você se encaixa nestes perfis, não amaria gravar seu último filme de terror? O terror mais aclamado e assustador de todos os tempos? Quem é cinéfilo de coração sempre sonhou com isso. Ao menos eu sim. Só espero não encontrar nenhum assassino por aí…







Direção: David Winters

Elenco: Caroline Munro, Joe Spinell, David Winters, Devin Goldenberg, Don Talley, Filomena Spagnuolo, Glenn Jacobson, J’Len Winters, John Kelly (VII), Judd Hamilton, Sean Casey, Sharon Hughes, Simone Overman, Susanne Benton.

Sinopse: um taxista de Nova York desenvolve uma obsessão por uma atriz de filmes de terror, Jana Bates, que concorre ao premio no festival de Cannes e começa a perder suas amigas, assassinadas pelo fanático.


                              

  



  







  








                Bônus: a bela Caroline Munro



Deixe seu comentário:

Deixe uma resposta