Suspense e Terror: Toque de Mestre (Grand Piano – 2014, de Eugenio Mira)








Até então tenho tido boas surpresas com o cinema de horror e suspense em 2014. Após os divertidos Nurse 3D e As Bruxas de Zugarramurdi, chegou a vez deste Grand Piano (que no Brasil recebeu o nome clichê de Toque de Mestre). Já sendo um dos melhores suspenses saídos do forno neste ano que ainda está no início, o filme é uma ótima surpresa. É verdade que a trama não traz nada de novo em si. O diferencial da produção é a boa referência ao cinema clássico de Hitchcock. Além de algumas características que lembram bastante as boas obras do mestre italiano Dario Argento.

Elijah Wood está muito bem no papel do excêntrico pianista que fica encurralado no próprio concerto. Ele não pode parar de tocar, não pode chamar ajuda ou avisar alguém e muito menos sequer errar uma única nota de uma difícil composição. Caso contrário, ele e sua esposa serão assassinados por um misterioso atirador que está nos bastidores. O filme tem sido vendido como um “velocidade máxima dos pianos”. E de fato consegue ser bem eletrizante. A situação é sufocante e O clima do filme é ótimo. Repleto de tensão, músicas clássicas e um certo charme que lembra muito os filmes de Hitchcock, a obra ainda assemelha-se com outra produção; o ótimo e intenso Terror na Ópera do Argento.

O filme é muito bem dirigido e filmado por Eugenio Mira, que mostra ter punho para o suspense. Se continuar assim, fortes chances de termos próximos bons filmes do gênero. As tomadas dentro do belo e antigo teatro são atmosféricas, o final (no qual alguns reclamam) é interessante e a edição é frenética. Uma hora e meia que parecem passar em quinze minutos numa montanha russa. A violência quase não existe, mas sem nunca deixar de ser tenso e com algumas mortes. Um suspense que faz alusão a bons clássicos dos anos 60 e 70. Um filme que vale pela nostalgia e até então uma das mais interessantes opções para cinéfilos neste primeiro trimestre do ano; época em que geralmente o cinema tem uma queda. Recomendado!









Direção: Eugenio Mira

Elenco: Elijah Wood, John Cusack, Alex Winter, Allen Leech, Benjamin Nathan-Serio, Beth Trollan, Christopher Kahler, Dee Wallace, Don Kress, Don McManus, Jim Arnold, John Hugill, Jose Mellinas, Kerry Bishé, Mino Mackic, Rachel Arieff, Tamsin Egerton.

Sinopse: antes do desempenho que marca seu retorno, um pianista que sofre de medo do palco descobre um bilhete assustador em suas partituras. A ameaça afirma que ele terá que fazer o melhor concerto de sua vida, sem um único erro, se quiser salvar a si mesmo e também à sua esposa.

                                                    Trailer:
















Deixe seu comentário:

Deixe uma resposta