Suspense e Terror: Doce Vingança 2 (2013, de Steven R. Monroe)





Antes, leia a crítica do primeiro filme aqui!



Em 1978 o filme ‘A Vingança de Jennifer’ chocou o mundo com a brutalidade e a maneira explícita de como retratou o estupro da personagem principal, uma jovem que executou uma sangrenta vingança, com uma violência tão forte quanto à cena do estupro. Em meados de 2010 o diretor Steven R. Monroe trouxe o elogiado remake, intitulado ‘Doce Vingança’. Ainda não assisti o filme de 1978, no qual já baixei e irei verificar na próxima semana. Mas o remake pude conferir em DVD na época de lançamento e digo sem medo que é um eficiente terror. Eis que agora surge a sequência, direta para ‘home video’; direto para DVD mais propriamente dito. O problema é que sequências de terror costumam deixar a desejar. O pior de tudo é que sequências lançadas direto para DVD costumam ser terrivelmente ruins e desnecessárias. Alguns “belos” exemplos são as continuações de ‘Pânico no Lago’ 2, 3 e 4; ‘Pânico na Floresta 2 (são dois número 2), 3, 4 e 5; ‘O Albergue 3’ e assim por diante. O que dizer desta sequência?



Para a surpresa da maioria, é um filme bem eficaz! E isso deve-se principalmente ao retorno do diretor Steven R. Monroe, que consegue contar uma estória interessante. Não que seja original ou muito surpreendente, na verdade o roteiro de Thomas Felton (de ‘Jogos Mortais 4′) tem os furos básicos dos filmes de terror. Mas ao menos respeita os filmes anteriores. A situação é a mesma: a bela jovem é estuprada massivamente e deixada para morrer, mas sobrevive e traça um macabro plano de tortura e vingança. Jemma Dallender dá conta do recado. Além de linda, ela atua razoavelmente bem e é bem corajosa ao fazer cenas onde fica totalmente nua e exposta. Cenas que possivelmente deverão incomodar a maioria, talvez fazendo pular a cena e fazendo sentir a dor e a humilhação da pobre protagonista. Mas em contrapartida, no quesito vingança, fica aquela sensação de quando a violência é justificável e necessária. Não que isso seja aceitável, mas quem nunca quis “capar” ou esmagar os testículos e o pênis de um estuprador? Entende agora o que quis dizer?



Tirando a raiva e as discussões que todas as 3 controversas versões lançam, os filmes são para os corajosos. Não que sejam os mais violentos que você irá assistir. Possivelmente você não se sentirá enojado, algo que ocorre ao se assistir os bizarros ‘A Centopeia Humana’ 1 e 2 (estes realmente não recomendo para as pessoas em geral). Mesmo assim, ‘Doce Vingança 2’ é o tipo de filme que já incomoda e inflama só  de pensar que todos os dias, centenas de mulheres são violentadas, seja por desconhecidos como por seus próprios parceiros. Estaria este tipo de obra ajudando a revelar tais crimes ou desrespeitando as vítimas? Discussões à parte, ao analisar o filme como um terror, ele é bem executado. O maior problema do remake de 2010 é o aspecto caseiro e de poucos recursos da obra, o que nesta sequência não acontece. Estamos diante de um filme direto para DVD que não parece tal. Se passa tranquilamente por um terror que vemos no cinema, ou até melhor; se analisarmos alguns fracos exemplares que chegam na telona (vide o fraquíssimo ‘Atividade Paranormal 4’). 


Mesmo que sendo um pouco inferior ao remake de 2010 (no qual dizem ser inferior ao original de 1978), o filme segue a linha de perto. A estória se repete, com menos originalidade, porém melhores recursos. Para a surpresa de muitos, será uma continuação boa; nunca clássica ou inesquecível, mas que irá agradar a quem curte o gênero. Lembrando que somente quem realmente gosta de filmes “pesados” irá se agradar da obra, que conta com o bom desenvolvimento da personagem principal. Ela não é uma heroína ou mocinha, é uma pobre alma que de tanto sofrer e ser abusada, recorre ao caminho da vingança para tentar resolver sua situação. Acredito que na vida real quem passa por algo assim nunca se recupera. Aqui no filme em questão, ao menos fica aquela sensação de que alguém fez algo; o que infelizmente não ocorre na vida real. Claro que estamos falando de uma ficção classe B (ou C?). Mesmo assim é interessante o incômodo que este tipo de assunto traz à tona. Com uma direção mais segura, talvez tenha faltado um final mais interessante e menos básico. Mesmo assim ‘Doce Vingança 2’ é uma agradável continuação para quem gosta do terror mais ‘exploitation’.


NOTA: 7




Direção: Steven R. Monroe


Elenco: Jemma Dallender, Aleksandar Aleksiev, Georgi Zlatarev, Joe Absolom, Mary Stockley, Michael Dixon, Peter Silverleaf, Valentine Pelka, Yavor Baharov.


Sinopse: naturalmente bela, Katie se mudou para Nova York para tentar a carreira de modelo. Mas o que começa como uma simples e inocente sessão de fotos, logo se transforma em algo perturbadoramente impensável! Estuprada, torturara e seqüestrada em um país estrangeiro, Katie é enterrada viva e deixada para morrer. Contra todas as probabilidades, ela consegue escapar. Gravemente ferida, ela vai ter de se aventurar nos lugares mais escuros da psique humana, não só para sobreviver, mas para executar seu plano de vingança.


Trailer:




Bônus 1:
O segundo filme online, completo e legendado:

Doce Vingança 2




Bônus 2:
O primeiro remake de 2010 online, completo e dublado:

Doce Vingança





Bônus 3:
O filme original de 1978 online, completo e legendado:

A Vingança de Jennifer





Mais fotos e cartazes do filme:

















  



Deixe seu cometário:

Deixe uma resposta