ESPECIAL OSCAR 2013 – Os Filmes Estrangeiros

A equipe do Minha Visão do Cinema segue sua intrépida jornada com as críticas e matérias do Oscar 2013. Entre os 5 concorrentes da estatueta de Melhor Filme Estrangeiro, já falamos do campeão; o forte Amor. Agora lançamos a visão de mais três títulos. Acompanhe:



Expedição Kon Tiki


Direção: Joachim Rønning e Espen Sandberg

Elenco: Pål Sverre Valheim Hagen, Anders Baasmo Christiansen, Gustaf Skarsgard, Odd Magnus Williamson.

Sinopse: A história do legendário explorador Thor Heyerdal, que percorreu mais de quatro mil milhas em uma balsa no pacífico. A travessia foi uma tentativa de provar que o percurso entre a America do Sul e a Polinésia pode ter sido realizado no período pré-colombiano.

Trailer:


Amor ganhou é verdade, mas humildemente digo que torcia para este, mesmo sabendo que não levaria. Esta fantástica jornada real mostra a aventura de Thor Heyerdal e sua equipe, que resolve atravessar o pacífico em uma jangada! Além de uma aventura selvagem e emocionante, onde nossos heróis vão ao extremo (digna de se comparar com Náufrago); o filme também traz lições valiosas. Até onde você iria para mostrar que sua teoria está correta? O que está disposto a sacrificar em nome da ciência, história e provar que está correto?

O roteiro é ótimo, apresentando um inteligente e histórico prólogo. Em seguida começa a perigosa jornada, e neste momento nos surpreendemos. Cenas de aventura eletrizantes, efeitos especiais fantásticos e situações realistas; tudo enche nossos olhos. Esta corajosa produção utiliza recursos de primeira linha e um fantástico jogo de câmera. Uma das melhores direções de 2012, todo movimento capta com perfeição todos os elementos da água, a jangada, os animais, a fantástica atuação do ótimo elenco; captando também uma fotografia magistral ao fundo.


Este desconhecido filme da Noruega é absolutamente surpreendente. Destaco que ele tem uma das mais belas cenas do cinema de 2012. É noite e nossos heróis estão deitados na jangada, admirando o céu estrelado naquele belo mar aberto. Eles conversam sobre como estão se sentindo especiais, como talvez mais bombas tenham caído no mundo e que talvez agora não há mais ninguém além deles. A câmera então sobe mostrando todo lindo oceano. Continua a subir, atravessando as nuvens; logo em seguida mostra todo o globo terrestre, lindo e azul. A câmera começa então a girar, mostra o horizonte, o Sol desponta sobre a superfície da Terra. Ainda girando, a câmera aponta para a linda e prateada Lua, e após isto volta a focar na Terra, agora mais iluminada pelo Sol. Então a câmera começa a descer, novamente entrando na atmosfera, atravessando as nuvens, até chegar na jangada, agora sobre a superfície e água cristalina do lindo pacífico de dia. Tudo isto numa única tomada de 360°, sem cortes, e acompanhada de uma belíssima trilha sonora lírica.

Poesia em forma fílmica, é uma cena que não saiu mais de minha memória. Acompanho filmes noruegueses faz um tempo, e novamente me surpreenderam com uma maneira única de contarem uma impressionante história. E ainda nos blindam com um final não tão belo, nos mostrando que nossas escolhas sempre trarão consequências.

NOTA: 9,5


O Amante da Rainha


Direção: Nicolaj
Arcel


Elenco: Alicia
Vikander, Mads Mikkelsen, Mikkel Boe Følsgaard, David Dencik, Trine Dyrholm,
Thomas W. Gabrielsson, Cyron Melville, Bent Mejding, Harriet Walter, Laura Bro.


Sinopse: ‘O
Amante da Rainha’ (En kongelig affære / A Royal Affair), conta uma história
verídica de um homem comum que ganha o coração da rainha e começa uma
revolução. Centrado no intrigante triângulo amoroso entre o cada vez mais
insano rei da Dinamarca Cristiano VII (Mikkel Boe Følsgaard), o médico da
realeza Struensee (Mads Mikkelsen) – um homem do ideário iluminista – e a jovem
porém forte rainha Carolina Matilde (Alicia Vikander), ‘O Amante da Rainha’ é
uma emocionante narrativa sobre corajosos idealistas que arriscam tudo na busca
pela liberdade de seu povo… Acima de tudo, o filme conta a história de um
romance apaixonado e proibido que mudou uma nação para sempre.


Trailer:


O Amante da Rainha nos traz uma das melhores produções épica saídas nos últimos anos. Comparo este filme da Dinamarca com Anna Karenina, sem medo, no quesito figurino, criação de época e elenco competente. Não nos traz nada de inovador na sua história, mas o triângulo amoroso é espetacular. Mikkel Boe é um Rei insano, porém facilmente influenciável tanto para o bem como para o mal.  Alicia Vikander é uma bela e sofredora Rainha e amante. Mas o grande destaque é o excelente Mads Mikkelsen, entregando um papel interessante: um médico que em segredo é um líder iluminista. Tramas de governo, cenas de amor quentes e ideias fundamentadas na liberdade do iluminismo fazem deste filme um entretenimento cativante. Altamente recomendado. Fotografia perfeita!

NOTA: 8


A Feiticeira da Guerra

Direção: Kim Nguyen

Elenco: Alain Lino Mic Bastien, Dole Malalou, Jupiter Bokondji, Mizinga Mwinga, Sephora Françoise, Alex Herabo, Jean Kabuya, Karim Bamaraki, Diane Uwamahoro, Jonathan Kombe e Marie Dilou.

Sinopse: Em algum lugar da África Subsariana, Komona é uma jovem de 14 anos que conta para sua filha ainda na barriga a história de sua vida. Tudo começou quando ela foi raptada por um exercito rebelde aos 12 anos.

Trailer:



A Feiticeira da Guerra é um drama canadense triste e visceral. Daquelas tramas de embrulhar o estômago, tamanha frieza e crueldade com que a história se apresenta. Sentimos profundo pesar da nossa protagonista. Ela tem certa ligação com quem já está morto, mas não sabemos se é real ou trauma. De qualquer maneira, sua jornada irá incomodar os mais frágeis, autoridades e responsáveis por tamanha crueldade. Um governo relapso deixa seu povo sofrer, guerras civis surgirem e inocentes derramarem sangue, seja deles ou do próximo. Um filme que abre os olhos para algumas realidades. Nem preciso dizer que também é obrigatório de se assistir.

NOTA: 9,3

Aí estão 3 dicas de filmes estrangeiros incríveis. Filmes desconhecidos, mas que tiveram reconhecimento e indicações no Oscar 2013. 




Fotos e cartazes dos filmes:

Expedição Kon Tiki:











Compare:

Thor Heyerdal no filme Kon Tiki

Thor Heyerdal na vida real.

A expedição de verdade.

O Amante da Rainha:

















A Feiticeira da Guerra:











Deixe uma resposta