A HISTÓRIA DOS EFEITOS ESPECIAIS NO CINEMA

Não é preciso ser nenhum conhecedor conceituado de cinema para admirar e se encantar com os efeitos especias (também chamados de efeitos visuais) que atingiram padrões inacreditáveis de perfeição, de proximidade com a realidade, que enchem tudo que é filme hoje. Então vamos ficar um pouco nostálgicos? Embarque nessa viagem por alguns dos primeiros ganhadores e indicados, bem lá no começo, do prêmio máximo, o Oscar de melhores efeitos especiais, até os ganhadores mais recentes e acompanhe essa evolução da tecnologia que nada mais é do que mágica!

ASAS (1927)
“O primeiro ganhador do Oscar de melhor filme também foi o primeiro ganhador nessa categoria, abusando do principal recurso da época que era filmar com uma grande tela atrás onde passavam as ações mais complexas, para criar as espetaculares cenas de batalha entre aviões no ar.”
O MÁGICO DE OZ (1939)
“Nessa cena clássica do cinema do filme indicado na categoria, incrivelmente bem feita e fazendo uso de toda a tecnologia da época, temos o uso da técnica chamada “Stop Motion” que são figuras de massinha que são fotografadas a parte repetidamente até dar a sensação de movimento e então ser adicionado ao filme depois. Genial!”

O LADRÃO DE BAGDÁ (1940)
“Eu pessoalmente fico bobo com tudo o que eles conseguiram fazer como esse filme premiado na categoria com tão pouco que tinham na época. O filma usa muito do “Matte Painting” que é colar alguma imagem, algum pedaço de vídeo no filme. E eles faziam isso manualmente! Colando pedaços e mais pedaços de rolos de filme. Verdadeiro trabalho de artesão! O filme mereceu o prêmio pois foi um dos primeiros a ter efeitos a todo instante! Um verdadeiro “Avatar” disso época se assim posso dizer. Há Há!”

GUERRA DOS MUNDOS (1953)
“Esse outro filme premiado é um ótimo exemplo de outra técnica da área de efeitos especiais muito usada na época de poucos recursos. As miniaturas. Realmente maquetes de cidades, bairros inteiros, que na época enganavam muito bem e hoje, vamos admitir pessoal, se a gente se distrair até dá pra se enganar também. Vai…”
A MÁQUINA DO TEMPO (1960)
“Também ganhador da estatueta, o filme apenas usava das técnicas já conhecidas, mas em um novo nível de qualidade. Especialmente com as miniaturas. Os anos passavam e a qualidade visual só aumentava…”
OS PÁSSAROS (1963)
“Indicado, mais um clássico de suspense de Alfred Hitchcock inovou e foi bem sucedido em misturar todas as técnicas para criar os ataques com a multidão de pássaros. Eram pássaros de verdade, com pássaros eletrônicos e ainda Matte Paintings.”

STAR WARS (1977)
“Voltamos ao gênero ficção científica com essa extravagância de efeitos e pioneirismo que entrou para a história e que não podia faltar aqui. Dispensa apresentações.”

SUPERMAN – O FILME (1978)
“E não é que muitos na época do lançamento do filme acreditaram mesmo que estavam vendo um homem voar?! Preciso dizer mais?”

UMA CILADA PARA ROGER RABBIT (1988)
“Ainda hoje continua sendo impressionante de se ver. Perfeita sincronia entre atores de carne e osso e desenhos animados. Aplausos!”

O EXTERMINADOR DO FUTURO 2 (1991)
“A essa altura os efeitos criados por computador já estavam chegando e a brincadeira visual começou a ficar séria. Todos os efeitos especiais revolucionários foram responsáveis por o filme ser o primeiro a custar $100 milhões para ser produzido.”

MATRIX (1999)
“Como não lembrar desses efeitos especias?! Já fazem parte da nossa cultura POP.”

AVATAR (2009)
“E o que dizer desse aqui? Meu Deus… Simplesmente iniciou toda uma nova era da computação gráfica empregada nos filmes. Cada folha, cada nuvem, cada detalhe… Tudo efeito visual!”


Deixe uma resposta