REIS DA AÇÃO : CRÍTICA DE OS MERCENÁRIOS 2





Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis, Jet Li, Chuck Norris, Jean Claude Van Damme, Dolph Lundgren, Terry Crews, Randy Couture,  Yu Nan, Scott Adkins e Liam Hemsworth.


Enredo: Os Mercenários 2 acompanha os heróis em uma batalha pessoal. Barney Ross (Sylvester Stallone), Lee Christmas (Jason Statham), Yin Yang (Jet Li), Gunnar Jensen (Dolph Lundgren), Toll Road (Randy Couture) e Hale Caesar (Terry Crews), com os novos membros Billy the Kid (Liam Hemsworth) e Maggie (Yu Nan) a bordo, são reunidos quando o Sr. Church (Bruce Willis) convoca Os Mercenários para assumirem um trabalho aparentemente simples. A tarefa parece dinheiro fácil para Barney e seu bando de mercenários experientes. Mas quando as coisas dão erradas e um deles é violentamente assassinado, Os Mercenários são forçados a buscarem vingança em um território hostil, onde as probabilidades estão contra eles. Decididos em se vingar, a equipe forma uma faixa de destruição através de forças opostas, causando estragos e acabando com uma ameaça inesperada em cima da hora.


Curiosidades: 
*Sylvester Stallone (que dirigiu o primeiro) não volta para a direção. Simon West, diretor de ‘Con Air’, ‘Lara Croft – Tomb Raider’ e ‘Assassino a Preço Fixo’, comanda o projeto.


*Os Mercenários 2 receberia a leve classificação indicativa 12 anos, por exigência do poderoso Chuck Norris. Mas Stallone voltou atrás na decisão e voltou a classificação para R [18 anos].


* John Travolta dispensou o convite para participar desta sequência.


* Jean-Claude Van Damme, Kurt Russell e Steven Seagal não aceitaram participar do primeiro filme. Van Damme acabou cedendo e vive o vilão deste segundo.


*Stallone chegou a conversar com o lutador Mike Tyson para uma participação.


* O tenista número um do mundo, Novak Djokovic, fará uma participação especial. Djokovic já está na Bulgária para filmar sua cena, e irá interpretar ele mesmo. O tenista conquistou três dos quatro principais torneios do tênis mundial em 2011.


Trailer, para assistir dê pausa no tema de Star Wars ao lado:





Quando o primeiro Os Mercenários surgiu em 2010, foi um estouro. Apesar das discussões causadas pela vinda do Stallone ao Brasil e à alguns críticos que mandaram o filme pro prêmio framboesa de ouro (elege os piores de cada ano), o filme conquistou uma legião de fãs e fez bonito em bilheteria. Devido ao sucesso foi anunciada a sequência. Eu particularmente sou fã do primeiro. Bem, afinal o que eu achei do filme?





Tão explosivo e divertido quanto o primeiro!!! E digo isso sem medo. Vamos aos fatos. Sim Os Mercenários é filme de pancadaria e nada mais. Muito sangue, tiro e explosão o tempo todo é verdade. Em alguns momentos traz um pouco de humanidade. Mas logo o roteiro apela pra ação. Quem não gosta de filmes com excesso de testosterona e cenas desmioladas irá odiar. Há quem procura somente filmes de qualidades dramáticas. Outros só procuram distração. Eu curto ambos os lados, e por isso digo que fiquei satisfeito com Os Mercenários. Um filme de drama e moral realista é bom para fazer-nos pensar, mas um filme exagerado e bobo também é bom; para fazer-nos distrair do dia-a-dia. E Os Mercenários 2 faz isso com louvor!

As cenas de ação estão impressionantes e bem elaboradas (melhor até que o primeiro filme). Cenas exageradas e de muito, mas muito tiro. Sangue, avião dando rajadas de bala, perseguição de carro, lutas marciais de todos os tipos, além das velhas lutas mano a mano e faca estão presentes. Irá agradar muito a quem curte. Os efeitos especiais são bons e bem colocados, sem exageros já que não há monstros ou espaçonaves. A pancadaria rola solta mesmo. Mas acredite que os dois pontos mais positivos não envolve ação.



O primeiro está no elenco. É simplesmente de tirar o fôlego ver tantos heróis de filmes reunidos nesta sequência. Muitos são os adoradores de Stallone, Schwarzenegger, Bruce Willis,Chuck Norris, Van Damme ou Dolph Lundgren. E isso desde os anos 80! Inúmeros são os filmes de ação desses caras. Sessão da tarde, cinema em casa, tela quente… Muitas foram as vezes que assistimos filmes que hoje são clássicos absolutos. E como se já não bastasse, há a inclusão de atores mais recentes que também mandam bem na ação. Jason Statham e Jet Li (aqui aparece pouco) são os de maior destaque, mas Terry Crews (o pai do Chris em Todo Mundo Odeia O Chris) simplesmente arrebenta. Conheço ele desde a participação em As Branquelas e simplesmente sou fã do cara. As caretas e os trejeitos sempre exagerados são engraçadíssimas. Aqui também há uma mulher,  Yu Nan; que manda incrivelmente bem e possivelmente aparecerá em mais filmes de ação. O elenco é engraçado e brinca com a situação. Essa grande brincadeira envolve o segundo ponto: o roteiro!



Como já falei o roteiro não traz uma moral dramática. Mas quem precisa de moral com tanta ação rolando? É na brincadeira, na nostalgia de lembrar os filmes de ação dos anos 80 e na utilização de piadas para debochar do gigantesco elenco que o roteiro acerta. Ninguém se leva a sério, fazendo do filme um parque de diversões. Uma crítica que li na internet compara o filme com Pokémon (rsrs). Essa comparação tem haver não com o enredo ou infantilidade, mas com o sabor de ver algo que lembra a infância. Apesar de violento, é um filme extremamente divertido; mais que muita comédia por aí (aliás as comédias em geral andam sem graça). Confesso que ver Stallone, Van Damme, Norris, Arnold e Bruce; todos debochando uns dos outros, é algo que ninguém nunca imaginou. E percebe-se que o elenco se divertiu fazendo o filme. Há piadas que apenas cinéfilos entenderão; como deboches de O Exterminador do Futuro, Rambo, o cargo político de Schwarzeneggere até sobre o poder de Chuck Norris, o cara mais lendário do planeta. Quem conhece as piadas do Facebook e da internet sobre ele e como ninguém o desafia irá morrer rindo em certas cenas. O cara é uma lenda até dentro do filme!

Nunca provoque ele.


Os Mercenários lançou uma nova tendência: fazer um filme da ação com um gigantesco elenco e recheado de piadas. Outros já surgiram por aí (como RED ou Machete). Esta sequência cumpre perfeitamente o papel de ser um filme pipocão, uma diversão sem igual. Nostalgia pura. Sonho realizado para nerd’s e sonho de amantes dos maiores astros de ação mundial. Explosivo, engraçado e muito divertido, Os Mercenários 2 já é um dos poucos filmes clássicos que surgiu este ano. Vale muito acompanhar esta imensa brincadeira. Mas fica o aviso: não vá contrariar nenhum desses caras ou acabará exterminado. Afinal quem é capaz de encarar o lendário Chuck Norris e sua turminha?

NOTA:9

Bônus:

A bela Yu Nan.

Que reuniãozinha hein?





E mais…






Deixe uma resposta